Gengivectomia: o que é, como é feita e quando é indicada

O que é:

A gengivectomia é um procedimento cirúrgico feito para remover o excesso de gengiva, sendo indicado em caso de sorriso gengival, pericoronarite e bolsa periodontal, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A gengivectomia deve ser realizada pelo cirurgião dentista e é considerado um procedimento simples e seguro, sendo feito sob anestesia local.

Após a gengivectomia é importante que a pessoa tenha alguns cuidados para evitar complicações, como evitar cuspir e usar enxaguantes bucais nas primeiras 24 horas após o procedimento, fazer compressa com gelo a cada 30 minutos e evitar consumir alimentos duro e quentes nos primeiros dias, além de também ser importante fazer o uso dos medicamentos indicados pelo dentista para prevenir infecções e aliviar a dor e o desconforto.

Imagem ilustrativa número 1

Quando é indicada

A gengivectomia pode ser indicada nas seguintes situações:

  • Sorriso gengival, que é quando há um excesso de gengiva, provocando desconforto estético;
  • Pericoronarite, ajudando a facilitar a saída do dente que está nascendo;
  • Bolsa periodontal, que é o espaço entre o dente e a gengiva causado pelo excesso de placa bacteriana;

A gengivectomia é indicada para ajustar a proporção entre dentes e gengiva, devendo ser realizada por um cirurgião dentista especializado.

Qual a diferença entre gengivectomia e gengivoplastia?

Tanto a gengivectomia quanto a gengivoplastia são procedimentos cirúrgicos envolvendo a gengiva, no entanto a gengivectomia consiste na remoção do tecido gengival alterado, enquanto que na gengivoplastia é feita a remodelação da gengiva, não havendo remoção de tecido gengival, possuindo finalidade apenas estética.

Como é feita

A gengivectomia é um procedimento odontológico simples e rápido, feito sob anestesia local. Antes de iniciar o procedimento, o dentista irá realizar uma limpeza bucal para retirar todo o excesso de placa dentária e, assim, garantir a segurança do procedimento. Em seguida, é feito um corte na gengiva para que seja removida e promover a exposição de um ou mais dentes. Em alguns casos, pode ser também realizada uma gengivoplastia em seguida. Entenda melhor o que é a gengivoplastia e como é feita.

Cuidados depois da gengivectomia

A gengivectomia é um procedimento considerado seguro e simples, de forma que a recuperação também é fácil. Algumas indicações após a gengivectomia são:

  • Aplicar compressa de gelo a cada 30 minutos para aliviar o inchaço;
  • Evitar consumir alimentos muito quentes ou duros nos primeiros dias após o procedimento;
  • Evitar cuspir nas primeiras 24 horas após o procedimento;
  • Não usar enxaguante bucal ou qualquer outro produto com álcool nas primeiras 24 horas após o procedimento;
  • Dormir com a cabeça mais elevada;
  • Evitar esforços excessivos e levantar objetos pesados.

Além disso, o dentista poderá recomendar o uso de medicamentos para prevenir infecções e promover o alívio dos sintomas, como dor e desconforto na boca.