Íngua no pescoço: 9 causas comuns (e como tratar)

A íngua no pescoço é um nódulo que pode surgir quando existe alguma infecção ou inflamação, como infecção do ouvido, feridas ou gripe, por exemplo. Geralmente, a íngua não é grave, especialmente se diminuir de tamanho e desaparecer em poucos dias.

No entanto, a íngua no pescoço também pode ser sinal de problemas mais graves, como câncer e tuberculose. Nesses casos, a pessoa também pode apresentar cansaço excessivo, dificuldade para engolir ou perda de peso sem causa aparente.

Quando a íngua no pescoço não melhora após 3 ou 4 dias, ou se for acompanhada de outros sintomas, é aconselhado consultar o clínico geral para identificar a causa e recomendar o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

O que pode ser íngua no pescoço

As principais causas de íngua no pescoço são:

1. Gripe e resfriado

Esta é uma das principais causas do surgimento de ínguas no pescoço e acontece devido à infecção do organismo por vírus comuns como os da gripe ou resfriado.

Neste tipo de problema, as ínguas podem surgir em qualquer local do pescoço.

Como tratar: o tratamento deve ser indicado pelo clínico geral e pode incluir o uso de remédios antitérmicos, anti-inflamatórios e analgésicos, como paracetamol, ibuprofeno ou dipirona.

Em casos leves de gripe, pode-se usar alguns xaropes caseiros como xarope de gengibre ou de beterraba, por terem ação anti-inflamatória e expectorante, ajudando a aliviar os sintomas. Confira outros xaropes caseiros para gripe.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Dengue

Por ser uma doença infecciosa causada por vírus, a dengue provoca a íngua no pescoço devido a uma resposta do sistema imunológico na tentativa de combater a infecção.

Outras causadas por vírus que também podem causar o surgimento da íngua no pescoço são Zika, Chikungunya e citomegalovírus.

Como tratar: na suspeita de dengue, é aconselhado consultar o clínico geral ou infectologista, para que seja feito diagnóstico adequado.

O tratamento da dengue é feito com o uso de remédios antitérmicos, analgésicos e/ou antieméticos, conforme a recomendação do médico, e medidas como repouso e beber bastantes líquidos.

Já nos casos mais graves, o tratamento pode ser feito com a pessoa internada no hospital, podendo envolver a injeção de soro diretamente na veia e/ou transfusões de sangue ou plaquetas, por exemplo.

Leia também: Tratamento para dengue: clássica ou hemorrágica (e quando ir ao hospital) tuasaude.com/tratamento-da-dengue

3. Garganta inflamada

Embora a garganta inflamada possa surgir nos casos de gripe, pode acontecer devido a infecções bacterianas, como acontece na amigdalite, por exemplo.

Além das ínguas, também é possível ter outros sintomas como tosse, dor de cabeça, dor na garganta, especialmente ao engolir, febre, dor nos ouvidos e mau hálito.

Como tratar: é aconselhado consultar um clínico geral para avaliar as possíveis causas e, se houver necessidade, indicar o tratamento ideal.

Assim, o médico poderá prescrever remédios analgésicos, antibióticos ou histamínicos. Saiba como é o tratamento da garganta inflamada.

4. Inflamação no ouvido

As inflamações no ouvido também ativam o sistema imunológico, podendo levar ao surgimento de ínguas no pescoço, especialmente na região atrás das orelhas.

Este tipo de infecção provoca ainda outros sintomas como dor no ouvido, dificuldade para escutar, coceira ou produção de pus.

Como tratar: deve-se ir ao médico para avaliar o tipo de inflamação no ouvido.

Se for necessário, o médico poderá recomendar o uso de remédios antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos, exemplo dipirona ou ibuprofeno, por exemplo.

5. Doenças autoimunes

As doenças autoimunes, como lúpus, artrite reumatoide e esclerose múltipla, afetam o sistema imune, provocando o acúmulo de células de defesa nos gânglios linfáticos, causando inflamação e o surgimento das ínguas no pescoço.

