HCM: o que é e porque está alta ou baixa

O que é:

A Hemoglobina Corpuscular Média (HCM) é um dos parâmetros do exame de sangue que mede a quantidade média de hemoglobina dentro das hemácias, podendo ser também conhecida como hemoglobina globular média (HGM).

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Hematologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

O HCM, assim como o VCM são pedidos num hemograma a fim de identificar o tipo de anemia que a pessoa possui, hipercrômica, normocrômica ou hipocrômica.

A alteração nos níveis de HCM pode acontecer devido ao consumo de álcool, alterações na tireoide e anemia, sendo importante que o médico seja consultado para que seja identificada a causa do HCM alto ou baixo e iniciado o tratamento mais adequado, caso haja necessidade.

Imagem ilustrativa número 1

Valores de referência do HCM

Os valores normais da hemoglobina corpuscular média em picogramas por glóbulo vermelho, são:

  • Recém nascido: 27 - 31
  • 1 a 11 meses: 25 - 29
  • 1 a 2 anos: 25 - 29
  • 3 a 10 anos: 26 - 29
  • 10 a 15 anos: 26 - 29
  • Homem: 26 - 34
  • Mulher: 26 - 34

Esses valores indicam a coloração que a célula sanguínea tem, por isso quando os valores estão baixos, o centro da célula fica esbranquiçado e quando os valores estão aumentados, a célula fica mais escura que o normal.

Preocupado com o resultado do seu exame?

Estamos aqui para ajudar! Fale com os nossos profissionais e receba orientação especializada sobre o que fazer a seguir.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como saber se o HCM está normal

Para saber se o HCM está normal, insira o resultado do seu exame na calculadora a seguir:

Erro
Erro
Erro
Mínimo admitido, pode alterar para o valor do seu laboratório
Erro
Máximo admitido, pode alterar para o valor do seu laboratório
Erro

O que significa o resultado

As principais alterações do HCM são:

1. HCM alto

Quando os valores estão acima de 34 picogramas no adulto, isso indica hipercromia, de forma que a hemácia fica mais escura que o normal devido à grande quantidade de hemoglobina por hemácia, o que pode acontecer devido ao consumo elevador de álcool, uso de alguns medicamentos ou alterações de tireoide.

É comum também que sejam observadas hemácias maiores que o normal, o que pode ser indicativo de anemia megaloblástica, que acontece devido à deficiência de vitamina B12 e ácido fólico.

2. HCM baixa

Quando os valores estão abaixo de 26 picogramas no adulto, é indicativo de hipocromia, em que a hemácia apresenta cor mais clara que o normal devido à menor concentração de hemoglobina por hemácia, o que pode ser devido à anemia ferropriva devido a falta de ferro, e a talassemia, que é um tipo de anemia genética.

É comum também que sejam notadas hemácias menores que o normal, conhecidas como hemácias microcíticas, sendo importante que sejam avaliados os outros parâmetros do hemograma e o resultado de outros exames que possam ter sido indicados para que se possa identificar a causa da hipocromia e microcitose.