O que é:
O Indux é um remédio indicado para o tratamento da infertilidade feminina pois possui citrato de clomifeno na sua composição, que é uma substância capaz de estimular a ovulação em mulheres que não ovulam.
Antes de iniciar o tratamento com Indux, é importante que sejam realizados os exames indicados pelo ginecologista para excluir outras possíveis causas de infertilidade na mulher e a eficácia de outros tratamentos. Veja os principais exames para avaliar a fertilidade.
Este remédio pode ser comprado nas farmácias ou drogarias, mediante apresentação de receita médica, sob a forma de comprimidos contendo 50 mg de citrato de clomifeno.
Para que serve
O Indux é indicado para tratar a infertilidade feminina, causada pela falta de ovulação. Além disso, também pode ser indicado para estimular a produção de óvulos antes de realizar uma inseminação artificial ou qualquer outra técnica de reprodução assistida.
O citrato de clomifeno presente no Indux, age estimulando a ovulação em mulheres que não ovulam. O clomifeno compete com o estrogênio endógeno nos receptores estrogênicos no hipotálamo e leva ao aumento da produção das gonadotrofinas pituitárias, responsáveis pela secreção de GnRH, LH e FSH.
Este aumento resulta numa estimulação do ovário, com consequente maturação do folículo e desenvolvimento do corpo lúteo. A ovulação ocorre geralmente de 6 a 12 dias após o ciclo de Indux.
O Indux pode ser usado por homens?
O Indux não possui indicação aprovada pela ANVISA para o tratamento da infertilidade em homens.
No entanto, alguns estudos sugerem que homens com baixos níveis de testosterona podem se beneficiar do tratamento com o citrato de clomifeno, pois ao bloquear o efeito do estrogênio nas glândulas pituitárias, pode ocorrer um aumento da testosterona no corpo, o que pode ajudar a aumentar a quantidade de espermatozóides em homens com baixa quantidade de espermatozóide ou que tenham infertilidade com causa indefinida.
Porém ainda são necessários mais estudos que comprovem a eficácia do citrato de clomifeno para homens, assim como as doses seguras. Por isso, o uso desse remédio por homens só deve ser feito se indicado pelo médico, após avaliação das causas da infertilidade masculina, dos níveis hormonais de testosterona e dos riscos e benefícios do tratamento. Veja as principais causas de infertilidade masculina e como é o tratamento.
Como usar
O tratamento com Indux deve ser feito em 3 ciclos, de forma continua ou alternada, de acordo com a indicação do ginecologista.
A dose recomendada para o primeiro ciclo do tratamento é de 1 comprimido de 50 mg por dia, durante 5 dias, tomado sempre no mesmo horário, conforme orientado pelo ginecologista. Em mulheres que não menstruam, o tratamento pode ser iniciado em qualquer período do ciclo menstrual. Se for programada indução da menstruação pelo uso de progesterona ou se ocorrer menstruação espontânea, o medicamento deve ser administrado a partir do 5º dia do ciclo.
Se a ovulação ocorrer com esta posologia, não há vantagem em aumentar a dose nos 2 ciclos seguintes. Se a ovulação não ocorrer após o primeiro ciclo de tratamento com Indux, deve ser realizado um segundo ciclo com uma dose de 100 mg por dia, equivalente a 2 comprimidos, durante 5 dias, após 30 dias do tratamento anterior.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Indux são o aumento do tamanho dos ovários, ondas de calor, sintomas visuais, desconforto abdominal, náuseas, vômitos, dor de cabeça, sangramento uterino anormal e dor para urinar.
Quem não deve usar
O Indux não deve ser usado por pessoas com hipersensibilidade a qualquer componente presente na fórmula.
Além disso, o Indux não deve ser usado durante a gravidez e lactação, em pessoas com doença no fígado, com tumores hormônio-dependentes, sangramento uterino de origem indeterminada, cisto no ovário, exceto ovário policístico.