Gonartrose: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

Gonartrose é o desgaste da articulação do joelho, o que leva a uma inflamação do local, resultando em sintomas como dor, vermelhidão e inchaço do joelho e dificuldade para andar e movimentar o joelho.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ortopedista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Essa condição, também conhecida como artrose no joelho ou osteoartrite no joelhos é mais comum em pessoas com mais de 65 anos de idade, devido ao envelhecimento natural do corpo, mas também pode surgir devido a traumas ou inflamações no joelho, por exemplo.

O tratamento da gonartrose é feito pelo ortopedista ou reumatologista que podem indicar uso de remédios para aliviar os sintomas, fisioterapia, injeção de ácido hialurônico ou corticoides no joelho, ou cirurgia, em casos mais graves.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de gonartrose

Os principais sintomas de gonartrose são:

  • Dor no joelho, que melhora com o repouso e piora com esforços físicos;
  • Rigidez no joelho, que piora de manhã ou após períodos prolongados de inatividade;
  • Vermelhidão ou inchaço no joelho;
  • Estalos ao movimentar o joelho.

Além disso, a pessoa pode ter dificuldade para movimentar o joelho ou esticá-lo completamente ou dificuldade para caminhar, abaixar ou apoiar a perna no chão.

Geralmente, os dois joelhos são afetados, sendo chamada de gonartrose bilateral,

Na presença de sintomas de gonartrose, deve-se consultar o ortopedista ou reumatologista para que seja diagnosticada e iniciado o tratamento mais adequado.

Qual a diferença entre artrose e gonartrose?

Tanto a artrose como a gonartrose são condições causadas pelo desgaste da articulação.

A diferença é que a artrose pode afetar qualquer articulação do corpo, enquanto a gonartrose afeta especificamente a articulação do joelho.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da gonartrose no joelho é feito pelo ortopedista ou reumatologista através da avaliação dos sintomas, bem como quando se iniciaram, localização, gravidade e características da dor, além do exame físico.

Marque uma consulta com o ortopedista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além disso, o médico pode solicitar exames de imagem para avaliar o grau de desgaste da articulação do joelho, como raio X, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou ultrassom do joelho, por exemplo.

Possíveis causas

As principais causas da gonartrose são:

  • Idade, sendo mais comum após os 65 anos;
  • Traumas, inflamações ou cirurgia no joelho;
  • Obesidade ou sobrepeso;
  • Menopausa;
  • Osteoporose;
  • Fraqueza muscular, principalmente dos músculos da coxa.

Além disso, a gonartrose pode surgir devido a fatores genéticos ou profissões em que se passa muito tempo em pé ou se faz movimentos repetitivos com os joelhos, por exemplo.

Tipos de gonartrose

Os principais tipos de gonartrose são:

1. Gonartrose primária

A gonartrose primária é causada pela degeneração da articulação do joelho sem causa aparente, estando normalmente relacionada com a idade, devido ao envelhecimento natural da articulação.

2. Gonartrose secundária

A gonartrose secundária é um tipo de gonartrose em a causa é conhecida, podendo surgir devido a traumas, cirurgias no joelho, gota, artrite reumatoide, infecções no joelho, anemia falciforme ou má formação congênita do joelho, por exemplo.

3. Gonartrose bilateral

A gonartrose bilateral é um tipo de gonartrose mais comum que afeta os dois joelhos ao mesmo tempo, porém os sintomas podem variar de tipo e de intensidade, pois dependem do grau do desgaste de cada articulação do joelho.

4. Gonartrose unilateral

A gonartrose unilateral é um tipo de desgaste na articulação do joelho, que afeta apenas um joelho. 

5. Gonartrose tricompartimental

A gonartrose tricompartimental afeta todo as partes do joelho, como o compartimento medial, lateral e patelofemoral, provocando sintomas mais intensos e um desgaste maior da articulação.

Como é feito o tratamento

O tratamento da gonartrose deve ser feito com orientação do ortopedista ou reumatologista e varia de acordo com a gravidade dos sintomas e grau de desgaste da articulação.

Os principais tratamentos para gonartrose são:

1. Uso de remédios

Os remédios para gonartrose que podem ser indicados pelo médico são os anti-inflamatórios não esteroides ou analgésicos, como ibuprofeno ou paracetamol, por exemplo, para ajudar a aliviar a dor, inchaço ou vermelhidão no joelho.

Além disso, nos casos de dor forte, o médico pode recomendar o uso de opioides, como o tramadol, por exemplo.

Outra opção que o médico pode indicar é o suplemento de glucosamina e condroitina, pois ajuda a lubrificar, regenerar e manter a elasticidade das cartilagens do joelho, reduzindo a dor e a inflamação gradualmente ao longo do tempo.

Leia também: 5 principais remédios para artrose tuasaude.com/remedio-para-artrose

2. Joelheira elástica

A joelheira elástica ou órteses de joelho pode ajudar a aliviar a dor no joelho, pois protege o joelho da instabilidade causada pelo desgaste da articulação e desvia a carga no compartimento afetado do joelho.

3. Injeção intra-articular

A injeção intra-articular, também conhecida como infiltração no joelho, pode ser feita pelo médico aplicando remédios, como corticoides ou ácido hialurônico diretamente dentro da articulação do joelho. Saiba como é feita a infiltração no joelho.

Esse tipo de tratamento para gonartrose reduz a inflamação da articulação do joelho e ajuda a reduzir a dor e a rigidez.

Leia também: Ácido hialurônico: o que é, para que serve (e como usar) tuasaude.com/3-formas-de-usar-o-acido-hialuronico-no-combate-as-rugas

4.  Fisioterapia 

A fisioterapia para gonartrose é feita pelo fisioterapeuta com exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos dos joelhos e coxas, por exemplo, ajudando a melhorar a movimentação do joelho e reduzir a rigidez.

O fisioterapeuta deve avaliar a articulação e orientar o melhor tratamento, respeitando as limitações de cada pessoa. Saiba como é feita a fisioterapia para artrose

Assista o video a seguir com a fisioterapeuta Marcelle Pinheiro sobre exercícios de fisioterapia para gonartrose no joelho:

Exercícios para ARTROSE NO JOELHO

05:01 | 1.426.064 visualizações

5. Cirurgia

A cirurgia para gonartrose no joelho é indicada quando os outros tratamentos não foram eficazes para aliviar os sintomas, e a dor persiste.

Essa cirurgia é feita através da artroplastia, em que é feita a substituição parcial ou total do joelho, através da colocação de prótese no joelho. Saiba como é feita a cirurgia de joelho.

Outra opção de cirurgia é a osteotomia feita para corrigir o desalinhamento do joelho, principalmente em pessoas mais jovens.

Leia também: Como é a recuperação após cirurgia de artroplastia do joelho tuasaude.com/recuperacao-apos-cirurgia-no-joelho

Gonartrose causa invalidez?

Pessoas com gonartrose grave pode ter dificuldade para trabalhar devido a dor constante e a impossibilidade de permanecer de pé e segurando peso.

Por isso, quando o tratamento com fisioterapia, medicamentos e cirurgia não é suficiente para devolver a qualidade de vida e possibilitar o trabalho que a pessoa já realizava, a pessoa pode ser considerada inválida e se aposentar.

Mas normalmente estes graus de gonartrose só acontecem em pessoas acima de 65 anos, quando ela já se encontra aposentada.

Vídeos relacionados

Cuidados que devemos ter com nossos joelhos

01:28 | 20.234 visualizações

Exercícios para ARTROSE NO JOELHO

05:01 | 1.426.064 visualizações