Hemoglobina glicada (Hb1Ac): para que serve e valores de referência

A hemoglobina glicada, ou Hb1Ac, é um exame de sangue que tem como objetivo avaliar os níveis de glicose nos últimos três meses antes da realização do exame.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Endocrinologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Isso acontece devido ao fato da glicose conseguir ficar ligada a um dos componentes da hemácia, a hemoglobina, durante todo o ciclo das hemácias, que dura cerca de 120 dias.

Assim, o exame de hemoglobina glicada é solicitado pelo médico para identificar a diabetes, acompanhar o seu desenvolvimento ou verificar se o tratamento da doença está sendo eficaz, sendo feito por meio da análise de uma pequena amostra de sangue colhida em laboratório.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve a hemoglobina glicada

O exame de hemoglobina glicada é feito com o objetivo de avaliar os níveis de glicose nos últimos meses, sendo útil no diagnóstico da diabetes. Além disso, no caso de pessoas que já foram diagnosticadas com diabetes, esse exame é útil para verificar se o tratamento está sendo eficaz ou está sendo feito corretamente, pois caso não esteja, pode ser verificada alteração no resultado.

Quando o valor de hemoglobina glicada é muito superior ao normal considerado pelo laboratório, há maior probabilidade da pessoa desenvolver complicações relacionadas com a diabetes, como alterações cardíacas, renais ou neuronais, por exemplo. Veja quais são as principais complicações da diabetes.

Preocupado com o resultado do seu exame?

Estamos aqui para ajudar! Fale com os nossos profissionais e receba orientação especializada sobre o que fazer a seguir.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Esse exame é mais indicado do que a glicose em jejum para o diagnóstico inicial da diabetes, isso porque o exame de glicose pode ser influenciado por mudança nos hábitos alimentares recentes, não representando os níveis de açúcar circulantes nos últimos meses. Assim, é possível que antes de realizar o exame de glicose, a pessoa tenha uma alimentação mais saudável e pobre em açúcar, de forma que a glicose em jejum pode estar dentro dos valores normais, o que pode não representar a realidade da pessoa.

Assim, para realizar o diagnóstico de diabetes, é normalmente solicitado o exame de glicose em jejum, hemoglobina glicada e/ou o teste de tolerância à glicose, o TOTG. Conheça mais sobre os exames que ajudam a diagnosticar a diabetes.

Valores de referência

Os valores de referência para a hemoglobina glicada podem variar de acordo com o laboratório, no entanto de forma geral os valores considerados são:

  • Normal: Hb1Ac entre 4,7% e 5,6%;
  • Pré-diabetes: Hb1Ac entre 5,7% e 6,4%;
  • Diabetes: Hb1Ac acima de 6,5% em dois exames realizados separadamente.

Além disso, em pessoas já diagnosticadas com diabetes valores de Hb1Ac entre 6,5% e 7,0% indicam que está havendo um bom controle da doença. Por outro lado, valores acima de Hb1Ac acima de 8% indicam que a diabetes não está sendo controlada corretamente, havendo maior risco de complicações e sendo necessário alteração no tratamento.

O exame de hemoglobina glicada não necessita de qualquer preparo, no entanto como é normalmente solicitado juntamente com o exame de glicose em jejum, pode ser preciso realizar jejum de pelo menos 8 horas.

Calculadora glicemia

Para saber se o resultado da hemoglobina glicada está normal, insira o seu resultado na calculadora a seguir:

Erro
Erro

Quando repetir o exame

O exame de hemoglobina glicada deve ser feito pelo menos 2 vezes ao ano por paciente com diabetes controlada ou a cada 3 meses em pessoas que não fazem o uso adequado da medicação e/ ou quando a diabetes não está controlada para verificar os níveis de glicose circulantes.