Hematoma subgaleal: o que é, sintomas, causas e tratamento

Hematoma subgaleal é o acúmulo de sangue abaixo do couro cabeludo, entre os ossos do crânio e uma estrutura conhecida como gálea aponeurótica, podendo causar sintomas como inchaço na cabeça, mancha roxa na pele e dor.

Este tipo de sangramento normalmente é causado por pancadas na cabeça, mas especialmente em bebês pode ser uma complicação do uso de fórceps no momento do parto, por exemplo.

Leia também: Traumatismo craniano: o que é, sintomas, tratamento e sequelas tuasaude.com/traumatismo-craniano

Em caso de suspeita de hematoma subgaleal, é recomendado procurar uma emergência para avaliação. Embora nem sempre seja necessário um tratamento específico, transfusões de sangue, o uso de antibióticos ou a drenagem do hematoma por cirurgia podem ser indicadas em alguns casos.

Médica explicando o exame de ressonância magnética feito pela paciente no consultório

Principais sintomas

Os principais sintomas do hematoma subgaleal são:

  • Inchaço abaixo do couro cabeludo;
  • Mancha roxa ou avermelhada na pele;
  • Dor de cabeça;
  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Palidez.

O hematoma subgaleal normalmente é notado por um inchaço abaixo do couro cabeludo que tem uma consistência amolecida devido à presença de sangue. Além disso, também podem existir ferimentos, dor e/ou manchas roxas na pele no local do hematoma, especialmente em caso de pancadas.

Leia também: Equimose: o que é, principais causas e o que fazer tuasaude.com/equimose

Hematoma subgaleal é grave?

O hematoma subgaleal pode ser grave em alguns casos, especialmente em recém nascidos com grandes hematomas, em que a perda de sangue pode colocar a vida do bebê em risco devido ao risco de choque hipovolêmico. Entenda o que é choque hipovolêmico e os sintomas.

Além disso, embora seja raro, o hematoma subgaleal pode se mover para a região do pescoço, causando dificuldade para respirar, ou favorecer a multiplicação de microrganismos, resultando em infecção, em alguns casos, por exemplo.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de hematoma subgaleal normalmente é feito pelo clínico geral ou, em caso de bebês e crianças, pediatra baseado nos sintomas e resultado de exames de imagem como o ultrassom ou tomografia computadorizada, que podem identificar o acúmulo de sangue.

Caso deseje marcar uma consulta, encontre um clínico geral mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Clínicos Gerais e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Além disso, em alguns casos, o médico também pode indicar exames para avaliar a coagulação do sangue e identificar a gravidade do sangramento, por exemplo.

Leia também: Coagulograma: o que é, para que serve e como é feito tuasaude.com/coagulograma

Possíveis causas

As causas mais frequentes de hematoma subgaleal são:

  • Pancadas na cabeça;
  • Puxar os cabelos com força;
  • Tração excessiva ao fazer tranças nos cabelos;
  • Fraturas em ossos do crânio;
  • Complicação do uso de fórceps ou extrator à vácuo no parto.

O hematoma subgaleal normalmente é causado por pancadas na cabeça, especialmente em adultos e crianças mais velhas, resultando no rompimento de veias abaixo do couro cabeludo e no acúmulo de sangue neste local.

No entanto, o hematoma subgaleal é mais frequente em bebês, sendo uma complicação que pode surgir especialmente após o uso de fórceps ou extrator à vácuo para auxiliar no momento do parto. 

Leia também: Fórceps: quando é indicado, como é o parto e possíveis riscos tuasaude.com/parto-forceps

Como é feito o tratamento

O hematoma subgaleal normalmente não necessita de um tratamento específico e sintomas como dor de cabeça e inchaço tendem a desaparecer em poucos dias ou semanas, apenas com o uso de medicamentos analgésicos de acordo com a orientação do médico.

No entanto, especialmente em bebês e nos casos em que o sangramento é mais intenso, o médico algumas vezes pode indicar transfusões de sangue para evitar o desenvolvimento de choque hipovolêmico.

Leia também: Transfusão de sangue: o que é, quando é necessária e como é feita tuasaude.com/em-que-situacoes-e-indicada-a-transfusao-de-sangue

Além disso, caso os sintomas sejam intensos ou surjam complicações, como infecção ou dificuldade para respirar, também pode ser indicada a drenagem do hematoma por cirurgia e/ou o uso de antibióticos, por exemplo.

Hematoma subgaleal tem cura?

O hematoma subgaleal tem cura caso seja identificado e tratado rapidamente de acordo com a orientação do médico. Quando a sua drenagem não é necessária, normalmente desaparece entre 2 e 3 semanas na medida em que o sangue é reabsorvido do local.