Hipotensão é quando o valor de pressão arterial é inferior a 90 mmHg x 60 mmHg associada a um ou mais sintomas como mal-estar, dor de cabeça, confusão mental, tontura, fraqueza ou desmaio.
A hipotensão arterial, conhecida popularmente como pressão baixa, é muito comum após uma mudança de postura repentina, como levantar da cama rápido, mas também pode surgir devido a situações como gravidez, desidratação e doenças cardíacas, por exemplo.
Leia também: Pressão baixa: sintomas, como saber, causas e o que fazer tuasaude.com/pressao-baixaÉ aconselhado consultar o cardiologista ou clínico geral quando existe suspeita de hipotensão, especialmente na presença de sintomas, de forma a identificar se existe algum problema que necessita de tratamento adequado.
Sintomas de hipotensão
Os principais sintomas da hipotensão são:
- Mal-estar;
- Visão turva ou embaçada;
- Confusão mental;
- Dor no peito;
- Dor de cabeça;
- Batimentos cardíacos irregulares;
- Náusea ou vômitos;
- Desmaio.
No entanto, a hipotensão arterial pode não causar qualquer sintoma, especialmente em pessoas que normalmente já têm a pressão mais baixa.
Tipos de hipotensão
Os principais tipos de hipotensão são:
1. Hipotensão postural
A hipotensão postural, também chamada hipotensão ortostática, consiste em uma queda rápida da pressão arterial, principalmente quando a pessoa se levanta rapidamente da posição deitada ou sentada, provocando tontura, perda do equilíbrio e desmaio.
Leia também: Hipotensão postural (ortostática): o que é, causas e tratamento tuasaude.com/hipotensao-postural2. Hipotensão na gravidez
A hipotensão na gravidez é comum no início da gestação, sendo causada por alterações hormonais comuns desta fase que estimulam o relaxamento dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial.
Leia também: Pressão baixa na gravidez: sintomas, o que fazer e riscos tuasaude.com/pressao-baixa-na-gravidez3. Hipotensão pós-prandial
A hipotensão pós-prandial é um tipo de hipotensão comum nos idosos, surgindo geralmente após o consumo de alimentos e causando tontura e enjoo.
A hipotensão pós-prandial pode ser causada por fatores como idade avançada, comer refeições grandes, desidratação ou calor excessivo.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da hipotensão deve ser feito pelo cardiologista a partir dos sintomas, do histórico de saúde pessoal e familiar e da avaliação da pressão arterial.
Marque uma consulta com o especialista mais perto da sua região, se deseja confirmar o risco de hipotensão:
Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar um exame de sangue, a realização de ecocardiograma e o tilt test, ou teste de inclinação ou teste de estresse postural, para investigar como o corpo reage às mudanças de posição.
Calculadora de pressão arterial
Se acha que pode estar com hipotensão, ou pressão baixa, insira seus dados na nossa calculadora:
Esta calculadora deve ser usada apenas como uma ferramenta de orientação e, assim, não deve substituir a consulta com o cardiologista ou clínico geral.
Possíveis causas
Alguns fatores que podem contribuir o desenvolvimento da hipotensão incluem:
- Gravidez;
- Desidratação;
- Problemas cardíacos, como infarto e insuficiência cardíaca;
- Problemas endócrinos, como doença de Addison, hipoglicemia ou diabetes;
- Ferimentos graves ou hemorragia interna;
- Infecção generalizada;
- Uso de remédios, como diuréticos, beta bloqueadores, antidepressivos e remédios para disfunção erétil.
Além disso, outra causa da hipotensão é a anemia causada por deficiência de vitamina B12, folato e ferro. Entenda melhor as principais causas da pressão baixa.
Como é feito o tratamento
Os tratamentos que podem ser indicados pelo médico para a hipotensão são:
1. Autocuidados
Os autocuidados indicados para ajudar a tratar a hipotensão incluem:
- Sentar com a cabeça no meio das pernas, em um local fresco e arejado;
- Deitar com as pernas elevadas, pois permite que o sangue flua em direção ao coração e ao cérebro mais facilmente, regulando a pressão;
- Afrouxar as roupas, especialmente em volta do pescoço, para respirar melhor;
- Levantar devagar, respirando profundamente;
- Beber líquidos como água, chás e sucos, em pequenos volumes, para ajudar a aumentar a pressão.
No entanto, se os sintomas persistirem por mais de 15 minutos, deve-se procurar o atendimento médico de urgência para que sejam identificados os problemas de saúde e tratados adequadamente. Veja o que fazer quando a pressão está baixa.
2. Medicamentos
Em casos de hipotensão ortostática, o médico pode prescrever medicamentos que ajudam na retenção de sódio, como a Fludrocortisona, ou anti-inflamatórios não esteroides, que melhoram a hipotensão postural.
Quando a hipotensão é causada por problemas de saúde, como diabetes, hipoglicemia, anemia e insuficiência cardíaca, por exemplo, o médico indica o tratamento específico para cada doença.
Como prevenir a hipotensão
Algumas medidas que ajudam a prevenir a hipotensão são:
- Usar meias de compressão, para ajudar no retorno do sangue das pernas para o coração, melhorando a pressão arterial;
- Fazer refeições com pouco volume, fracionando as refeições a cada 2 ou 3 horas;
- Evitar fazer atividades físicas com estômago vazio, ingerindo alimentos antes de treinar;
- Tomar os remédios para pressão alta corretamente, conforme as orientações do médico e nunca em doses superiores à recomendada;
- Evitar locais quentes e fechados, e também usar roupas leves;
Além disso, praticar atividade física regularmente, ajuda a fortalecer os músculos dos braços e das pernas, fazendo com que o sangue chegue mais facilmente ao coração e cérebro.