Como curar a hepatite A rapidamente

A hepatite A tem cura porque o vírus que causa esta doença pode ser eliminado pelo corpo pelo próprio sistema imunológico sem a necessidade de medicamentos, no entanto, algumas medidas, como repouso, aumento do consumo de água e boa alimentação, podem acelerar a cura.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Infectologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

O vírus da hepatite A é transmitido por água e/ ou alimentos contaminados com fezes, causando uma inflamação no fígado e na maioria das vezes, nem chega a causar sintomas, no entanto, podem surgir dor no corpo, enjoo, vômitos, pele e olhos amarelados que curam em cerca de 10 dias, mas podem durar até 3 ou 4 semanas. 

Leia também: 10 sintomas de hepatite A e quando pode ser grave tuasaude.com/sintomas-de-hepatite-a

Em raras vezes, a hepatite A pode ser mais grave, comprometendo o fígado em poucos dias. Neste caso, ela será classificada como falência hepática fulminante (FHF) e o seu tratamento pode ser o transplante do fígado. Saiba mais sobre a falência hepática fulminante.

Imagem ilustrativa número 1

O que fazer para curar mais rápido

As orientações e tratamento da hepatite pelo vírus A devem ser recomendados pelo médico, que irá avaliar o caso e a gravidade de cada pessoa.

No entanto, algumas dicas podem ser seguidas em casa para melhorar a recuperação como:

1. Manter uma boa alimentação

Apesar da indisposição e enjoos, deve-se manter uma boa alimentação para que haja energia e nutrientes necessários para a eliminação do vírus.

Desta forma, deve-se ter uma dieta a base de de frutas, legumes e verduras para facilitar a eliminação de toxinas pelo corpo. Veja como deve ser a alimentação em caso de hepatite.

Além disso é recomendado comer pouco e a cada 3 horas, pois ajuda a prevenir o enjoo e vômito, e facilitar a absorção dos alimentos no organismo.

2. Beber bastante água

Beber bastante água, cerca de 2 litros por dia, é importante para manter o corpo hidratado e evitar a desidratação, principalmente quando ocorrem vômitos ou diarreia.

Para pessoas com dificuldade em tomar água, uma boa opção é adicionar o suco de meio limão na água para dar sabor e facilitar a ingestão.

3. Evitar bebidas com cafeína

Bebidas com cafeína, como café, chá verde ou chá preto por exemplo, têm ação diurética, o que pode levar à desidratação, e por isso, deve-se evitá-las.

4. Repousar

Fazer repouso é importante para ajudar o sistema imunológico a combater vírus da hepatite A, além de evitar que o corpo gaste energia desnecessária com outras atividades.

Isto porque fazer qualquer atividade física quando se está doente diminui as defesas do corpo, aumenta o risco de exposição a outros agentes infecciosos e retarda a cura.

5. Evitar tomar remédios por conta própria

Durante o tratamento da hepatite A, deve-se evitar tomar remédios por conta própria e sem a devida orientação médica, isto porque a maioria dos remédios são metabolizados pelo fígado.

Em hipótese nenhuma o paracetamol deve ser tomado durante o tratamento da hepatite A, pois pode sobrecarregar o fígado ou causar sua intoxicação.

Da mesma forma, deve-se evitar tomar chás de plantas medicinais, sem orientação médica, uma vez que também podem afetar o fígado.

6. Não consumir bebidas alcoólicas

Para curar a hepatite A mais rápido, também não de deve consumir bebidas alcoólicas, pois o álcool aumenta o trabalho do fígado, podendo contribuir para a piora da inflamação causada pelo vírus da hepatite A. 

É indicado também não consumir bebidas alcoólicas por um período de 6 meses a 1 ano, uma vez que podem piorar a inflamação do fígado, agravando os sintomas da hepatite e dificultando a recuperação.

7. Evitar banhos muito quentes

Evitar banhos muito quentes, assim como roupas apertadas ou exposição ao sol, ajuda a aliviar a coceira na pele causada pela hepatite A.

Além disso, deve-se evitar coçar a pele, pois pode causar feridas e aumentar o risco de infecções na pele.

Nos casos de coceira intensa na pele, o médico pode recomendar o uso de remédios anti-histamínicos, que só devem ser usados com orientação médica.

8. Evitar o contato íntimo

Evitar o conato íntimo também é importante durante o tratamento da hepatite A, pois o vírus pode ser transmitido por muitas vias de contato sexual, o que pode aumentar o risco de transmissão do vírus ao parceiro (a).

9. Não preparar a comida

Não preparar a comida ajuda a evitar a transmissão da infecção pelo vírus da hepatite A por outras pessoas da casa.

Além disso, ao preparar a comida, o cheiro pode causar ou piorar as náuseas e os vômitos.

Como prevenir

Como tem duração mais curta e limitada, a hepatite A não se torna crônica, como nas hepatites B e C, e após sua cura, a pessoa adquire imunidade.

A vacina é uma forma eficaz de prevenir a doença, sendo recomendada em crianças entre 1 e 2 anos e adultos que nunca tiveram a doença.

Assista o vídeo seguinte e veja também como prevenir a infecção pelo vírus:

HEPATITE A, B e C: Principais sintomas e tratamento | com Drauzio Varella

13:14 | 199.120 visualizações

Sinais de melhora

Os sinais de melhora da hepatite A geralmente surgem após cerca de 10 dias do início dos sintomas, com diminuição da febre, do cansaço, do enjoo e da cor amarelada da pele e olhos.

No entanto, pessoas com o sistema imune enfraquecido, como em caso de câncer ou pessoas mais velhas, os sintomas podem ser mais intensos e demorar mais tempo para melhorar. Nestes casos, também, é mais comum desenvolver a forma mais grave da doença, que é a hepatite fulminante.

Sinais de piora

Embora seja mais raro, existem casos em que as pessoas podem piorar, manifestando sintomas como vômitos constantes, febre acima de 39ºC, sonolência ou dor intensa abdominal, por exemplo.

Nesta caso, deve-se procurar atendimento imediato em pronto socorro, pois pode ser indicativo de hepatite fulminante. Entenda o que é hepatite fulminante

Vídeos relacionados

HEPATITE A, B e C: Principais sintomas e tratamento | com Drauzio Varella

13:14 | 199.120 visualizações

DIETA PARA HEPATITE

08:46 | 258.777 visualizações

Sintomas de problemas no fígado

01:55 | 884.018 visualizações