Gardenal: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Gardenal é um anticonvulsivante indicado para o tratamento de convulsões epilépticas ou crises convulsivas, pois tem fenobarbital na sua composição que age diretamente no cérebro.

Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos de 50 mg e 100 mg, ou solução oral (gotas) de 40 mg/mL e deve ser usado com indicação do neurologista.

Leia também: Fenobarbital: para que serve, como tomar e efeitos colaterais tuasaude.com/fenobarbital

O Gardenal pode ser oferecido gratuitamente pelo SUS, desde que tenha indicação médica, ou comprado em farmácias ou drogarias mediante apresentação de receita médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Gardenal é indicado para:

  • Epilepsia;
  • Crises convulsivas.

Esse remédio Gardenal tem na sua composição fenobarbital, que é uma substância com propriedades anticonvulsivantes e sedativas, que ajuda a prevenir ou tratar as convulsões e/ou a epilepsia. 

Leia também: Epilepsia: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/epilepsia

Como usar

O Gardenal deve ser usado por via oral, por adultos ou crianças e, durante o tratamento, o médico pode solicitar exames de sangue para verificar os níveis de fenobarbital no organismo.

A forma de usar o Gardenal varia com sua apresentação que inclui:

1. Gardenal 100 mg

O comprimido de Gardenal 100 mg deve ser tomado por vial oral, com um copo de água, sendo indicado somente para adultos.

A dose normalmente recomendada é de 2 a 3 mg por kg de peso corporal, por dia, tomada em dose única ou em doses divididas, calculadas pelo neurologista.

2. Gardenal gotas

O Gardenal gotas é uma solução que contém 40mg/mL de fenobarbital e deve ser tomado por via oral, diluído em um pouco de água. 

A posologia do Gardenal gotas varia com a idade, que inclui:

Idade Posologia (dose)

Crianças

3 a 4 mg por Kg de peso corporal, por dia, podendo ser dada em dose única ou em doses divididas.
Adultos 2 a 3 mg por Kg de peso corporal, por dia, em dose única ou em doses divididas.

As doses do Gardenal devem sempre ser calculadas pelo neonatologista, pediatra ou neurologista e a alteração da dose pode ser feita após 15 dias do tratamento inicial.

3. Gardenal 50 mg

Da mesma forma que o Gardenal 100 mg, o Gardenal 50 mg é indicado somente para adultos, devendo ser tomado por vial oral, com um copo de água.

A posologia do Gardenal 50 mg é de 2 a 3 mg por Kg de peso corporal, por dia, em dose única ou em doses divididas, conforme orientação do neurologista.

Leia também: 6 tratamentos para epilepsia (cuidados e cura) tuasaude.com/tratamento-da-epilepsia

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do Gardenal são sonolência, agitação, agressividade, amnésia, falta de concentração, problemas de coordenação e equilíbrio.

Além disso, o Gardenal pode causar alterações no comportamento, dermatite alérgica, contratura de Dupuytren, ansiedade, pesadelos, tontura, dor de cabeça, náuseas e vômitos.

Quem não deve usar

O Gardenal não deve ser usado as seguintes situações:

  • Gravidez ou amamentação;
  • Alergia ao fenobarbital ou a qualquer outro componente dos comprimidos ou solução oral;
  • Reações alérgicas a medicamentos barbitúricos;
  • Insuficiência hepática, renal ou respiratória graves;
  • Histórico de porfiria ou uso abusivo de medicamentos sedativos.

Além disso, o Gardenal também deve ser evitado por pessoas que usam medicamentos antirretrovirais, como saquinavir, daclatasvir, dasabuvir, paritaprevir, ombitasvir, ledipasvir ou sofosbuvir, por exemplo.

Quando usado por mulheres tomando contraceptivos hormonais, o fenobarbital pode diminuir a efetividade do contraceptivo, aumentando o risco de gravidez, sendo recomendado utilizar métodos contraceptivos de barreira.

Leia também: 9 métodos contraceptivos: vantagens e desvantagens tuasaude.com/metodos-contraceptivos