A presença de hemoglobina na urina, cientificamente chamada de hemoglobinúria, ocorre quando as hemácias, que são elementos do sangue, são destruídas e um de seus constituintes, a hemoglobina é eliminada pela urina, dando-lhe uma cor avermelhada e transparente.
No entanto, a presença de hemoglobina na urina nem sempre provoca sintomas e só é detectada através de exame químico com tira reagente ou exame microscópico, devendo ser tratada logo que possível pelo urologista.
A hemoglobina na urina pode surgir em crianças, adultos e mesmo na gravidez, devido infeções nos rins, a presença de pedras nos rins ou doenças renais graves, como pielonefrite ou câncer, por exemplo. Por vezes, em simultâneo com a hemoglobinuria ocorre hematúria, que é a urina com sangue e é necessário ir no médico para analisar a causa. Saiba sobre a urina com sangue.
Principais sintomas
A hemoglobinúria nem sempre causa sintomas, porém, pode surgir alteração na urina, como urina vermelha e transparente. Em casos graves, devido à perda de grande quantidade de hemoglobina, que é responsável por transportar oxigênio e nutrientes, pode provocar cansaço fácil, fadiga, palidez e, até mesmo, anemia.
Causas de hemoglobina na urina
No exame normal de urina não deve ser encontrada hemoglobina na urina. No entanto a hemoglobina pode surgir como consequência de algumas situações, como por exemplo:
- Problemas nos rins, como nefrite aguda ou pielonefrite;
- Queimaduras graves;
- Câncer de rim;
- Malária;
- Reação transfusional;
- Tuberculose do trato urinário;
- Anemia falciforme;
- Prática extenuante de atividade física;
- Período menstrual;
- Síndrome Hemolítico Urêmica.
Além disso, a presença de hemoglobina na urina pode ser devido ao frio excessivo ou à hemoglobinúria paroxística noturna, que é um tipo raro de anemia hemolítica em que há alteração na membrana das hemácias, o que resulta na sua destruição e presença de componentes das hemácias na urina. Saiba mais sobre a Hemoglobinúria Paroxística Noturna.
Como identificar
A hemoglobina na urina é positiva quando, após o exame químico com tira reagente, surgem sinais, traços ou cruzes na tira e, negativa quando não se verificam alterações.
Geralmente, quanto mais traços ou cruzes estiverem presentes na tira, maior a quantidade de sangue na urina. No entanto, é sempre necessário ler as instruções na embalagem das tiras reagentes, pois a análise dos resultados depende do laboratório das tiras reagentes.
Além do teste da tira, também se pode fazer um exame microscópico, através da sedimentoscopia, que detecta a quantidade de sangue presente. Neste caso, é considerado normal ter menos que 3 a 5 hemácias por campo ou menos que 10.000 células por ml. Veja como entender o exame de urina.
Como tratar a hemoglobina na urina
O tratamento para a hemoglobina na urina depende da causa e deve ser orientada por um urologista. Durante o tratamento pode ser necessário o uso de remédios como antibióticos ou antianêmicos ou a aplicação de sonda vesical.