Gravidez Silenciosa: sintomas, porque acontece (e riscos)

Atualizado em outubro 2023

A gravidez silenciosa é a gestação que não é sentida ou identificada pela mulher, sendo geralmente descoberta no terceiro trimestre da gravidez ou até no momento do parto, sendo uma situação rara que pode acontecer principalmente em mulheres que possuem menstruação irregular ou possuem sobrepeso ou obesidade.

Essa situação normalmente não provoca sinais ou sintomas de gravidez e, quando existem, podem ser ignorados ou associados a outras condições.

A gravidez silenciosa pode estar associada a riscos tanto para a mulher quanto para o bebê, já que não há um acompanhamento pré-natal adequado que permita avaliar a saúde dos dois.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de gravidez silenciosa

Na gravidez silenciosa, a mulher não apresenta sinais ou sintomas típicos da gravidez e, quando apresentam, podem passar despercebidos, ignorados ou associados a outras condições.

Alguns sintomas como náuseas, dor abdominal, cansaço ou sonolência excessiva e/ ou aumento da sensibilidade dos seios não são específicos de gravidez, podendo ser atribuídos a algumas situações como TPM, alimentação, exposição excessiva ao sol ou problemas para dormir.

Por que acontece sangramento?

O sangramento vaginal que pode ocorrer durante uma gravidez silenciosa, é muitas vezes confundido pela mulher com a menstruação, porém, pode resultar de outros fatores, como a nidação, que consiste no implante do embrião no útero, que causa o rompimento de vasinhos que o revestem, podendo causar sangramento. Como este período coincide com os dias em que ocorreria a menstruação, a mulher pensa que não está grávida.

Além disso, à medida que a gravidez avança, o útero vai aumentando de tamanho, o que também contribui para o rompimento dos vasinhos e sangramento, fazendo com que a mulher continue a acreditar que não está grávida.

Por que não aparece barriga?

Algumas mulheres que têm uma gravidez silenciosa podem até nunca chegar a ter barriga saliente, que é a característica mais evidente da gravidez.

Isto pode acontecer por vários motivos, em mulheres que têm um abdômen longo, em que existe mais espaço para que o útero se desenvolva para cima e não para fora, podendo dar a impressão de uma barriga menor, em mulheres com excesso de peso, cuja barriga pode ser confundida, ou em mulheres com músculos mais trabalhados, em que a barriga pode não ficar tão saliente, e o bebê se desenvolver mais perto da coluna.

Além disso, o feto quando é muito pequeno, pode também não se perceber uma diferença muito grande na barriga.

Principais causas

As principais causas da gravidez silenciosa são:

  • Menstruação irregular: esse tipo de menstruação pode ser causada por diversas causas, como síndrome do ovário policísticos, transtornos alimentares, excesso de atividade física, perimenopausa ou doenças hormonais;
  • Medo da gravidez, o que pode causar negação e atribuir os sintomas a outras causas;
  • Estar na fase de lactância, pois durante essa fase há falta de menstruação e é normal que a mulher se sinta cansada, com sono e com dor nas costas, de forma que os sintomas podem ser atribuídos a outras causas;
  • Sobrepeso e obesidade, que podem provocar alterações na menstruação e, nos casos que maior peso, não ser possível sentir claramente os movimentos fetais.

Além disso, outra possível causa é o uso de anticoncepcionais, como as pílulas e as injeções, que, apesar de serem seguras, apresenta um risco mínimo de falha, de forma que pode acontecer uma gravidez caso a relação sexual não seja protegida.

Riscos de não perceber a gravidez

O fato de a mulher não saber que está grávida, faz com que não exista um acompanhamento pré-natal adequado. Além disso, a mulher pode continuar a ter hábitos que podem ser prejudiciais para o bebê, como ingerir bebidas alcoólicas, cigarro ou medicamentos que são contraindicados na gravidez.

É possível também haver uma falta de nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento e crescimento fetal, como o ácido fólico, por exemplo. Entenda a importância do ácido fólico na gravidez.

A gravidez silenciosa também aumenta o risco da mulher ter condições médicas como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia, ou que o bebê tenha alguma alteração genética ou condição de saúde, podendo por em risco a vida tanto do bebê quanto da mãe.