O que é:
O treinamento funcional é um método de atividade física realizada sem aparelhos da academia, que tem como objetivo melhorar a condição física imitando movimentos normais do dia a dia.
O treinamento funcional ajuda a emagrecer e a garantir um corpo bem delineado e firme em poucas semanas de treino, isso porque trabalha ao mesmo tempo vários grupos musculares, favorecendo o aumento do metabolismo, gasto calórico, ganho de resistência muscular e melhora do condicionamento físico.
Além disso, o treinamento funcional serve também para fortalecer o abdômen, a região lombar, prevenir lesões, diminuir o cansaço e fortalecer os músculos. Os treinos funcionais são intensos, dinâmicos e realizados em circuitos, sendo normalmente estipulado um tempo para realização da série de exercícios sem que sejam feitos intervalos entre os movimentos, apenas entre uma série e outra.
Principais benefícios
Os principais benefícios do treinamento funcional são:
- Melhora do condicionamento físico e da capacidade cardiorrespiratória;
- Aumenta a força muscular;
- Promove o emagrecimento, já que há aumento do metabolismo, favorecendo a queima de gordura até mesmo depois do treino;
- Favorece a definição muscular;
- Melhora a coordenação motora;
- Melhora a postura e equilíbrio corporal;
- Diminui as chances de lesões;
- Melhora a flexibilidade.
Os benefícios do treinamento funcional são devido ao fato de serem realizados em alta intensidade, ajudando a aumentar o metabolismo e o gasto calórico e a melhorar o condicionamento físico. No entanto, para que seja possível garantir os benefícios do treino funcional, é importante que a prática seja acompanhada por um profissional de educação física para que os exercícios sejam realizados da forma correta e intensa para ter benefícios.
Como fazer o treino funcional
Os exercícios funcionais podem ser realizados em qualquer espaço e são rápidos, podendo os circuitos variarem de 20 a 40 minutos de acordo com o tamanho e quantidade de séries a serem realizadas.
Os exercícios do treinamento funcional normalmente são realizados em circuitos, o que estimula a melhora cardiorrespiratória, além de promover maior resistência física. Para que a pessoa sinta benefícios do treinamento funcional, é importante que seja feito sob orientação de um profissional de educação física, pois assim é possível que seja construído um circuito de acordo com os objetivos da pessoa. Confira alguns exemplos de exercícios funcionais.
O treino funcional pode ser feita por atletas, no pós parto, sedentários ou qualquer pessoa que esteja interessada em aumentar a flexibilidade, emagrecer e fortalecer os músculos. Não há contra indicações, pois os exercícios podem ser adaptados à necessidade do indivíduo, o que faz com que a treino funcional possa ser praticada inclusive por idosos com doenças ortopédicas como artrite, artrose, dor nas costas, hérnia de disco e outras.