Implante de barba: o que é, quando fazer, cuidados e complicações

O que é:

O implante de barba é um procedimento que consiste na retirada de pelo do couro cabeludo e colocação na área do rosto, onde cresce a barba.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Geralmente, o implante de barba é indicado para homens que têm poucos pelos na barba por razões genéticas ou por algum acidente, como queimadura no rosto.

Para fazer o implante de barba é necessário consultar um dermatologista que vai indicar as técnicas cirúrgicas mais adequadas para cada caso. Novas técnicas de implante de barba têm sido desenvolvidas, garantindo uma aparência mais natural e causando menos complicações após o procedimento.

Imagem ilustrativa número 1

Quando fazer o implante

O implante de barba pode ser feito por qualquer homem, mas geralmente é realizado em homens que apresentam barba rala ou que têm alguma cicatriz no rosto que gostariam de cobrir.

Como é feito

O implante de barba é realizado por um dermatologista, especialista em cirurgia, em um hospital ou clínica. Este procedimento é feito com anestesia local e consiste na retirada de pelos, principalmente do couro cabeludo, que são implantados no rosto, na área onde a barba está falhada e pode ser realizado por duas técnicas, que são: 

  • Extração de unidade folicular: também conhecida como FUE, é o tipo mais comum e consiste em retirar um pelo de cada vez, do couro cabeludo, e implantar um a um na barba. É o tipo indicado para corrigir pequenas falhas na barba;
  • Transplante de unidade folicular: pode ser chamada de FUT e trata-se de uma técnica que retira uma pequena parte onde cresce o cabelo do couro cabeludo e em seguida essa parte é introduzida na barba. Essa técnica permite que uma grande quantidade de pelos seja implantada na barba.

Independente da técnica utilizada, na região onde foram retirados os pelos não fica cicatrizes e novos pelos crescem nesta área. Além disso, o médico implanta os pelos no rosto de uma maneira específica para que eles cresçam no mesmo sentido e tenham um aspecto natural. Estas técnicas são muito parecidas com as técnicas utilizadas no transplante capilar. Veja mais como é feito o transplante capilar

Cuidados após o implante

Nos primeiros 5 dias após a realização do implante de barba, não é recomendado lavar o rosto, pois manter o local seco permite que os pelos sejam cicatrizados na posição correta. Além disso, não é aconselhado passar lâmina de barbear no rosto, pelo menos nas primeiras semanas, pois pode provocar ferimentos e sangramentos no local. 

O médico poderá receitar antibióticos e anti-inflamatórios que devem ser tomados conforme indicação, pois evitam infecção e aliviam a dor no local do implante. Geralmente, não é necessário remover os pontos, pois o próprio corpo os absorve. 

É comum que as áreas do couro cabeludo e do rosto fiquem avermelhadas nas primeiras duas primeiras semanas, não sendo necessário passar nenhum tipo de pomada ou creme. 

Possíveis complicações

As técnicas de implante de barba estão cada vez mais desenvolvidas e por isso as complicações neste tipo de procedimento são muito raras. Entretanto, podem acontecer situações em que os pelos crescem de forma irregular, dando aparência de falhas ou as áreas do couro cabeludo ou do rosto podem ficar inchadas, por isso, é importante retornar às consultas de acompanhamento com o médico.

Além disso, é importante procurar rapidamente o médico caso surjam sintomas como febre ou sangramento, pois podem ser sinais de infecção.

Vídeos relacionados

BARBA: 7 passos naturais para crescer mais rápido

05:30 | 68.064 visualizações