Impingem: o que é, sintomas, causas e tratamento

A impingem, popularmente conhecida como impinge, é uma infecção da pele causada por fungos, que leva ao aparecimento de manchas vermelhas na pele, que podem descamar e coçar. Dependendo do tipo de fungo, pode ainda haver alterações no couro cabeludo, como perda de cabelo e caspa intensa.

Os fungos que causam a impingem são denominados dermatófitos e, por isso, a infecção pode também ser chamada de dermatofitose. Estes fungos são aqueles que apresentam maior afinidade pela queratina, que é uma proteína presente na pele, cabelos e pelos e, por isso, os sintomas são notados nessas regiões.

A impingem é mais frequente em crianças e idosos, porém pode acontecer em qualquer idade devido a alguns fatores como ter contato direto com outra pessoa afetada, ter uma higiene pouco adequada ou apresentar transpiração excessiva, principalmente na virilha, tronco, axilas e pescoço.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de impingem são:

  • Manchas vermelhas na pele, arredondadas e com bordas bem definidas;
  • Manchas que podem descamar e coçar;
  • Aparecimento de manchas em vários locais do corpo;
  • Descamação do couro cabeludo e perda de cabelo no local afetado.

Os sintomas podem persistir por vários dias e as manchas podem espalhar-se facilmente atingindo áreas próximas quando não são tratadas com o uso de medicamentos antifúngicos receitados pelo médico.

É importante consultar um dermatologista assim que surgirem as primeiras manchas, pois apesar de não ser uma infecção grave, a impingem é bastante incômoda e contagiosa, podendo ser facilmente transmitida para outras pessoas.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de impingem é feito pelo dermatologista através do exame dermatológico, em que são observadas as características das lesões de pele.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Podem também ser realizados outros exames como raspado da lesão, análise microbiológica e exame da lâmpada de Wood, em que o médico avalia a fluorescência da mancha quando exposta à luz UV, sendo útil para a identificação de alguns tipos de fungos e realização de diagnóstico diferencial. Entenda o que é e como é feito o exame da lâmpada de Wood.

O que causa a impingem

A impingem acontece devido ao crescimento excessivo de fungos que se encontram naturalmente na pele, que são os denominados dermatófitos. O crescimento desses fungos é favorecido quando o local é muito quente e úmido, como no caso das dobras de pele.

Além disso, existem outros fatores que facilitam o crescimento dos fungos como:

  • Viver num local quente e úmido;
  • Ter contato próximo com uma pessoa afetada;
  • Compartilhar roupas com alguém que tenha uma infecção por fungos;
  • Usar roupa muito apertada e/ou feita de material sintético;
  • Não ter uma higiene corporal adequada, especialmente depois de transpirar;
  • Ter alguma doença crônica como diabetes;
  • Ter o sistema imune enfraquecido.

A impingem também pode ser transmitida por animais, especialmente se existirem animais domésticos dentro de casa que tenham algum tipo de alteração na pele. Assim, o ideal é levar o animal ao veterinário regularmente, para identificar problemas como a impingem, que podem ser tratados rapidamente, diminuindo o risco de transmissão para as pessoas.

Como é feito o tratamento

O tratamento para impingem na pele deve ser indicado pelo dermatologista e normalmente é feito com o uso de cremes e pomadas antifúngicas, como clotrimazol ou cetoconazol, que devem ser aplicados no local da lesão para eliminar o excesso de fungo e aliviar os sintomas.

Os principais antifúngicos utilizados para o tratamento da impingem são:

  • Clotrimazol;
  • Cetoconazol;
  • Isoconazol;
  • Miconazol;
  • Terbinafina.

Normalmente, estes remédios devem ser aplicados diretamente nas regiões afetadas durante 2 semanas, mesmo após o desaparecimento dos sintomas, para garantir que todo o fungo foi eliminado. Confira todos os remédios e pomadas indicadas para o tratamento da impingem.

Durante o tratamento, é ainda recomendado manter uma boa higiene pessoal, manter todas as regiões bem lavadas e secas, evitar a partilha de objetos pessoais e evitar coçar as feridas, pois isso pode aumentar o risco de transmissão da doença.

Além do tratamento com antifúngicos, alguns remédios caseiros podem ser indicados como forma de complementar o tratamento, pois possuem propriedades antimicrobianas e ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Confira algumas opções de remédio caseiro para impingem.

Como prevenir

Os fungos responsáveis pela impingem podem passar facilmente de uma pessoa para outra e, por isso, é importante que se tenha alguns cuidados para pegar a infecção, como:

  • Manter a pele sempre seca e limpa, principalmente as dobras, como axilas, virilha e pescoço;
  • Evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como toalha, escova de cabelo e roupas;
  • Evitar o contato direto com as manchas de outras pessoas;
  • Ter uma alimentação saudável e pobre em açúcar, já que pode facilitar o desenvolvimento de fungos.

Caso seja verificada qualquer alteração na pele, é importante consultar o dermatologista para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, podendo ser também evitado o contágio de outras pessoas.