Hemácias na urina: o que significa e tratamento

A presença de hemácias altas na urina normalmente é sinal de problemas nos rins, infecção urinária ou alterações na próstata. No entanto também pode ser consequência de atividade física muito intensa ou devido ao período menstrual. Dessa forma, a presença de hemácias na urina deve ser sempre avaliada por um médico.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Urologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A existência de hemácias na urina, também conhecida como hematúria, geralmente não provoca o aparecimento de sintomas, a não ser a mudança de cor da urina, que pode ficar rosada ou avermelhada e, em alguns casos, turva. Caso seja verificada alteração na cor da urina, é importante consultar um urologista para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.

O valor considerado normal de hemácias na urina é de até 15.000 por mL, podendo variar de acordo com o laboratório onde o exame foi realizado.

Imagem ilustrativa número 1

O que significa hemácias na urina

As principais causas de hemácias na urina são:

  • Infecções urinárias;
  • Inflamação dos rins;
  • Alterações na próstata;
  • Doenças renais;
  • Uso de alguns medicamentos, principalmente anticoagulantes;
  • Presença de pedra nos rins ou na bexiga;
  • Câncer renal.

No caso das mulheres é possível também observar a presença de sangue na urina durante o período menstrual e, por isso, não é recomendado que a coleta de urina nesse período seja feita, pois será indicado no exame a presença de hemácias. No entanto, caso seja verificada a presença de sangue fora do período menstrual, é importante que a mulher consulte o ginecologista para que sejam realizados exames mais específicos.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Apesar de frequentemente estar relacionada com alterações nos rins, é possível também que as hemácias altas na urina aconteçam devido à atividade física excessiva, o que pode acontecer como consequência de lesão a bexiga ou desidratação, por exemplo, no entanto a hematúria devido a exercícios é raro.

Por isso, caso seja percebida qualquer alteração na urina, é importante que a pessoa vá ao clínico geral ou urologista para que sejam feitos exames e possa ser iniciado o tratamento adequado.

Conheça outras causas de sangue na urina.

Como identificar hemácias altas na urina

A presença de hemácias na urina é percebida principalmente por meio da cor da urina, que passa a ser rosa, vermelha viva ou escura dependendo da quantidade de hemácias. Além disso, a partir da visualização da urina microscopicamente, pode ser verificada a presença de várias ou numerosas hemácias intactas, além de produtos da sua degradação, como a hemoglobina, que é identificada por meio do teste da fita.

Nessa situação também é possível identificar a presença de cilindros hemáticos, que são estruturas formadas por hemácias, e, em alguns casos, presença de inúmeros leucócitos e cristais.

Saiba como entender o exame de urina.

Como deve ser feito o tratamento

O tratamento para hematúria é indicado pelo médico de acordo com a causa, ou seja, no caso das hemácias altas na urina ser devido a infecções, o médico pode recomendar o uso de antibióticos para combater o agente infeccioso e, assim, diminuir a quantidade de hemácias presente na urina.

No caso de acontecer devido a presença de pedra nos rins ou na bexiga, normalmente é recomendada a sua remoção, que é na maioria das vezes feita através de um pequeno procedimento cirúrgico. Após esse procedimento é normal que a pessoa continue a perceber a urina vermelha, no entanto à medida que acontece a recuperação, a urina volta a ter a cor normal.