A hipertrofia de adenoide é o aumento do tamanho da adenoide, podendo causar sintomas como dificuldade para respirar pelo nariz, respiração pela boca durante o sono, roncos excessivos e problemas para dormir.
A adenoide é um conjunto de tecido linfático que está próximo da cavidade nasal e faz parte do sistema imunológico, podendo estar aumentada em caso de infecções, alergias ou refluxo gastroesofágico, por exemplo. Entenda melhor o que é adenoide e para que serve.
Em caso de suspeita de hipertrofia de adenoide, é recomendado consultar um otorrinolaringologista. O tratamento depende da sua causa e pode envolver medicamentos, como antialérgicos ou antibióticos, ou a cirurgia de adenoide em alguns casos.
Principais sintomas
Os principais sintomas de hipertrofia de adenoide são:
- Dificuldade para respirar pelo nariz;
- Respirar pela boca, especialmente durante o sono;
- Roncar excessivamente;
- Boca e/ou lábios secos;
- Tosse persistente;
- Dificuldade para dormir, sono não reparador e/ou cansaço.
No entanto, os sintomas da hipertrofia de adenoide variam dependendo do tamanho das adenoides e da gravidade da obstrução que causam nas vias aéreas, que, em alguns casos, predispõe ao surgimento de infecções de ouvido ou respiratórias.
A hipertrofia de adenoide pode prejudicar a respiração enquanto a pessoa dorme, contribuindo para desenvolvimento de apneia do sono, que também pode causar sintomas como pausas na respiração e engasgos frequentes à noite. Saiba o que é apneia do sono e os sintomas.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da hipertrofia de adenoide é feito pelo otorrinolaringologista baseado nas características dos sintomas, histórico de saúde da pessoa, e exames como o raio-x de cabeça e pescoço ou nasofibroscopia, que permitem avaliar o tamanho das adenoides. Veja para que serve e como é feito o exame de nasofibroscopia.
Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o otorrinolaringologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:
Possíveis causas
As principais causas de hipertrofia de adenoide são:
- Infecções respiratórias, como amigdalites, sinusites ou resfriados;
- Refluxo gastroesofágico;
- Alergias;
- Inalação frequente de fumaça ou ar poluído;
- Linfoma ou tumor, embora sejam mais raros.
Normalmente, hipertrofia de adenoide é provocada pela inflamação persistente ou recorrente das adenoides, que é chamada de adenoidite, e estimula o aumento do seu tamanho. Entenda melhor o que é adenoidite e os sintomas.
Como é feito o tratamento
O tratamento da hipertrofia de adenoide sempre que possível deve ser específico para a sua causa, podendo envolver medicamentos como antibióticos, em caso de infecções, antialérgicos e corticoides nasais, se existirem alergias, ou antiácidos.
No entanto, nos casos mais graves ou persistentes de hipertrofia de adenoide, o médico pode indicar a cirurgia de adenoide para desobstruir as vias aéreas, o que também pode contribuir para evitar o surgimento de infecções frequentes. Confira quando é indicada a cirurgia de adenoide e como é feita.