O que é:
O Gardenal tem na sua composição fenobarbital, que é uma substância ativa com propriedades anticonvulsivantes. Este medicamento age no sistema nervoso central, prevenindo o aparecimento de convulsões em indivíduos com epilepsia ou crises convulsivas de outras origens.
Este medicamento pode ser comprado em farmácias, por um preço de cerca de 4 a 9 reais, dependendo da dose, formulação e dimensão de embalagem, sendo necessária a apresentação de uma receita médica.
Para que serve
O remédio Gardenal tem na sua composição fenobarbital, que é uma substância ativa com propriedades anticonvulsivantes, que está indicado para a prevenção do aparecimento de convulsões em indivíduos com epilepsia ou com crises convulsivas de outras origens. Saiba como é feito o diagnóstico da epilepsia.
Como usar
O Gardenal está disponível em comprimidos de 50 mg e 100 mg e em solução oral em gotas com a concentração de 40 mg/mL. A dose recomendada para adultos é de 2 a 3 mg/kg por dia e para crianças é de 3 a 4 mg/kg por dia, em dose única ou fracionada.
No caso das gotas, elas devem ser diluídas em água.
Quem não deve usar
O Gardenal não deve ser usado por pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula, que tenham porfiria, hipersensibilidade conhecida aos barbitúricos, insuficiência respiratória severa, insuficiência hepática e renal graves, que estejam usando remédios como saquinavir, ifosfamida ou contraceptivos com estrógenos ou progestágeno ou que consumam bebidas alcoólica.
Além disso, este medicamento também é contraindicado em grávidas e mulheres que estejam a amamentar.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com Gardenal são sonolência, dificuldade para acordar, dificuldade para falar, amnésia, falta de concentração, problemas de coordenação e equilíbrio, alterações no comportamento, reações alérgicas cutâneas, distúrbios de fígado, distúrbios músculo-esqueléticos, náuseas e vômitos.