Glândulas de Skene: o que são e como tratar quando inflamam

Glândulas de Skene são pequenas glândulas localizadas do lado da uretra da mulher, perto da entrada da vagina, que são responsáveis por liberar um líquido esbranquiçado, ou transparente, que representa a ejaculação feminina durante o contato íntimo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

O desenvolvimento das glândulas de Skene pode variar entre mulheres, de modo que em algumas mulheres pode ser mais difícil estimular essa glândula para liberar líquido.

Em alguns casos, quando a glândula de Skene fica obstruída, pode surgir acúmulo de líquido no seu interior, causando inflamação e provocando o surgimento de um cisto que deve ser tratado com remédios anti-inflamatórios ou cirurgia, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Para que servem as glândulas

A glândula de Skene é responsável por produzir e liberar um líquido incolor ou esbranquiçado e viscoso pela uretra durante o contato íntimo quando as glândulas são estimuladas, resultando na ejaculação feminina.

O líquido ejaculado não tem relação com a lubrificação vaginal, porque a lubrificação ocorre antes do orgasmo e é produzida pelas glândulas de Bartholin, enquanto que a ejaculação acontece no clímax do contato íntimo e o líquido é liberado através do canal da uretra.

Saiba mais sobre a lubrificação produzida pela glândula de Bartholin.

Sintomas de inflamação

Os principais sintomas de inflamação da glândula de Skene são:

  • Dor constante ou ao urinar;
  • Inchaço da região íntima;
  • Presença de um pequeno caroço perto da uretra;
  • Dor durante o contato íntimo;
  • Dificuldade para urinar, retenção urinária ou uma infecção urinária;
  • Abscesso e febre.

Na maior parte dos casos o cisto da glândula de Skene apresenta um tamanho menor que 1 cm e, por isso, produz poucos sintomas. No entanto, quando cresce muito pode gerar os sintomas.

Além da inflamação, o cisto pode infeccionar, dando origem a um abcesso, que é caracterizada pela presença de pus e normalmente está relacionada com a presenta do protozoário Trichomonas vaginalis, responsável pela tricomoníase. Veja outras causas de caroço na vagina.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da inflamação da glândula de Skene é feito pelo ginecologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame ginecológico.

Marque uma consulta com o ginecologista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Possíveis causas

A inflamação da glândula de Skene é causada por uma obstrução na glândula, fazendo com que o líquido fique acumulado no seu interior, resultando na formação de um cisto ou caroço.

Como é feito o tratamento

O tratamento para cisto na glândula de Skene deve ser orientado por um ginecologista, mas geralmente é iniciado com remédios analgésico e anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou paracetamol, para aliviar a dor e reduzir o inchaço.

No caso de haver infecção, o médico também pode recomendar o uso de antibióticos, como amoxicilina, por exemplo, além de ser necessário remover o pus presente no cisto, sendo isso feito por meio de um pequeno corte cirúrgico.

Nos casos mais graves, em que não é possível aliviar os sintomas do cisto apenas com medicação, o ginecologista pode recomendar a cirurgia para retirar a glândula de Skene.