Hamamélis: para que serve (e como fazer o chá e pomada)

Evidência científica

Hamamélis é uma planta medicinal, da espécie Hamamelis virginiana, indicada para auxiliar no tratamento de hemorroidas, varizes, feridas na pele, acne ou dor de garganta, pois tem propriedades adstringentes, anti-inflamatórias e anti-hemorrágicas.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

As partes utilizadas dessa planta, também conhecida como amieiro-mosqueado ou flor-de-inverno, são as folhas e a casca, de onde são extraídas as substâncias medicinais para o preparo do chá, pomada, extrato, cápsulas ou tintura, por exemplo.

A hamamélis pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou farmácias e deve ser usada com orientação do médico ou do fitoterapeuta.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A hamamélis é indicada para:

1. Aliviar os sintomas das hemorroidas

A hamamélis é rica em taninos com propriedades adstringentes, hemostática e calmantes que ajudam a aliviar os sintomas da hemorroida externa, como irritação, sensação de ardor, coceira ou sangramento.

Além disso, a hamamélis tem ação anti-inflamatória que ajuda a reduzir a inflamação da hemorroida.

Leia também: 12 remédios caseiros para hemorroidas tuasaude.com/remedio-caseiro-para-hemorroidas

Devido as suas propriedades, a hamamélis também pode ser útil para auxiliar no tratamento de fissuras anais.

2. Auxiliar no tratamento de varizes

A hamamélis possui flavonoides na sua composição com ação venotônica e vasoconstritora periférica, que ajuda a melhorar a circulação sanguínea e o retorno venoso do sangue das pernas para o coração.

Desta forma, a hamamélis pode ser usada para auxiliar no tratamento de varizes, úlceras varicosas, má circulação ou flebite, ajudando a reduzir a sensação de dor ou peso nas pernas.

Leia também: 10 remédios caseiros para varizes tuasaude.com/remedio-caseiro-para-varizes

3. Combater a acne

A hamamélis é rica em taninos, como hamamelitanino, com ação anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana, que pode ajudar a impedir a multiplicação da bactéria Propionibacterium acnes e a combater acne e espinhas.

Além disso, devido sua ação adstringente, a hamamélis ajuda a fechar os poros o que contribui pra evitar e combater a acne.

4. Melhorar a cicatrização de feridas

Devido sua ação anti-inflamatória e adstringente, a hamamélis pode melhorar a cicatrização de feridas superficiais da pele, como cortes ou picadas de insetos.

5. Aliviar a dor de garganta

A hamamélis possui efeito antibacteriano ajudando a eliminar as bactérias da boca e garganta, além de ter efeito anti-inflamatório o que pode ser útil para aliviar a dor de garganta e o mau hálito.

Leia também: 10 remédios caseiros para mau hálito (e como fazer) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-mau-halito

6. Reduzir a irritação no couro cabeludo

A hamamélis pode ajuda a reduzir a irritação e inflamação no couro cabeludo causadas por problemas de pele como psoríase no couro cabeludo ou caspa, aliviando a coceira.

Leia também: 9 remédios caseiros para acabar com a caspa (e como fazer) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-caspa

7. Controlar distúrbios menstruais

A hamamélis tem ação anti-hemorrágica que pode ajudar a controlar distúrbios menstruais, como fluxo menstrual intenso ou sangramento fora do período menstrual.

8. Auxiliar no tratamento da herpes

A casca da hamamélis é rica em taninos e proantocianidinas com ação antiviral que podem ajudar a combater a multiplicação do vírus da herpes, o Herpes simplex tipo 1, o que pode ser útil para auxiliar no tratamento da herpes labial.

Esse benefício pode ser obtido principalmente quando a casca da hamamélis é usada na forma de extrato alcoólico por via oral ou tópica.

Leia também: 11 remédios caseiros para herpes labial tuasaude.com/remedio-caseiro-para-herpes-labial

9. Reduzir a dor de queimaduras

Devido sua ação anti-inflamatória e adstringente, a hamamélis pode ajudar a reduzir a dor e a sensibilidade da pele causada por queimaduras solares leves.

11. Diminuir a vermelhidão da pele

A hamamélis pode ajudar a diminuir a vermelhidão da pele causada por dermatite atópica, rosácea, assaduras de fralda ou queimaduras solares, devido sua ação anti-inflamatória e calmante para a pele.

12. Reduzir hematomas na pele

Devido sua ação anti-hemorrágica, adstringente e anti-inflamatória, a hamamélis pode ajudar a reduzir os hematomas na pele causados por pancadas ou contusões.

