Hematologista é o médico especialista no diagnóstico e tratamento de doenças do sangue e seus componentes, medula óssea, baço ou linfonodos, como anemias, leucemias, linfomas ou púrpura trombocitopênica, por exemplo.
É recomendado consultar um hematologista quando surgem sintomas como surgimento de manchas roxas pelo corpo, sangramento pela gengivas ou nariz, ínguas no corpo ou infecções frequentes.
Assim, o hematologista deve fazer uma avaliação clínica e solicitar exames, para identificar a causa dos sintomas e, assim, indicar o tratamento mais adequado.

Que doenças trata o hematologista
O hematologista é o médico responsável por diagnosticar e tratar doenças, como:
- Anemia por deficiência de ferro, vitamina B12 ou ácido fólico;
- Anemia hemolítica, megaloblástica, aplásica ou de Fanconi;
- Leucemias ou linfomas;
- Púrpura trombocitopênica idiopática ou trombótica;
- Dengue hemorrágica ou febre hemorrágica;
- Policitemia vera;
- Mieloma múltiplo ou síndromes mielodisplásicas.
Além disso, o hematologista é o médico responsável por detectar e tratar hemofilia, coagulação intravascular disseminada, doença de von Willebrand ou outros distúrbios da coagulação sanguínea.
Hematologista pediátrico
O hematologista pediátrico é o médico especialista no diagnóstico e tratamento de doenças do sangue ou de coagulação, ou câncer, como leucemias ou linfomas, em crianças, desde o nascimento até a adolescência.
No caso do câncer infantil, normalmente a criança é encaminhada para o oncohematologista ou oncologista pediátrico, para realizar o tratamento de acordo com o tipo de câncer.
Leia também: Câncer infantil: sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/sintomas-de-cancer-infantilQuais exames um hematologista pode pedir?
O hematologista pode pedir exames que avaliam os componentes do sangue, como glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas, além dos seus componentes.
Assim, o médico pode pedir um hemograma completo, coagulograma, hemoglobina, ferritina, ferro sérico, vitamina B12, ácido fólico ou análise do esfregaço sanguíneo, por exemplo.
Leia também: Coagulograma: o que é, para que serve e como é feito tuasaude.com/coagulogramaO hematologista também pode solicitar biópsia de medula óssea ou e/ou o mielograma para confirmar o diagnóstico de doenças que afetam a medula óssea, como leucemias, mieloma múltiplo ou anemia aplásica, por exemplo. Veja como é feita a biópsia de medula óssea e o mielograma.
Quando marcar consulta
É recomendado consultar o hematologista quando surgem sintomas, como:
- Manchas roxas na pele;
- Sangramentos pelo nariz ou gengivas;
- Infecções frequentes, como resfriados e candidíase oral;
- Sangue na urina ou fezes;
- Fraqueza, cansaço ou sonolência excessivos;
- Ínguas no corpo.
Além disso, deve-se consultar o hematologista caso surjam suor noturno, palidez da pele, lábios e olhos, tontura, falta de ar durante esforços físicos ou perda de peso sem causa aparente.
Na presença desses sintomas, o hematologista irá fazer uma avaliação clínica e poderá indicar a realização de exames para identificar a condição de saúde e indicar o tratamento mais adequado.
Leia também: 10 sintomas de anemia e como confirmar tuasaude.com/sintomas-de-anemia