Gordura no sangue são níveis acima do normal de colesterol na corrente sanguínea, podendo não causar sintomas, mas quando os níveis de colesterol estão muito altos podem surgir bolinhas amareladas nas pálpebras, anel cinza em volta da íris no olho ou inchaço na barriga.
A gordura no sangue pode ser causada por fatores genéticos, alimentação rica em gorduras e pobre em fibras, hipotireoidismo, diabetes tipo 2 ou obesidade, por exemplo, aumentando o risco de complicações, como aterosclerose, AVC ou infarto, além de inflamação no pâncreas.
Leia também: Aterosclerose: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/aterosclerosePara reduzir os níveis de gordura do sangue, e assim, evitar possíveis complicações, deve ser feito o tratamento recomendado pelo cardiologista, que poderá indicar uma dieta saudável e atividades físicas regulares. Nos casos mais graves ainda pode ser necessário fazer uso de remédios para baixar o colesterol.
Sintomas de gordura no sangue
Os principais sintomas de gordura no sangue são:
- Bolinhas amareladas nas pálpebras, no tendão de Aquiles ou do dorso da mão;
- Anel cinza, branco ou azulado em volta da íris nos olhos, chamado de arco senil;
- Inchaço do abdômen sem razão aparente ou ascite;
- Pele e olhos amarelados.
Geralmente, esses sintomas surgem quando os níveis de colesterol estão muito elevados, uma vez que a gordura no sangue normalmente não causa sintomas, sendo detectada em exames de sangue de rotina.
Além disso, outros sintomas de gordura no sangue, são aqueles relacionados a complicações como AVC ou infarto, podendo surgir dor no peito que pode irradiar para o braço, falta de ar, confusão mental, formigamento em apenas um lado do corpo ou dificuldade para falar. Saiba identificar os sintomas de AVC e infarto.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da gordura no sangue é feito pelo clínico geral ou cardiologista através do exame de sangue que mede os níveis triglicerídeos e colesterol total e fracionado, chamado lipidograma. Conheça mais sobre o lipidograma.
Marque uma consulta com um cardiologista na região mais próxima:
Os níveis considerados normais variam de acordo com cada pessoa mas, geralmente, considera-se alto quando o valor do colesterol total é igual ou superior a 190 mg/dL, os níveis de colesterol LDL estão acima de 130 mg/dL, e/ou quando o colesterol VLDL está acima de 30 mg/dL.
Leia também: Exame de colesterol: como entender e valores de referência tuasaude.com/valores-de-referencia-para-o-colesterolAlém disso, o médico deve avaliar os sintomas, histórico de saúde, histórico familiar de colesterol alto e hábitos de vida, como tabagismo, alimentação rica em gorduras e sedentarismo, ou uso de remédios, por exemplo.
Possíveis causas
As principais causas de gordura no sangue são:
- Histórico familiar de colesterol alto;
- Alimentação rica em gorduras saturadas e trans;
- Sedentarismo;
- Diabetes tipo 2 ou pré-diabetes;
- Hipotireoidismo;
- Pressão alta;
- Síndrome nefrótica;
- Hábito de fumar.
Além disso, o uso de alguns remédios, como retinoides, corticoides, beta bloqueadores e diuréticos, também podem aumentar a gordura no sangue como efeito colateral.
Como é feito o tratamento
O tratamento para a gordura no sangue deve ser feito com orientação do cardiologista, sendo iniciado com uma dieta equilibrada, que inclui alimentos naturais como frutas, legumes, grãos e verduras, evitando sempre que possível produtos industrializados e congelados.
Além disso, pode ser recomendado que a pessoa inicie uma atividade física, como a caminhada ou corrida, por exemplo.
Leia também: 8 remédios caseiros para baixar os triglicerídeos tuasaude.com/remedio-caseiro-para-os-triglicerideosNos casos em que o índice de gordura do sangue está associado a colesterol alto, ou apresente um risco aumentado para a pessoa devido a outra condição de saúde que já existe, pode também ser indicado o uso de remédios para baixar o colesterol, como atorvastatina, sinvastatina, fenofibrato ou genfibrozila. Veja os principais remédios para baixar o colesterol.
Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin, com dicas de alimentação para baixar a gordura no sangue:
Dieta para triglicerídeos altos
03:17 | 1.578.670 visualizaçõesOpções de tratamento caseiro
Em conjunto com as recomendações médicas, fazer uso de remédios caseiros pode ajudar a reduzir a quantidade de gordura no sangue, pois atuam na absorção de triglicerídeos e de colesterol ruim no organismo.
Algumas opções de remédios caseiros para gordura no sangue são o chá verde, o chá de cúrcuma ou o chá de salsa, pois têm ação antioxidante e hipolipemiante. Saiba como preparar os chás para baixar a gordura no sangue.
Possíveis complicações
A gordura no sangue quando não tratada adequadamente, pode causar acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos e levar a complicações como aterosclerose, doença arterial coronariana, infarto, insuficiência cardíaca, AVC ou ataque isquêmico transitório (AIT).
Além disso, a gordura no sangue também pode aumentar o risco de doença vascular periférica.
Leia também: Ataque Isquêmico Transitório (AIT): sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/ataque-isquemico-transitorio