13. Aliviar a secura vaginal

A hamamélis pode ajudar a aliviar e reduzir a secura vaginal em mulheres na menopausa que não podem ou não desejam fazer reposição hormonal.

Isso porque o creme contendo hamamélis é rico em água que ajuda a hidratar a mucosa vaginal, além de evitar a perda de água pela mucosa, o que reduz a secura vaginal.

Geralmente, o tratamento com hamamélis para secura vaginal é feito a curto prazo, por até 30 dias.

Leia também: 15 remédios caseiros para menopausa tuasaude.com/remedio-caseiro-para-menopausa

Como usar

As partes com propriedades medicinais da hamamélis são suas folhas e casca, que podem ser utilizadas sob diferentes formas:

1. Chá de hamamélis

O chá de hamamélis pode ser usado para problemas de circulação, varizes ou dor de garganta.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de casca de hamamélis ou 1 a 4 colheres (de chá) de folhas de hamamélis;
  • 150 mL de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e depois deligar o fogo. Adicionar a água em uma xícara contendo a casca ou as folhas de hamamélis e deixar repousar por 5 a 10 minutos.

Em seguida corar, esperar amornar e beber 2 a 3 xícaras por dia. Este chá também pode ser usado para gargarejos.

2. Compressa de hamamélis

A compressa de hamamélis pode ser usada para hemorroidas, ferimentos na pele, hematomas, queimaduras, rosacea, dermatite atópica ou irritação no couro cabeludo.

Ingredientes

  • 2 a 4 colheres (de chá) de casca de hamamélis ou 3 a 6 colheres (de chá) de folhas de hamamélis;
  • 250 mL de água.

Modo de preparo

Colocar a água e a casca ou as folhas de hamamélis em um recipiente e levar ao fogo até ferver. Em seguida, desligar o fogo e deixar repousar por 15 minutos.

Coar, esperar amornar e molhar um pano limpo ou uma gaze na solução preparada e aplicar sobre a hemorroida ou sobre a pele afetada.

3. Pomada de hamamélis

A pomada de hamamélis pode ser usada para hemorroidas externas ou varizes, cortes na pele ou hematomas.

Ingredientes

  • 4 colheres (de sopa) de cascas de hamamélis;
  • 60 mL de parafina líquida;
  • 60 mL de glicerina.

Modo de preparo

Colocar a parafina e a hamamélis em uma panela e deixar ferver por 5 minutos. A seguir, coar e adicionar à mistura 60 mL de glicerina. Colocar em um recipiente com tampa limpo e seco e conservar na geladeira. Usar diariamente, 3 vezes por dia, por até 1 mês.

A pomada de hamamélis também pode ser encontrada em farmácias ou lojas de produtos naturais.

4. Capsulas de hamamélis

As cápsulas de hamamélis podem ser usadas para varizes, hemorroida ou flebite, por exemplo.

A dose normalmente recomendada para adultos é de 1 cápsula de 200 mg de hamamélis, 2 vezes por dia, durante 2 semanas, ou conforme orientação do médico ou fitoterapeuta.

5. Tintura de hamamélis

A tintura de hamamélis pode ser usada para hemorroidas ou varizes.

Ingredientes

  • 200 g de casca de hamamélis picada;
  • 1 litro de álcool de cereais.

Modo de preparo

Em um recipiente de vidro escuro esterilizado, adicionar a casca da hamamélis e o álcool de cereais. Tapar e deixar repousar durante 7 a 10 dias em local fresco, arejado, e protegido da luz, agitando levemente a mistura 1 vez por dia. Após esse período, coar e colocar em um pote de vidro escuro limpo e seco.

Para usar a tintura, deve-se separar 20 mL da tintura e misturar com 100 mL de água. Aplicar essa mistura sobre as varizes ou molhar uma compressa limpa e seca nessa solução e aplicar sobre a hemorroida.

Leia também: Como fazer tintura de ervas (em 10 passos) tuasaude.com/como-fazer-tintura-com-plantas-medicinais

A tintura de hamamélis também pode ser encontrada em farmácias ou lojas de produtos naturais.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da hamamélis quando usada por via oral são náuseas, vômitos, sedação, salivação excessiva, danos no fígado ou rins, e irritação do estômago, principalmente quando ingerida em grandes quantidades.

Além disso, quando aplicada sobre a pele, a hamamélis pode causar coceira, irritação ou alergia.

Quem não deve usar

A hamamélis não deve ser usada por via oral por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, e no caso do uso sobre a pele ou hemorroidas, só deve ser usada se indicado pelo médico.

Além disso, a hamamélis não deve ser usada por pessoas alérgicas a essa planta medicinal, ou outras plantas da família Compositae, como camomila ou milefólio, por exemplo.