Hernia de spiegel: o que é, sintomas, causas e tratamento

Hérnia de spiegel é um tipo raro de hérnia abdominal que causa sintomas como um caroço entre a região central do umbigo e o osso da bacia.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Gastroenterologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse tipo de hérnia surge devido a uma fragilidade da fáscia espigeliana, fazendo com que uma parte do intestino consiga atravessar o músculo do abdômen, sendo causada por fatores congênitos ou aumento da pressão intra-abdominal, como no caso de gravidez ou trauma abdominal.

Leia também: Hérnia abdominal: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/hernia-abdominal

O tratamento da hérnia de spiegel é feito pelo cirurgião geral através de cirurgia aberta ou por videolaparoscopia, pois esse tipo de hérnia pode causar complicações, como estrangulamento do intestino ou obstrução intestinal.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de hérnia de spiegel

Os principais sintomas de hérnia de spiegel são:

  • Caroço entre a região central do umbigo e o osso da bacia;
  • Dor ou desconforto abdominal, não relacionada à alimentação ou doenças;
  • Alterações dos hábitos intestinais, como prisão de ventre;
  • Sangue nas fezes.

O caroço e/ou a dor no abdômen podem aparecer principalmente quando se está de pé ou ao fazer força na região abdominal, como ao rir, levantar peso, tossir ou evacuar, por exemplo.

Na presença de sintomas de hernia de spiegel é importante consultar o clínico geral ou gastroenterologista, para que seja diagnosticada e feito o tratamento cirúrgico, já que esse tipo de hérnia tem alto risco de complicações.

Caso surjam sintomas de hérnia encarcerada, como vermelhidão ou inchaço na pele sobre o local da hérnia, náuseas, vômitos ou febre, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro. Saiba identificar os sintomas de hérnia encarcerada.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da hérnia de spiegel é feito pelo clínico geral ou gastroenterologista através da avaliação dos sintomas, exame físico e histórico de aumentos crônicos da pressão abdominal.

Marque uma consulta com o gastroenterologista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além disso, para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar exames de imagem, como ultrassom abdominal ou tomografia computadorizada pois permitem avaliar o conteúdo da hérnia.

Possíveis causas

As principais causas da hérnia de spiegel são:

  • Defeitos congênitos na parede abdominal;
  • Obesidade ou sobrepeso;
  • Tosse crônica;
  • Traumas na parede abdominal;
  • Gravidez;
  • Prisão de ventre crônica;
  • Cirrose hepática com ascite.

Além disso, a hérnia de spiegel pode surgir devido ao envelhecimento ou doenças do colágeno, que aumentam o risco de fragilidade da parede abdominal.

Leia também: Hérnia: o que é, tipos, sintomas e tratamento tuasaude.com/hernia

Como é feito o tratamento

O tratamento da hérnia de spiegel deve ser feito com orientação do gastroenterologista ou clínico geral e normalmente envolve cirurgia por videolaparoscopia ou cirurgia aberta. Saiba como é feita a videolaparoscopia.

Assim, durante a cirurgia, conhecida como herniorrafia, o cirurgião geral, reintroduz o intestino no interior do abdômen e coloca uma tela na parede abdominal para corrigir sua fragilidade, evitando complicações.

Caso a hérnia esteja encarcerada, o cirurgião também pode remover partes do intestino afetada.

Leia também: Herniorrafia: o que é, quando é indicada e como é feita tuasaude.com/herniorrafia-inguinal

Possíveis complicações

A hérnia de spiegel tem alto risco de causar complicações como encarceramento ou estrangulamento do intestino ou obstrução intestinal que necessitam que atendimento médico e tratamento imediatos.

Leia também: Obstrução intestinal: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/obstrucao-intestinal

Além disso, a cirurgia da hérnia de spiegel também pode causar complicações, como infecção da tela ou na cicatriz, lesão no intestino ou outros órgãos abdominais, hematomas ou seroma. Entenda o que é seroma.