O que é:
A hidroquinona é um remédio indicado para o clareamento gradual de manchas, como melasma, sardas, manchas senis, e outras condições em que ocorre hiperpigmentação por produção excessiva de melanina, que é o pigmento que dá cor à pele.
Esse remédio pode ser comprado em farmácias ou drogarias, na forma de creme ou gel contendo 40 mg/g de hidroquinona, sendo vendido mediante apresentação de receita médica.
A hidroquinona pode ser encontrada com os nomes comerciais Solaquin, Cleankinol ou Claquinona, por exemplo, podendo em algumas formulações estar associada a outras substâncias, como tretinoína ou fluocinolona, por exemplo, e deve ser usada somente com indicação do dermatologista.
Para que serve
A hidroquinona é indicada para clarear gradualmente manchas na pele, nas seguintes situações:
- Melasmas;
- Cloasmas;
- Sardas;
- Melanose solar;
- Manchas senis.
A hidroquinona age inibindo assim a formação de melanina, que é o pigmento que dá coloração à pele. Desta forma, com a diminuição da produção de melanina, a mancha vai ficando cada vez mais clara.
Além disso, embora mais lentamente, a hidroquinona provoca mudanças estruturais nas membranas das organelas dos melanócitos, acelerando a degradação dos melanossomas, que são as células responsáveis pela produção de melanina.
A hidroquinona também pode estar associada a outras substâncias, como retinoides, para potencializar o efeito despigmentante, ou corticoides, para reduzir a inflamação da pele, devendo ser usada sempre com orientação do dermatologista.
Como usar
A hidroquinona deve ser usada aplicando uma fina camada sobre a pele na área a ser tratada, sendo que a dose normalmente recomendada para adultos ou crianças com mais de 12 anos é de 1 aplicação, duas vezes por dia, uma de manhã e outra à noite, ou a critério do médico.
O creme deve ser utilizado até à despigmentação adequada da pele, devendo ser aplicado por mais alguns dias para manutenção.
Caso não seja observada a despigmentação esperada após 2 meses de tratamento, o produto deve ser descontinuado, devendo-se informar o médico.
Cuidados durante o tratamento
Durante o tratamento com hidroquinona, devem-se ter os seguintes cuidados:
- Evitar exposição ao sol enquanto se estiver a fazer o tratamento;
- Usar protetor solar FPS 30 ou superior, indicado pelo médico;
- Evitar aplicar em áreas extensas do corpo;
- Lavar as mãos antes da aplicação da hidroquinona;
- Lavar as mãos após aplicar a hidroquinona, exceto nos casos em que o tratamento é na pele das mãos;
- Testar primeiro o produto em uma pequena região da pele e esperar 24h para ver se surge alguma reação alérgica;
- Suspender o tratamento caso ocorram reações na pele, como coceira, inflamação ou formação de bolhas.
Além disso, deve-se falar com o médico sobre os produtos que podem continuar a ser aplicados na pele, de forma a evitar interações medicamentosas.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com a hidroquinona são vermelhidão, coceira, inflamação excessiva, surgimento de bolhas e sensação leve de queimação.
Quem não deve usar
A hidroquinona não deve ser usada por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.
Além disso, deve-se evitar o contato com os olhos e caso se dê o contato acidental, deve-se lavar com água abundante. Também não deve ser usado na pele irritada, com feridas ou na presença de queimaduras solares.
Conheça outras opções para clarear manchas da pele.