Hematoma epidural: o que é, sintomas, causas e tratamento

O hematoma epidural é um tipo de sangramento intracraniano que se forma entre o crânio e uma das membranas que revestem o cérebro conhecida como dura máter, podendo causar sintomas como perda transitória da consciência, dor de cabeça, náusea e/ou vômitos.

Na maioria dos casos, o hematoma epidural é causado por pancadas fortes na cabeça que resultam no rompimento de artérias ou de veias de maior porte (seio venoso) no interior do crânio, sendo mais frequente em homens jovens. Além disso, é comum estar associado à fratura do crânio.

Leia também: Fratura craniana: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/fratura-do-cranio

Em caso de suspeita de hematoma epidural, é recomendado procurar uma emergência para uma avaliação e iniciar o tratamento adequado que, normalmente, é feito por meio da sua drenagem por cirurgia.

Médico analisando o exame de ressonância magnética do crânio de um paciente durante a consulta

Principais sintomas

Os principais sintomas do hematoma epidural são:

  • Confusão mental, sonolência ou perda da consciência;
  • Dor de cabeça constante e intensa;
  • Náusea e/ou vômitos;
  • Crise convulsiva;
  • Pupilas de tamanhos diferentes.

Geralmente, o hematoma epidural surge após uma pancada forte na cabeça que leva à perda transitória da consciência. Embora a pessoa possa se recuperar completamente da pancada, seu estado tende a piorar em poucas horas, podendo resultar em coma, caso o hematoma não seja tratado rapidamente.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além disso, nos casos mais graves, devido ao aumento da pressão dentro do crânio, o que é conhecido como hipertensão intracraniana, podem surgir sintomas como respiração irregular, aumento da pressão arterial e queda dos batimentos cardíacos. Entenda melhor o que é hipertensão intracraniana e os sintomas.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do hematoma epidural é feito pelo neurologista ou clínico geral levando em consideração os sintomas, histórico de saúde da pessoa, relato de acidentes recentes e o resultado de exames de imagem, como a tomografia computadorizada do crânio, que pode identificar o sangramento.

O hematoma epidural normalmente é uma condição grave e que pode colocar a vida da pessoa em risco caso não seja identificado cedo e tratado adequadamente. Portanto, em caso de suspeita, é recomendado procurar uma emergência para avaliação.

Possíveis causas

As principais causas de hematoma epidural são:

  • Pancadas fortes na cabeça;
  • Problemas na coagulação do sangue;
  • Malformações de vasos sanguíneos cerebrais;
  • Tumor cerebral.

Na maioria dos casos, o hematoma epidural é provocado por pancadas muito fortes na cabeça devido a quedas ou acidentes de carro, por exemplo, causando o rompimento de artérias dentro do crânio. É mais frequente em homens entre os 20 e 30 anos de idade.

Como é feito o tratamento

O tratamento do hematoma epidural deve ser realizado idealmente dentro de 1 a 2 horas do início dos sintomas e, geralmente, é feito por meio da cirurgia para drenar o excesso de sangue e prevenir o aumento do tamanho do hematoma.

No entanto, especialmente os casos que o hematoma epidural é pequeno e provoca poucos sintomas, o médico algumas vezes pode indicar apenas o seu monitoramento, que é feito com a pessoa internada no hospital devido ao risco de piora repentina.