O que causa gengiva inchada no bebê (e o que fazer)

A gengiva inchada no bebê normalmente é um sinal de que os primeiros dentinhos estão nascendo e, por isso, os pais podem observar esse inchaço entre os 4 e 9 meses do bebê, embora existam bebês que completam 1 ano de vida e que não apresentam qualquer sintoma do nascimento. Isso acontece porque cada criança tem seu próprio ritmo de crescimento.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pediatra perto de você! Parceria com Buscar Médico

Quando começa a erupção dos dentes, a gengiva fica mais vermelha e inchada, provocando incômodo ao bebê, que reage geralmente ficando irritadiço, chorão e mal-humorado.

Para diminuir o incômodo das gengivas inchadas, uma solução natural e simples é dar para ele morder uma fatia de maçã ou uma cenoura fria, que devem ser cortadas em formato grande para que o bebê consiga segurar e não engasgue. Outra solução é deixá-lo com um mordedor apropriado, que pode ser comprado em qualquer farmácia. Veja com que idade costumam nascer os primeiros dentes.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas do nascimento dos dentes 

Normalmente os primeiros dentinhos a nascer são os da frente, na parte de baixo da boca, mas logo a seguir nascem os dentinhos da frente, na parte de cima da boca.

Nessa fase é normal que o bebê apresente alguns sinais e sintomas característicos como:

  • Estar mais irritadiço;
  • Chorar com facilidade;
  • Colocar qualquer objeto na boca;
  • Febre baixa, até 37º C;
  • Episódios de diarreia.

Embora seja muito comum que os bebês passem a colocar tudo na boca nesta fase, o ideal é ficar atento nos objetos que estão perto do bebê, já que alguns podem ser engolidos, podendo causar asfixia, e outros podem estar muito sujos, facilitando o surgimento de infecções.

Se existirem outros sintomas ou se os sintomas forem muito intensos, deve-se consultar o pediatra para uma avaliação mais detalhada.

Saiba mais sobre os sintomas dos primeiros dentes do bebê e como cuidar.

O que fazer para aliviar o desconforto do bebê

Os chocalhos e mordedores próprios para o bebê morder quando os dentinhos estão nascendo são boas opções para aliviar o desconforto, desde que estejam sempre bem limpos. Colocar esses 'acessórios' dentro da geladeira para que fiquem frios é outra excelente estratégia para diminuir o desconforto.

Nessa fase o bebê fica com a boca aberta e baba muito, por isso é bom ter uma fralda ou babador sempre por perto para manter o bebê seco, já que a baba em contato constante com a pele do rosto pode causar feridinhas no canto da boca.

Não se deve dar brinquedos pontiagudos, chaves, canetas ou a própria mão para o bebê morder porque isso pode machucar a gengiva, causando sangramento ou transmitir germes que podem causar doenças. A melhor forma de saber se o bebê está colocando o que não deve na boca é ficando perto dele o tempo todo.