A anemia é uma condição que, em geral, provoca muito cansaço, uma vez que o sangue não consegue distribuir de forma eficiente os nutrientes e o oxigênio pelo corpo, criando uma sensação de falta de energia.
Para compensar essa falta de energia, é muito comum sentir muita vontade de comer doces, especialmente chocolate, que também tem ferro, o que pode acabar promovendo o aumento de peso.
Os doces oferecem energia de forma simples, mas também contêm muitas calorias. Essas calorias, associadas à falta de atividade física da pessoa com anemia tende a engordar, principalmente enquanto não se corrige a anemia.
Como tratar a anemia para emagrecer
Caso se trate de anemia ferropriva, aquela que tem relação direta com uma alimentação mais pobre em ferro, é importante aumentar o consumo de legumes e verduras escuras para aumentar a disponibilidade de ferro no sangue. Confira os 7 melhores alimentos para tratar a anemia.
Além disso, é importante também optar por consumir carnes magras, como frango ou peru, pois além de possuírem ferro, também são ricas em proteínas, que ajudam a manter a sensação de saciedade, evitando o consumo de calorias excessivas que poderiam contribuir para o aumento do peso.
No caso dos vegetarianos, além dos legumes e das verduras, é ainda aconselhado fazer suplementação de vitamina B12, um tipo de vitamina que normalmente só é encontrada em alimentos de origem animal e que melhora a absorção do ferro, facilitando o tratamento da anemia.
Confira no vídeo a seguir como deve se alimentar para combater a anemia:
Tratamento para Anemia
03:04 | 1.389.511 visualizaçõesComo identificar os sintomas de anemia
Além da falta de energia, a anemia normalmente também é acompanhada de mal-estar geral, menor concentração, irritabilidade e dor de cabeça constante. Faça nosso teste online para saber quais as chances de estar com anemia.
É ainda importante fazer um exame de sangue para avaliar os níveis de ferritina, hemoglobina e hematócrito, que estão diminuídos durante a anemia. Pessoas que sofrem recorrentemente com anemia ou que fazem uma alimentação mais restritiva ou reduzida em ferro como no caso dos vegetarianos, devem fazer o exame de sangue mais frequentemente.