Nestes casos, as ínguas podem aparecer em vários locais do corpo, além do pescoço, e também é comum o aparecimento de outros sintomas como dor muscular e nas articulações, náuseas e vômitos.

Como tratar: é aconselhado ir no clínico geral para fazer exames gerais e iniciar o tratamento adequado.

O tratamento das doenças autoimunes pode ser feito com o uso de medicamentos anti-inflamatórios, corticoides e imunossupressores. Além disso, o médico também pode indicar sessões de fisioterapia.

6. Feridas ou picadas na pele

A íngua no pescoço pode surgir devido a feridas e picadas, que são locais onde as bactérias e vírus podem entrar no organismo e, levando o sistema imune a trabalhar para eliminar o problema.

Nos casos mais graves, em que existe um elevado número de microrganismos, o sistema imunológico fica sobrecarregado e pode causar inflamação das ínguas.

O que fazer: deve-se ir num clínico geral para iniciar o tratamento adequado, que varia conforme a causa da ferida e picadas.

Assim, o tratamento pode incluir o uso de corticoides ou anti-inflamatórios orais e pomadas antialérgicas, anti-inflamatórias, calmantes ou protetoras, conforme a indicação do médico.

7. Abcesso dentário

A íngua no pescoço pode ser provocada por abscesso dentário, que é um tipo de bolsa com pus no dente devido a uma infecção.

O abcesso no dente também pode causar dor intensa, maior sensibilidade do dente, febre, mudança na coloração do dente, mau hálito e inchaço na gengiva.

Como tratar: o tratamento deve ser orientado pelo dentista e varia conforme a causa do abscesso, localização e gravidade.

Assim, o dentista poderá fazer drenagem do abscesso, para facilitar a saída de líquido ou ainda poderá fazer uma desvitalização do dente, para eliminar a infecção mas manter o dente.

O dentista também pode recomendar o uso de medicamentos, como antibióticos e anti-inflamatórios, para aliviar os sintomas e evitar infecção.

Leia também: Abscesso dentário: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/abscesso-dentario

8. Tuberculose ganglionar

A tuberculose ganglionar é causada pela infecção pela bactéria Mycobacterium tuberculosisEssa bactéria pode atingir os gânglios linfáticos do pescoço, tórax, axilas ou virilha.

Por isso, a tuberculose ganglionar pode provocar sintomas como ínguas inchadas no pescoço ou outra região do corpo, febre baixa, cansaço excessivo e suor noturno.

Como tratar: o tratamento é feito de acordo com a orientação de um pneumologista, infectologista ou clínico geral.

Geralmente, o médico indica o uso de antibióticos pelo período mínimo 6 meses, como rifampicina, isoniazida e etambutol. Em alguns casos a cirurgia para retirada do gânglio inflamado pode ser recomendada.

9. Câncer

O câncer exige um trabalho elevado por parte do sistema imunológico para tentar combater a doença e, por isso, é comum surgir e íngua no pescoço e outras regiões do corpo.

Porém, os tipos mais frequentes de câncer que podem provocar ínguas são os linfomas e a leucemia.

Como tratar: em casos de suspeita de câncer, o médico recomenda fazer exames de sangue para identificar marcadores tumorais e outros exames, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

O tratamento do câncer varia conforme o tipo, a localização e o tamanho do tumor, podendo incluir sessões de radioterapia e/ou quimioterapia, cirurgia, imunoterapia ou transplante, por exemplo.

Íngua no pescoço de criança

Assim como em adultos, a íngua no pescoço da criança também pode ser causada por situações mais simples, como resfriado, gripe, dengue ou garganta inflamada.

No entanto, a íngua no pescoço da criança também pode surgir devido a condições mais sérias, como doenças autoimunes e câncer.

Assim, na presença de íngua no pescoço é recomendado levar a criança para uma consulta de avaliação com o pediatra.

Vídeos relacionados

O que fazer para RECUPERAR mais rápido DA DENGUE

07:10 | 208.144 visualizações

Os incríveis benefícios do CHÁ DE ANÍS ESTRELADO para GRIPE

12:17 | 604.565 visualizações