Glicosúria é a presença de glicose na urina, o que pode indicar a presença de alguns problemas de saúde, desde diabetes até doenças renais, por exemplo.
Normalmente, os rins filtram a glicose do sangue e a reabsorvem, evitando que seja eliminada na urina. Entretanto, quando os níveis de glicose no sangue estão muito altos, os rins não conseguem reabsorver toda a glicose, levando à sua excreção na urina.
Sempre que a presença de glicose for identificada no exame de urina, é importante consultar o clínico geral, nefrologista ou endocrinologista para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.
Sintomas de glicose na urina
Os principais sintomas da glicosúria são:
- Aumento da frequência urinária;
- Sede excessiva;
- Fadiga;
- Perda de peso sem motivo aparente;
- Infecções recorrentes do trato urinário.
Pessoas com níveis elevados de glicose no sangue e diabetes mellitus não diagnosticado podem apresentar aumento do apetite, pois o corpo não está usando a glicose adequadamente.
Além disso, pode-se desenvolver cetoacidose diabética, que é uma emergência médica caracterizada por níveis extremamente altos e prolongados de açúcar no sangue.
Leia também: Cetoacidose diabética: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/cetoacidose-diabeticaComo confirmar o diagnóstico
Além do exame de urina, é comum que o clínico geral, nefrologista ou endocrinologista solicite um exame de sangue para avaliar os níveis de glicose.
Se os níveis estiverem elevados, o médico poderá solicitar exames adicionais para confirmar a presença de diabetes, como a hemoglobina glicada. Veja quais exames são indicados para diagnosticar o diabetes.
Marque uma consulta com o endocrinologista na região mais próxima de você:
Por outro lado, se os valores de glicose no sangue estiverem normais e for detectada glicosúria, isso pode indicar comprometimento renal.
Nesse caso, o médico pode recomendar exames para avaliar a função renal, como coleta de urina de 24 horas, clearance de creatinina e taxa de filtração glomerular.
Leia também: Clearance de creatinina: o que é, valores e calculadora tuasaude.com/clearance-de-creatininaValores normais de glicose na urina
Em um exame de urina, o valor normal de glicose geralmente é 0 ou uma quantidade residual, indicando que não há glicose detectável na urina.
Entretanto, alguns exames laboratoriais podem quantificar a quantidade de glicose presente.
Nesses casos, se os resultados indicarem mais de 0,25 mg/ml de glicose, considera-se que há glicosúria.
É importante observar que esse limite pode variar entre diferentes laboratórios.
Principais causas de glicosúria
A presença de glicose na urina quase sempre acontece devido a:
- Diabetes mellitus;
- Diabetes gestacional;
- Síndrome de Cushing ou síndrome de Fanconi;
- Cistinose;
- Insuficiência renal crônica.
A principal diferença entre as causas mais comuns e os problemas renais é que, no caso da glicosúria causada por diabetes ou alterações no pâncreas, a quantidade de glicose no sangue também está aumentada.
Já no caso da glicosúria renal, causada por problemas nos rins, o valor de glicose no sangue tende a estar normal.
Assista o vídeo a seguir com o Dr. Bruno Zawadzki com os principais sinais de alerta para problemas nos rins:
5 sinais que seus RINS precisam de AJUDA
04:39 | 15.642 visualizaçõesComo é feito o tratamento
O tratamento da glicosúria deve ser feito com orientação do clínico geral, nefrologista ou endocrinologista e varia bastante de acordo com sua causa.
Quando a glicosúria é causada por níveis elevados de açúcar no sangue, o endocrinologista pode recomendar mudanças no estilo de vida, como dieta adequada e exercícios regulares, além do uso de medicamentos.
Assim, podem ser indicados o uso de insulina ou medicamentos hipoglicemiantes orais, como a metformina. Veja os principais remédios para diabetes.
Já quando se trata de glicosúria renal, o tratamento deve ser orientado por um nefrologista porque é necessário detectar se existe algum problema nos rins que necessite de tratamento específico.
Em muitos casos, a glicosúria renal não precisa de qualquer tipo de tratamento sendo apenas recomendado fazer exames de urina e de sangue regulares para avaliar sua evolução, além de manter-se bem hidratado com soluções eletrolíticas e ainda evitar medicamentos nefrotóxicos.