Indapamida é um diurético indicado para o tratamento da pressão alta, pois promove maior eliminação de sódio, cloretos e água pelos rins, através da urina, controlando a pressão arterial.
Esse remédio é encontrado na forma de comprimidos contendo 1,5 mg ou 2,5 mg de indapamida, com os nomes comerciais Natrilix, Indapen Sr ou Flux Sr, podendo estar associado ao perindopril arginina e/ou anlodipino, com os nomes Acertalix ou Triplixam, por exemplo.
A indapamida deve ser usada somente com indicação do cardiologista, com acompanhamento médico regular, de forma a avaliar a eficácia do tratamento para baixar a pressão alta e o surgimento de efeitos colaterais.
Para que serve
A indapamida é indicada para o tratamento pressão alta, pois aumenta a eliminação de sal pela urina, e quando o sal é eliminado, leva junto a água do sangue, diminuindo a quantidade de líquido nas veias e artérias.
O uso da indapamida deve ser feito com orientação do cardiologista e deve estar associado a alterações na dieta e a pratica de atividades físicas regularmente.
Leia também: Dieta para hipertensão: o que comer, o que evitar e cardápio tuasaude.com/dieta-para-hipertensaoComo tomar
A indapamida deve ser usada por via oral, com um copo de água, de preferência de manhã, sempre no mesmo horário.
A posologia da indapamida varia com a dose do comprimido e substâncias associadas, que inclui:
1. Indapamida 1,5 mg
A posologia da indapamida 1,5 mg (Natrilix, Indapen Sr ou Flux Sr) para o tratamento da pressão alta em adultos é de 1 comprimido de 1,5 mg, 1 vez por dia.
2. Indapamida 2,5 mg
A dose da indapamida 2,5 mg (Natrilix) para adultos é de 1 comprimido, 1 vez por dia.
O uso desse remédio deve ser orientado pelo cardiologista, não devendo ultrapassar a dose de 2,5 mg de indapamida por dia.
Leia também: 12 Formas Naturais de Baixar a Pressão Alta (hipertensão) tuasaude.com/3-formas-de-controlar-a-pressao-alta-sem-remedio3. Perindopril arginina + indapamida
O perindopril arginina + indapamida (Acertalix) contém 5 ou 10 mg de perindopril arginina e 1,25 ou 2,5 mg de indapamida, sendo indicado somente para adultos.
A dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de perindopril arginina + indapamida, 1 vez por dia, tomado de manhã, de preferência antes de uma refeição.
A quantidade perindopril arginina + indapamida, ou seja, a dose no comprimido, deve ser indicada pelo cardiologista de acordo com a pressão arterial e resposta ao tratamento.
O perindopril arginina é um anti-hipertensivo inibidor da enzima conversora de angiotensina (IECA), usado em associação à indapamida, para potencializar seu efeito na redução da pressão arterial.
Leia também: Remédio para pressão alta: 10 tipos mais usados tuasaude.com/remedios-para-pressao-alta4. Perindopril arginina + indapamida + anlodipino
O perindopril arginina + indapamida + anlodipino (Trilexam) pode conter no comprimido diferentes doses dessas substâncias, como 5 ou 10 mg de perindopril arginina, 1,25 ou 2,5 mg de indapamida e 5 ou 10 mg de anlodipino.
A dose recomendada para adultos é de 1 comprimido de perindopril arginina + indapamida + anlodipino, 1 vez por dia, devendo ser iniciado com doses mais baixas, de acordo com a orientação do cardiologista.
A dose do Trilexam deve ser sempre orientada pelo cardiologista já que os comprimidos possuem diferentes quantidades de perindopril arginina + indapamida + anlodipino.
Leia também: Anlodipino: para que serve, como tomar e efeitos colaterais tuasaude.com/anlodipinoPossíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns da indapamida são manchas vermelhas ou rosas no corpo, tontura, cansaço excessivo, fraqueza, dor de cabeça, nariz escorrendo, cãibras ou dor nas costas.
Além disso, esse remédio pode causar reações alérgicas graves ou anafilaxia, devendo-se, nesses casos, ir imediatamente ao pronto-socorro. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.
Quem não deve usar
A indapamida é contraindicada nas seguintes situações:
- Menores de 18 anos;
- Gravidez ou amamentação;
- Insuficiência hepática ou renal graves;
- Encefalopatia hepática;
- Níveis baixos de potássio no sangue;
- Síndrome de má absorção de glicose galactose.
Além disso, a indapamida não deve ser usada por pessoas que tenham alergia à essa substância ou antibióticos da classe das sulfonamidas ou "sulfas".
Pessoas com histórico de angioedema, estreitamento da artéria renal ou insuficiência cardíaca desompensada, ou que estejam em tratamento com diálise, alisquireno, sacubitril ou valsartana, não devem usar a indapamida associada ao perindopril arginina.
Os comprimidos que contêm perindopril arginina também não devem ser usados por pessoas alérgicas aos inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA), como captopril, enalapril, ramipril ou lisinopril, por exemplo.