7 benefícios do coco e como consumir (com receitas)

Atualizado em setembro 2023

O coco é uma fruta com baixo índice glicêmico e rica em fibras que ajudam a controlar a fome e melhoram o funcionamento do intestino. Assim, essa fruta pode promover a perda de peso e combater a prisão de ventre.

Além disso, o coco também possui ótimas quantidades de potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio pela urina, ajudando a prevenir a pressão alta. Confira outros alimentos que previnem a pressão alta.

O coco é uma fruta muito versátil, onde a polpa pode ser consumida ao natural ou usada em preparações como bolo, manjar, farinha de coco, leite de coco e óleo de coco. Já as flores dessa fruta são usadas para a produção de açúcar de coco e a água do coco pode ser consumida ao natural, em sucos ou vitaminas.

Imagem ilustrativa número 3

Principais benefícios para a saúde

Os principais benefícios do coco para a saúde são:

1. Ajudar na perda de peso

O coco ajuda na perda de peso, porque é rico em fibras e gorduras que aumentam a sensação de saciedade, diminuindo a fome e a ingestão de comida ao longo do dia.

Além disso, o tipo de gordura presente no coco, que são os triglicerídeos de cadeia média, poderia induzir a uma perda de peso moderada, porém, mais estudos são necessários para comprovar esse benefício.

2. Combater a prisão de ventre

O coco é rico em fibras insolúveis, um tipo de fibra que estimula os movimentos naturais do intestino e aumenta o volume das fezes, facilitando a evacuação e combatendo a prisão de ventre. Veja como ingerir mais fibras para evitar a prisão de ventre.

3. Controlar a diabetes

O coco é uma fruta de baixo índice glicêmico, diminuindo a velocidade de absorção do carboidrato dos alimentos. Assim, o coco ajuda no controle dos níveis de glicose no sangue, sendo indicado para ajudar no controle da diabetes.

Veja, no vídeo a seguir, outras frutas indicadas para a diabetes:

youtube image - 8 Melhores frutas para DIABETES

4. Prevenir o envelhecimento precoce

Por ser rico em compostos com ação antioxidante, como o selênio e ácido gálico, cafeico e cumarínico, o coco ajuda a combater o excesso de radicais livres, evitando a flacidez da pele e o surgimento de rugas, prevenindo o envelhecimento precoce.

5. Regular a pressão arterial

O coco tem ótimas quantidades de potássio, um mineral que promove a eliminação do excesso de sódio do organismo, ajudando a regular a pressão arterial e evitando, assim, a pressão alta. Conheça outros alimentos ricos em potássio.

6. Fortalecer o sistema imunológico

O coco contém selênio, ácido gálico, cafeico e cumarínico, compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que fortalecem o sistema imunológico, protegendo o organismo contra infecções causadas por fungos, vírus e bactérias.

Além disso, o coco também possui triglicerídeos de cadeia média, um tipo de gordura com propriedades antimicrobiana, antifúngica e antiviral, podendo fortalecer o sistema imunológico. No entanto, mais estudos são necessários para comprovar esse benefício.

7. Hidratar o corpo

O coco é rico em minerais como potássio, cobre e manganês, sendo uma boa opção para repor esses minerais e hidratar o corpo durante atividades físicas ou ainda em situações como vômitos e diarreias.

O coco engorda?

Quando consumido em quantidades moderadas, o coco ajuda a prolongar a saciedade entre as refeições, reduzindo a ingestão de alimentos e favorecendo a perda de peso.

No entanto, o consumo excessivo de coco pode engordar, por ser uma fruta rica em calorias e gorduras. Além disso, quando usado em preparações muito calóricas, como pudins, bolos e sorvetes, por exemplo, o coco também pode engordar.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g de água de coco, coco fresco e coco desidratado:

Componentes

100 g de coco maduro fresco

100 g de coco desidratado

100 g de água de coco

Energia

406 calorias

660 calorias

22 calorias

Proteínas

3,7 g

6,9 g

0,7 g

Gorduras

42 g

64,5 g

0,2 g

Carboidratos

10,4 g

23,6 g

5,3 g

Fibras

5,4 g

16,3 g

0,1 g

Potássio

354 mg

543 mg

162 mg

Cálcio

6 mg

26 mg

19 mg

Fósforo

118 mg

206 mg

4 mg

Selênio

10,1 mcg

18,5 mcg

1 mcg

Manganês

1,5 mg

2,7 mg

0,1 mcg

Cobre

0,45 mg

0,8 mg

-

É importante lembrar que para se obter todos os benefícios do coco, deve-se manter uma alimentação saudável e praticar regularmente atividades físicas.

Marque uma consulta com um nutricionista, se deseja saber como incluir o coco em uma alimentação saudável:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como consumir

Por ser uma fruta rica em gorduras e calorias, o ideal é consumir no máximo 2 colheres de sopa de coco seco ralado ou 30 g de polpa de coco por dia.

A polpa do coco pode ser ingerida verde ou madura, sendo consumida ao natural ou usada em preparações como bolo, manjar, leite de coco, farinha de coco, açúcar de coco e óleo de coco.

Além disso, as flores do coco também são usadas para a produção de açúcar de coco e a água do coco pode ser consumida ao natural, em sucos ou vitaminas.

Receitas saudáveis com coco

Algumas receitas saudáveis com essa fruta são o leite de coco, o manjar e o bolo de coco:

1. Leite de coco

Ingredientes:

  • 1 coco seco;
  • 2 xícaras de água quente.

Modo de preparo: 

Descascar o coco e ralar a polpa da fruta em um ralador ou processador. Colocar a polpa do coco ralada com a água quente no liquidificador, ou mixer, e bater por 5 minutos. Em seguida, coar a mistura com a ajuda de um pano limpo e seco, e guardar em potes limpos e com tampa.

O leite de coco pode ser armazenado na geladeira entre 3 a 5 dias ou congelado, podendo ser usado em preparações como manjar, pudim, bolo, purê e moqueca. A polpa do coco também pode ser armazenada em geladeira e consumida ao natural ou usada em outras receitas.

2. Bolo de coco

Ingredientes:

  • 3 ovos;
  • 3 colheres de sopa de farinha de coco;
  • 3 colheres de sopa de coco fresco ralado;
  • 2 colheres de sopa de adoçante para forno e fogão;
  • 200 ml de leite de coco;
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco.

Modo de preparo:

Preaquecer o forno a 180 ºC e untar uma forma com o óleo de coco. Separar as gemas das claras e reservar as claras. Em uma bacia, colocar todos os ingredientes, exceto o fermento e as claras, e misturar bem com uma colher ou espátula.

Em uma batedeira, bater as claras em neve. Incorporar as claras em neve, com cuidado, à massa do bolo, mexendo com uma colher. Transferir a mistura para a forma untada e levar para assar no forno por 30 minutos. Aguardar amornar e servir.

3. Manjar

Ingredientes:

  • 1 litro de leite desnatado ou bebida vegetal;
  • 1 xícara de amido de milho;
  • 4 colheres de adoçante para forno e fogão;
  • 200 ml de leite de coco;
  • 3 colheres de sopa de coco seco ralado sem açúcar.

Modo de preparo:

Em uma panela, dissolver o amido de milho no leite. Adicionar o adoçante e o leite de coco à panela e levar ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver. Baixar o fogo, acrescentar o coco ralado e deixar cozinhar por mais 5 minutos, sem parar de mexer.

Desligar o fogo, transferir a mistura para uma forma de pudim umedecida com água. Cobrir com um filme plástico e levar à geladeira por 3 horas. Desenformar e servir em seguida.

Vídeos relacionados