O índice de saturação da transferrina corresponde à quantidade, em porcentagem, de ferro que está ligada à transferrina. Dessa forma, é possível avaliar se o ferro está em excesso, em falta e se está conseguindo ser transportado pelo corpo corretamente.
A transferrina é uma proteína produzida principalmente pelo fígado que é responsável pelo transporte do ferro no sangue e alterações nos seus níveis podem afetar diretamente a medida do índice de saturação da transferrina. Entenda melhor o que é a transferrina e para que serve a sua dosagem.
Em caso de alterações no índice de saturação de transferrina, é recomendado consultar um hematologista ou clínico geral. Sua interpretação normalmente é feita levando em consideração o resultado de outros exames de sangue, como a dosagem de ferritina.
Para que serve
O índice de saturação de transferrina é indicado para:
- Identificar a deficiência de ferro;
- Verificar se o ferro está em excesso no organismo;
- Avaliar o transporte do ferro no sangue.
A análise do índice de saturação de transferrina é indicada principalmente em caso de suspeita de anemia ferropriva. Além da sua medida, é comum o médico indicar outros exames no sangue, como o hemograma e a dosagem de ferritina, para uma avaliação mais detalhada. Conheça outros exames indicados para confirmar a anemia.
Leia também: Anemia ferropriva: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/anemia-ferroprivaValores de referência
Geralmente, o valor normal de índice de saturação de transferrina varia de 20 a 50%, em homens, e 15 a 50%, nas mulheres. No entanto, seus valores de referência podem ser diferentes dependendo do laboratório em que o exame foi feito.
Especialmente nos estágios iniciais da deficiência de ferro, os valores do índice de saturação da transferrina podem estar normais. Neste caso, o exame da ferritina é mais indicado para avaliar os estoques de ferro no organismo. Confira o que é a ferritina e para que serve o seu exame.
O que significa o resultado
O resultado do índice de saturação da transferrina deve ser analisado pelo médico que, normalmente também leva em consideração outros exames de sangue, como a dosagem de ferritina, transferrina e/ou ferro sérico, para a sua interpretação.
Índice de saturação da transferrina baixo
As principais causas de índice de saturação de transferrina baixo, incluem:
- Deficiência de ferro;
- Uso de anticoncepcionais com estrogênio;
- Gravidez;
- Desnutrição;
- Câncer.
O índice de saturação da transferrina está baixo, principalmente quando o estoque de ferro do organismo cai, o que é comum em caso de anemia ferropriva, por exemplo. Veja o que é anemia ferropriva e os sintomas.
Índice de saturação da transferrina alto
As principais causas de índice de saturação de transferrina alto são:
- Uso excessivo de suplementos de ferro;
- Doenças renais, como a síndrome nefrótica, que podem levar à perda de transferrina na urina;
- Hepatite alcoólica ou cirrose, que podem diminuir a produção de transferrina;
- Transfusões de sangue frequentes;
- Hemocromatose, devido à absorção excessiva de ferro pelo intestino.
No entanto, o índice de saturação de transferrina alto normalmente indica um excesso de ferro no organismo, que pode afetar órgãos como coração e/ou fígado e provocar sintomas como cansaço, dor nas articulações e pele e olhos amarelados. Saiba mais sintomas do excesso de ferro no sangue.