Garrafada para engravidar: realmente funciona?

Evidência científica

Garrafada para engravidar é uma mistura de várias ervas medicinais com bebidas alcoólicas, usada popularmente para ajudar a mulher a equilibrar o ciclo hormonal e aumentar as chances de engravidar.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A garrafada para engravidar foi criada nas regiões norte e nordeste do Brasil ao longo de várias décadas, porém dependendo da região, os ingredientes podem variar bastante, mas normalmente contêm plantas que parecem aumentar a circulação sanguínea, regular os hormônios e fortalecer os músculos do útero.

Leia também: 7 causas de infertilidade feminina (e como é o tratamento) tuasaude.com/tratamento-para-infertilidade

No entanto, como não existe comprovação científica de seus benefícios e também não existem estudos sobre os riscos, a garrafada está desaconselhada, devendo-se consultar um ginecologista ou um endocrinologista para identificar a causa da dificuldade para engravidar e iniciar o tratamento mais adequado. 

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

A garrafada funciona realmente?

Existem vários casos de mulheres que relatam ter engravidado depois de tomar a garrafada, no entanto, não existem estudos científicos que comprovem sua eficácia ou que consigam indicar quais os riscos dessas misturas de ervas para a saúde.

Assim, como as ervas medicinais não são inofensivas, por conterem várias substâncias ativas que podem afetar o funcionamento do organismo, as garrafadas devem ser evitadas até que exista comprovação científica de que podem funcionar.

Além disso, as misturas das várias garrafadas variam bastante de uma região para outra, não sendo possível estudar uma só fórmula e liberar todas as outras, sob o risco de afetarem gravemente a saúde.

Leia também: 7 remédios caseiros para engravidar mais rápido tuasaude.com/remedio-caseiro-para-engravidar

Possíveis riscos para a saúde

Não existem estudos científicos que tenham feito uma análise das garrafadas e dos seus efeitos no corpo, no entanto, de acordo com as plantas presentes na maioria deles existe a possibilidade de complicações como:

  • Sangramento;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Desregulamento dos níveis de açúcar no sangue;
  • Intoxicação;
  • Aborto;
  • Malformações no feto.

Além disso, a combinação de várias plantas pode ainda intensificar vários efeitos colaterais de uma só planta, assim como provocar interação com outros medicamentos que se esteja tomando.

O que fazer para engravidar mais rápido

A melhor forma para engravidar mais rápido e de forma segura, é consultar o ginecologista para que sejam feitos exames ginecológicos e laboratoriais e identificada a causa da dificuldade para engravidar ou infertilidade. Saiba quais são e como são feitos os exames ginecológicos.

Marque uma consulta com o ginecologista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Na maioria das vezes, a dificuldade de engravidar está relacionada com alterações hormonais, que podem ser tratadas pelo médico, facilitando a gravidez.

Além disso, o médico pode detectar alterações nas tubas uterinas, endometriose ou infecções sexualmente transmissíveis que possam estar dificultando a gravidez e, assim, indicar o tratamento mais adequado.

Leia também: Como engravidar mais rápido: 6 dicas comprovadas tuasaude.com/como-engravidar-rapido

Vídeos relacionados

ALIMENTOS PARA AUMENTAR A FERTILIDADE

07:46 | 210.095 visualizações

PERÍODO FÉRTIL: Como calcular

03:38 | 2.660.647 visualizações