Herpes genital é uma infecção sexualmente transmissível causada pelo vírus Herpes simplex, que pode ser transmitido pela relação sexual sem camisinha ou pelo contato direto com lesões da região genital causadas pelo vírus.
O principal sinal de infecção pelo vírus do herpes normalmente é o aparecimento de lesões e vesículas na região genital, que podem causar dor e desconforto e ser acompanhadas por outros sintomas como mal estar geral, febre e dor muscular, por exemplo.
É importante que o ginecologista ou urologista seja consultado assim que for identificada a presença de uma ferida na região genital, pois assim é possível iniciar o tratamento para diminuir a taxa de multiplicação do vírus, tratar as lesões e prevenir a transmissão.
Sintomas de herpes genital
Os sintomas mais comuns de herpes genital são:
- Aparecimento de vesículas e bolhas na região genital;
- Saída de líquido pelas vesículas;
- Vermelhidão local;
- Ardor, dor e coceira na região genital;
- Desconforto para urinar e/ ou defecar, dependendo do local das feridas.
Os sintomas do herpes genital costumam aparecer entre 10 a 15 dias após o contato com o vírus, sendo os principais no pênis e na vulva. No entanto, também podem surgir lesões na região vaginal, colo do útero e próximo à região anal. Veja mais detalhes dos sintomas do herpes genital.
Teste online de sintomas
Para saber quais as suas chances de ter herpes genital, por favor, selecione os sintomas que apresenta:
Este teste serve apenas como meio de orientação. Portanto, não tem o objetivo de dar um diagnóstico e nem substitui a consulta com o urologista, ginecologista ou infectologista.
Como confirmar o diagnóstico
Para confirmar a infecção por herpes genital é importante consultar um ginecologista, no caso das mulheres, ou um urologista, no caso dos homens.
O diagnóstico inicial do herpes genital é feito pelo médico a partir da avaliação dos sinais e sintomas apresentados. Caso seja identificada a presença de lesões sugestivas de herpes genital, o médico pode pedir exames de sangue e da secreção da ferida, para identificar a presença do vírus do herpes e confirmar o diagnóstico.
Como acontece a transmissão
A principal forma de transmissão do herpes genital é por meio da relação sexual desprotegida, ou seja, sem camisinha, seja ela vaginal, anal ou oral.
Além disso, o vírus pode ser transmitido por meio do contato com a secreção das feridas ou através do contato com a secreção vaginal ou peniana de uma pessoa com infecção ativa pelo Herpes simplex. Saiba mais sobre a transmissão do herpes genital.
Leia também: Herpes: o que é, sintomas, tipos, transmissão e tratamento tuasaude.com/herpes-o-que-eTratamento para herpes genital
O tratamento para herpes genital deve ser orientado pelo médico, sendo normalmente recomendado o uso de comprimidos antivirais, como o Aciclovir, Fanciclovir ou Valaciclovir, por cerca de 7 dias ou de acordo com a orientação médica. Confira mais detalhes do tratamento para herpes genital.
Pomadas para herpes genital
Em alguns casos, o médico pode ainda recomendar o uso de pomadas, que devem ser aplicadas diretamente nas feridas do herpes. Essas pomadas têm propriedades antivirais, que ajudam a diminuir a taxa de multiplicação do vírus, aliviando os sintomas e evitando a transmissão da doença.
Herpes genital tem cura?
A herpes genital não tem cura, já que o vírus não consegue ser eliminado do corpo, permanecendo nas células na sua forma "adormecida" e podendo ser ativado quando o sistema imunológico encontra-se enfraquecido.
Apesar de não ter cura, é possível controlar os sintomas e diminuir o risco de transmissão do vírus para outras pessoas através da realização do tratamento indicado pelo médico. Saiba como controlar o herpes genital.
Como prevenir
A principal forma de prevenção do herpes genital é através do uso de camisinha em todas as relações sexuais, evitar ter relações sexuais com pessoas que apresentam lesões na região genital que possivelmente são indicativas de infecção pelo vírus do herpes e evitar o contato com secreções vaginais e penianas.