O que é
A hepatomegalia é quando o fígado está aumentado em relação ao seu tamanho normal. Essa alteração normalmente é identificada durante a avaliação médica ou em exames de imagem, como a ultrassonografia do abdome.
A hepatomegalia pode acontecer devido a algumas situações, como cirrose, esteatose hepática, insuficiência cardíaca congestiva ou câncer, mais raramente. De forma geral, o aumento do fígado não causa sintomas, porém pode estar acompanhada por dor abdominal, fezes claras e olhos amarelos. Conheça mais sintomas que podem ocorrer em problemas no fígado.
O tratamento para hepatomegalia deve ser indicado pelo clínico geral, gastroenterologista ou hepatologista e varia de acordo com a causa, podendo ser feito através do uso de medicamentos, como antivirais ou estatinas, por exemplo, ou mudança nos hábitos de vida.
Principais sintomas
A hepatomegalia geralmente não causa sintomas, no entanto podem estar presentes:
- Dor abdominal;
- Sensação de pressão ou peso abaixo das costelas no lado direito;
- Desconforto na palpação do abdome;
- Fezes claras;
- Urina escura, parecida com café ou coca-cola;
- Pele e olhos amarelados;
- Mal-estar;
- Náusea;
- Vômitos;
- Perda de peso;
- Aumento do abdome.
Estes sintomas geralmente estão relacionados com a causa do aumento do fígado e mesmo que a hepatomegalia geralmente não cause sintomas, pode ser um sinal de doenças como a esteatose hepática e leucemia. Por isso, quando existe hepatomegalia, principalmente se houver outros sintomas, é importante consultar um clínico geral, gastroenterologista ou hepatologista para uma avaliação.
Teste de online para problemas no fígado
Caso suspeite de algum problema no fígado, pode fazer nosso teste online assinalando os sintomas que apresenta para saber quais as suas chances:
O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de diagnóstico, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o clínico geral ou hepatologista.
Possíveis causas de hepatomegalia
As principais causas de hepatomegalia são:
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Esteatose hepática;
- Uso de medicamentos;
- Doenças causadas por parasitas ou bactérias;
- Hepatites agudas;
- Insuficiência cardíaca;
- Leucemia;
- Linfoma;
- Cirrose;
- Doenças nutricionais, como marasmo ou kwashiorkor;
- Doença de Niemann-Pick.
Outras causas menos frequentes de hepatomegalia são abscessos ou cistos no fígado, que podem ser identificados por meio de exames de imagem como tomografia abdominal ou ultrassom.
Como é feito o diagnóstico
Os exames de imagem como a ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, podem ser necessários para o diagnóstico da hepatomegalia, uma vez que apenas o exame físico pode não ser suficiente para medir o fígado com precisão.
A identificação da causa da hepatomegalia é um passo importante para que o tratamento apropriado possa ter início. Dessa forma, outros exames como a dosagem de enzimas hepáticas, fosfatase alcalina, bilirrubinas e testes no sangue para identificar vírus ou parasitas podem ser indicados ainda na avaliação inicial e variam conforme a suspeita. Conheça os principais exames para avaliar o fígado.
Como é feito o tratamento
O tratamento da hepatomegalia depende da doença que está causando o aumento do fígado e pode envolver o uso de medicamentos como antiparasitários, antivirais, estatinas, antibióticos, quimioterapia, radioterapia e até mesmo cirurgia, no caso de tumores, por exemplo. Conheça os principais medicamentos utilizados no tratamento de doenças do fígado.
No entanto, independente da causa da hepatomegalia, mudanças de hábitos como evitar o consumo de bebidas alcoólicas, adoção de uma alimentação equilibrada e prática regular de atividade física também são importantes. Veja os alimentos que são bons para o fígado.