Hérnia hiatal por deslizamento: o que é, sintomas, causas e tratamento

Hérnia hiatal por deslizamento é a passagem de uma parte do estômago para o tórax através do hiato, que é uma abertura do diafragma que separa o abdômen do tórax, causando sintomas como azia, dor de estômago e refluxo.

A causa desse tipo de hérnia, também chamada de hérnia de hiato tipo I, não é completamente conhecida, mas parece estar relacionada com o aumento da pressão abdominal, sendo mais comum de ocorrer devido ao refluxo gastroesofágico.

Leia também: Hérnia de hiato: o que é, sintomas e quando fazer cirurgia tuasaude.com/hernia-de-hiato

O tratamento da hérnia hiatal por deslizamento é feito pelo gastroenterologista e, geralmente, envolve o uso de medicamentos, como protetores gástricos e antiácidos, e mudanças de hábitos alimentares e, em alguns casos, cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de hérnia hiatal por deslizamento

Os principais sintomas da hérnia hiatal por deslizamento são:

  • Sensação de queimação no estômago;
  • Retorno do conteúdo do estômago para o esôfago para a boca;
  • Dor no estômago;
  • Dor para engolir;
  • Rouquidão ou tosse constante;
  • Arrotos constantes ou náuseas.

É importante consultar o gastroenterologista sempre que surgirem os sintomas de hérnia de hiato por deslizamento, para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.

Leia também: 11 sintomas de hérnia de hiato (e como aliviar) tuasaude.com/sintomas-de-hernia-do-hiato

Além disso, quando ocorre obstrução ou estrangulamento da hérnia podem surgir dor no peito que irradia para as costas ou náuseas e vômitos persistentes. 

Nesses casos, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro para realizar o tratamento, que é feito com cirurgia.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da hérnia hiatal por deslizamento é feito pelo gastroenterologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exames de imagem.

Marque uma consulta com o gastroenterologista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Assim, podem ser solicitados exames, como raio X de tórax com contraste de bário, também chamado esofagograma, ou endoscopia digestiva alta. Saiba como é feita a endoscopia digestiva.

Além disso, podem ser solicitados outros exames, como manometria esofágica ou teste de pH do esôfago, chamado phmetria esofagiana.

Leia também: Esofagograma: o que é, para que serve e como é feito tuasaude.com/esofagograma

Possíveis causas

As principais causas de hérnia hiatal por deslizamento são:

  • Refluxo gastroesofágico crônico;
  • Obesidade ou sobrepeso;
  • Tosse crônica;
  • Gravidez;
  • Prisão de ventre crônica;
  • Vômitos frequentes;
  • Alterações congênitas no hiato.

Além disso, outras causas são enfraquecimento do diafragma com o envelhecimento natural do corpo, exercícios físicos que exigem elevação de peso ou traumas físicos.

Essas condições podem resultar no aumento da pressão dentro do abdome e afrouxamento da musculatura do diafragma, permitindo que uma parte do estômago deslize pelo hiato e passe para o tórax.

Como é feito o tratamento

O tratamento para hérnia hiatal por deslizamento deve ser feita com orientação do gastroenterologista para aliviar os sintomas e evitar complicações, como o obstrução da hérnia.

Os principais tratamentos para hérnia hiatal por deslizamento são:

1. Alterações na dieta

As alterações na dieta podem ser indicadas pelo médico para aliviar os sintomas do refluxo gastroesofágico, que é a principal causa da hérnia hiatal por deslizamento.

Assim, é recomendado não ficar muito tempo em jejum, comer frutas, fazer refeições em porções menores e evitar se deitar logo após as refeições.

Além disso, deve-se evitar consumir alimentos gordurosos e ricos em cafeína, e também evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Veja mais sobre a dieta para refluxo gastroesofágico.

No caso da hérnia hiatal por deslizamento ser causada por obesidade ou sobrepeso, deve-se fazer uma dieta balanceada e pobre em calorias, orientada pelo nutricionista, e praticar exercícios físicos para a perda de peso.

Leia também: Dieta para Emagrecer: o que comer, evitar (e cardápio) tuasaude.com/dieta-para-emagrecer

2. Uso de remédios

Os remédios para hérnia hiatal por deslizamento podem ser indicados pelo médico para aliviar a sensação de queimação no estômago, refluxo e azia.

Assim, podem ser indicados antiácidos ou inibidores da produção de ácido pelo estômago, como hidróxido de magnésio, omeprazol, esomeprazol ou pantoprazol, por exemplo.

Além disso, o médico também pode indicar o uso de aceleradores do esvaziamento gástrico, como metoclopramida e domperidona.

Leia também: 7 remédios para refluxo gastroesofágico (e como usar) tuasaude.com/remedios-para-refluxo

3. Cirurgia

A cirurgia para hérnia hiatal por deslizamento não é indicada em todos os casos, sendo recomendada apenas em situações em que o refluxo provoca inflamação grave no esôfago, chamada esofagite, e que não melhora com tratamento com dieta e remédios.

Além disso, a cirurgia pode ser feita como tratamento de emergência quando ocorre obstrução ou estrangulamento da hérnia.

Como evitar hérnia hiatal por deslizamento

As medidas para prevenir que uma pessoa desenvolva hérnia hiatal por deslizamento são parecidas com as recomendações para o alívio dos sintomas de doença do refluxo.

Desta forma, para evitar a hérnia hiatal por deslizamento é recomendado reduzir o consumo de alimentos com alto teor de gordura e açúcar, assim como, diminuir a quantidade do uso de bebidas alcoólicas e com cafeína.

Vídeos relacionados

REFLUXO GASTROESOFÁGICO: o que é, sintomas, como evitar e tratamento

07:32 | 93.508 visualizações

Pare de sofrer com esofagite AGORA!

07:47 | 588.284 visualizações