Na maioria dos casos, a hemoglobina baixa é causada pela deficiência de nutrientes, como ferro ou vitamina B12, ou inflamação devido a doenças crônicas, mas também pode indicar perdas de sangue, problemas renais ou destruição de glóbulos vermelhos em alguns casos.
A hemoglobina é uma proteína presente dentro dos glóbulos vermelhos responsável pelo transporte de oxigênio. Normalmente, quando os níveis de hemoglobina estão baixos indicam anemia, podendo existir sintomas como cansaço, coração acelerado ou palidez na pele.
Leia também: Anemia: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/anemiaCaso a hemoglobina esteja baixa em um exame de sangue, é recomendado consultar um hematologista ou clínico geral. É importante que a sua causa seja identificada para que possa ser indicado o tratamento mais adequado.
O que pode ser
As principais causas de hemoglobina baixa são:
1. Deficiências nutricionais
Nutrientes como ferro, folato ou vitamina B12 são importantes para a produção de hemoglobina e glóbulos vermelhos e, por isso, sua falta pode resultar em hemoglobina baixa no sangue.
Neste caso, a hemoglobina baixa pode indicar diferentes tipos de anemia, dependendo do nutriente em falta, como a anemia ferropriva, devido à deficiência de ferro, ou anemia megaloblástica, associada à falta de vitamina B12 ou folato.
Leia também: Anemia ferropriva: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/anemia-ferroprivaO que fazer: em caso de suspeita de deficiências nutricionais, é recomendado consultar um hematologista ou clínico geral. Normalmente, o tratamento é feito com a reposição do nutriente em falta por meio de medicamentos indicados pelo médico e a hemoglobina tende a se normalizar com o tempo.
Além disso, para evitar a falta de algum nutriente, é importante ter uma alimentação saudável e equilibrada. Veja como deve ser a dieta em caso de anemia.
2. Inflamação
A inflamação grave ou crônica, devido a infecções ou doenças autoimunes, por exemplo, tende a resultar em hemoglobina baixa por prejudicar a absorção e metabolismo do ferro no organismo, além de reduzir a circulação de glóbulos vermelhos no sangue.
Neste caso, além dos sintomas de uma anemia, dependendo da causa da inflamação, também pode existir febre, inchaço em partes do corpo ou dor nas articulações, por exemplo.
O que fazer: em caso de suspeita de alguma condição inflamatória, é recomendado inicialmente consultar um clínico geral. O tratamento deve ser específico para a sua causa e, na medida em que a inflamação é controlada, os níveis de hemoglobina tendem a voltar ao normal.
3. Perdas de sangue
A hemoglobina baixa também pode ser o resultado da perda de sangue devido a vermes intestinais, úlcera péptica, sangramento menstrual intenso, nas mulheres, ou, nos casos mais graves, hemorragia ou câncer de cólon, por exemplo.
Leia também: Câncer de cólon: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/cancer-de-colonAlém dos sintomas de anemia, é comum existirem outros sintomas como azia, sangue nas fezes, perda de peso ou diminuição do apetite, dependendo da sua causa.
O que fazer: em caso de suspeita de algum sangramento, é importante consultar um clínico geral para que a sua causa seja identificada e possa ser indicado o tratamento mais adequado.
No entanto, em caso de sangramentos intensos, o médico pode indicar medidas como o uso de soro diretamente na veia ou transfusões de sangue, por exemplo. Por isso, especialmente quando grave, é recomendado procurar uma emergência.
4. Hipotireoidismo
A falta de hormônios da tireoide no organismo, conhecida como hipotireoidismo, pode causar a hemoglobina baixa em alguns casos, porque esses hormônios também são importantes para estimular a produção de células sanguíneas pela medula óssea.
Além disso, é comum existirem outros sintomas, como prisão de ventre, ganho de peso, intolerância ao frio ou perda de cabelo, quando os níveis desses hormônios estão baixos.
Leia também: Hipotireoidismo: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/hipotireoidismoO que fazer: em caso de suspeita de hipotireoidismo, é recomendado consultar um endocrinologista. O tratamento normalmente é feito com medicamentos que contém hormônios tireoidianos e pode normalizar a hemoglobina em alguns casos.
5. Doença renal crônica
A hemoglobina baixa devido à doença renal crônica tende a se desenvolver lentamente, na medida em que o funcionamento dos rins se agrava. Está associada a baixos níveis de eritropoietina no sangue, um hormônio produzido nos rins e que estimula a produção de glóbulos vermelhos.
Além dos sintomas de anemia, a doença renal crônica pode causar náusea, vômitos, cansaço, cãibras e coceira e/ou inchaço no corpo, dependendo da sua gravidade, por exemplo. No entanto, especialmente nos estágios iniciais é comum haver nenhum ou poucos sintomas.
Leia também: Doença renal crônica: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/tratamento-para-doenca-renal-cronicaO que fazer: em caso de suspeita de doença renal crônica, é recomendado consultar um nefrologista. Neste caso, o tratamento da hemoglobina baixa normalmente é feito com a reposição de eritropoetina e ferro para estimular a produção de glóbulos vermelhos.
6. Destruição de glóbulos vermelhos
Uma pessoa também pode apresentar hemoglobina baixa no organismo devido a destruição de glóbulos vermelhos no sangue, que é comum em doenças como anemia falciforme, talassemia ou esferocitose.
Leia também: Talassemia: o que é, sintomas, tipos e tratamento tuasaude.com/talassemiaA hemoglobina baixa provocada por essas condições resulta em um tipo de anemia conhecida como anemia hemolítica, que também pode causar sintomas como pele e olhos amarelados ou urina escura, além daqueles mais frequentes em caso de anemia.
O que fazer: é recomendado consultar um hematologista em caso de suspeita de uma anemia hemolítica. O tratamento deve ser específico para a causa da anemia e pode envolver desde o uso de medicamentos corticoides até transfusões de sangue, ou, em alguns casos, cirurgia.