Uma infecção no sangue pode virar leucemia?

“Há um tempo tive candidíase e, depois, infecção urinária. Agora tenho me sentido muito cansado e notei que apareceram manchas roxas nas minhas pernas. Estou preocupado se a última infecção que tive passou para o sangue e virou leucemia. Isso pode acontecer?”

Jonathan Panoeiro
Neuropediatra CRM 1101544-RJ

A infecção no sangue não se transforma em leucemia. A infecção no sangue, conhecida como sepse, é uma condição que, embora seja grave, normalmente não tem relação com o desenvolvimento deste tipo de câncer.

A leucemia é um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos e o funcionamento da medula óssea. Sabe-se que fatores genéticos e ambientais estão associados ao seu desenvolvimento, mas a infecção no sangue não parece estar envolvida.

A leucemia pode causar sintomas como anemia, sangramentos, febre ou perda de peso, além de aumentar o risco de infecções devido às alterações no funcionamento do sistema imunológico.

Mesmo que a infecção no sangue não se torne uma leucemia, em caso de suspeita, é recomendado você consultar um hematologista ou clínico geral para uma avaliação detalhada e iniciar o tratamento mais adequado.  

Leucemia tem cura? Qual é o tratamento?

A leucemia tem cura em alguns casos, especialmente quando ela é identificada cedo e o tratamento é iniciado rapidamente. 

O tratamento da leucemia normalmente é orientado por um hematologista e pode envolver opções como quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou transplante de medula óssea, por exemplo. 

Nossa recomendação
Consulte um Hematologista para esclarecer todas as suas dúvidas. Não espere, cuide-se com os melhores profissionais.
Marcar consulta
67% dos leitores acham este conteúdo útil (12 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.

Marque consulta com um Hematologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.