O que é:
A infecção pulmonar, também chamada de infecção respiratória baixa, acontece quando algum tipo de fungo, vírus ou bactéria consegue se multiplicar nos pulmões, causando inflamação e levando ao aparecimento de alguns sintomas como febre, tosse, catarro e dificuldade para respirar, por exemplo.
Dependendo do local afetado no pulmão e dos sintomas apresentados, a infecção pulmonar pode ser dividida em vários tipos, sendo que as mais comuns são a pneumonia, a bronquite e a bronquiolite.
Sempre que existir suspeita de alguma infecção nos pulmões é muito importante consultar um pneumologista, clínico geral, ou pediatra ou ir a um posto de saúde ou unidade de pronto-socorro, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de antibióticos, internamento hospitalar ou apenas repouso. Confira quais os sinais mais comuns de uma infecção pulmonar.
Causas de infecção pulmonar
As principais causas de infecção pulmonar são:
- Fungos, como o Aspergillus sp. e Coccidioides sp.;
- Bactérias, como Streptococcus pneumoniae, Klebsiella pneumoniae, Mycoplasma pneumoniae e Haemophilus influenzae;
- Vírus, como SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, o vírus sincicial respiratório e o vírus do tipo Influenza.
A infecção pulmonar causada por fungos, vírus ou bactérias acontecem quando esses agentes infecciosos entram no organismo por meio da inalação de gotículas respiratórias que são liberadas durante a tosse, espirro ou fala de pessoas que estão infectadas por esses microrganismos.
No caso a infecção pulmonar por fungos, é mais frequente de acontecer em pessoas que estão com o sistema imunológico mais enfraquecido por conta de idade avançada, doenças crônicas ou uso do uso de medicamentos.
Principais tipos de infecção no pulmão
Os principais tipos de infecção pulmonar são:
1. Pneumonia
A pneumonia acontece quando existe uma inflamação do parênquima pulmonar, que é a parede do pulmão responsável por fazer as trocas de oxigênio e dióxido de carbono. As causas mais comuns deste tipo de infecção são as bactérias do tipo Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae e Mycoplasma pneumoniae, assim como vírus, como o da gripe, e fungos. Conheça mais sobre os tipos de pneumonia.
Quando se desenvolve uma pneumonia, os sintomas mais clássicos são febre acima de 38ºC, respiração rápida, tosse, dor no peito e catarro esverdeado ou com sangue.
Conheça um pouco melhor sobre os sintomas da pneumonia com a biomédica Marcela Lemos:
PNEUMONIA: os sintomas que você tem que conhecer
08:37 | 102.920 visualizações2. Bronquite
Já a bronquite é a inflamação dos brônquios, que são os canais recebem o ar nos pulmões. A causa mais comum para este tipo de infecção é o vírus da gripe, mas também pode acontecer pela infecção por bactérias como Mycoplasma pneumoniae, Chlamydia pneumoniae ou Bordetella pertussis.
Na bronquite, nem sempre existe febre e o catarro é esbranquiçado ou amarelado. Outros sintomas incluem ruídos ao respirar, tosse constante e cansaço. Veja outros sintomas de bronquite.
3. Bronquiolite
A bronquiolite é mais comum nos bebês com menos de 2 anos, caracterizando-se pela inflamação dos bronquíolos, que são os canais mais estreitos do aparelho respiratório e que recebem o ar dos brônquios. A principal causa desta infecção são os vírus, especialmente o vírus sincicial respiratório.
Os sintomas que podem levar à suspeita de bronquiolite incluem chiado ao respirar, respiração rápida, abertura do nariz ao respirar e aumento da irritabilidade e cansaço. Confira como identificar e tratar a bronquiolite.
4. COVID-19
A COVID-19 é também um tipo de infecção que atinge os pulmões, causada pelo vírus SARS-CoV-2, que pode causar cansaço excessivo, dor muscular, dor de cabeça e febre, por exemplo. Sendo importante que a infecção seja identificada para que a pessoa fique em isolamento e previna a transmissão para outras pessoas.
Além disso, nos casos em que os sintomas são muito intensos e há dificuldade para respirar, é importante que a pessoa seja levada para o hospital para que seja avaliada a saturação de oxigênio e a necessidade de fazer uso de oxigênio. Conheça mais sobre os sintomas de COVID-19 e faça nosso teste online.
Como confirmar o diagnóstico
Para confirmar o diagnóstico de infecção pulmonar é recomendado consultar um pneumologista para fazer o exame físico, além de exames complementares, como os de sangue e raio X do tórax, por exemplo.
Após realizar o diagnóstico, inicia-se o tratamento, mas é importante identificar o agente causador da infecção para adotar a melhor conduta de tratamento, e isto pode ser conseguido com análise microbiológica do escarro.
Como é feito o tratamento
O tratamento para a infecção pulmonar é feito com medicamentos que atuam diretamente contra o agente causador, como os antibióticos, antifúngicos ou antivirais, por exemplo. Pode-se usar também medicamentos para dor e para baixar a febre.
Para complementar o tratamento, o médico pode ainda indicar a fisioterapia respiratória, realizada com exercícios respiratórios e pequenos aparelhos que permitem eliminar as secreções dos pulmões, trazendo alívio dos sintomas. Além disso, a alimentação saudável e boa hidratação também são importantes no período de recuperação e durante o tratamento da infecção pulmonar.
Nos casos mais graves, em que não existe melhora após inicio do tratamento, ou quando a pessoa tem uma doença autoimune que deixe o sistema imune mais frágil, pode ser necessário fazer internamento no hospital.