O que é:
O hematócrito é um exame que mede a porcentagem de hemácias no sangue, também chamadas de glóbulos vermelhos, sendo considerado normal entre 40 a 50% no homem e 35 a 45% na mulher.
Normalmente, o hematócrito está alterado em caso de desidratação, sangramentos, anemia e doenças pulmonares, como DPOC, sendo comum também existirem alterações na quantidade de hemácias ou hemoglobina no sangue. Veja o que significa a hemoglobina alta e baixa no sangue.
Em caso de alteração do hematócrito, especialmente se surgirem outros sintomas como fraqueza e coração acelerado, é recomendado consultar o hematologista ou clínico geral para que a causa seja identificada e iniciar o tratamento mais adequado.
Valores de referência do hematócrito
Os valores de referência do hematócrito variam de laboratório, mas geralmente o valor normal do hematócrito é:
- Mulher: entre 35 e 45%. No caso das mulheres grávidas, o valor de referência normalmente é entre 34 e 47%;
- Homem: entre 40 e 50%;
- Crianças a partir de 1 ano: entre 37 e 44%.
Normalmente, o médico interpreta o valor do hematócrito levando em consideração o histórico de saúde da pessoa e o resultado de outros exames como o hemograma, para identificar a causa das alterações. Saiba como entender os resultados do hemograma.
Como saber se está normal
Para saber se o hematócrito está normal, insira o resultado do seu exame na calculadora a seguir:
O que pode ser hematócrito baixo
O hematócrito baixo pode ser causado por:
- Anemia;
- Sangramento;
- Desnutrição;
- Infecções;
- Falta de vitamina B12, ácido fólico ou ferro;
- Leucemia;
- Excesso de hidratação.
Além disso, o hematócrito baixo também é comum de acontecer em caso de gravidez e pode ser um sinal de anemia, especialmente se o valor da hemoglobina e da ferritina também estiverem baixos. Entenda o que é a anemia na gravidez.
O que pode ser hematócrito alto
O hematócrito alto pode ser causado por desidratação, doenças pulmonares, como DPOC, e algumas doenças cardíacas, especialmente as cardiopatias congênitas, por exemplo, sendo mais comum em pessoas que fumam.