Inteligência interpessoal: o que é, características e como desenvolver

Inteligência interpessoal é a capacidade de compreender as emoções e agir corretamente diante das atitudes das outras pessoas, seja relacionado ao sentido de humor alheio, ideias, pensamentos ou qualquer atitude.

Uma pessoa com a inteligência interpessoal desenvolvida tende a ter características, como ser positiva, prestativa, humilde, consegue liderar tranquilamente e possui facilidade de interagir com outras pessoas.

Leia também: Inteligência emocional: o que é, como desenvolver, pilares e importância tuasaude.com/inteligencia-emocional

A inteligência interpessoal tem muitos benefícios, mas um dos principais é a empatia, que possibilita um bom desempenho no ambiente de trabalho, identificando as qualidades das pessoas e extraindo o melhor delas, organizando trabalhos em equipe e aumentando a produtividade no local de trabalho.

Imagem ilustrativa número 1

Características da inteligência interpessoal

As principais características da inteligência interpessoal são:

  • Bom humor e simpatia;
  • Escuta ativa, ou seja, estão sempre dispostas a ouvir as outras pessoas;
  • Maior habilidade para solucionar conflitos, diminuindo a tensão;
  • Melhor compreensão da linguagem verbal e não-verbal;
  • Entendimento sobre as motivações e intenções das pessoas;
  • Capacidade de empatia;
  • Construção de laços de confiança com maior facilidade;
  • Boa articulação e capacidade de expressar seu ponto de vista de forma clara.

A pessoa que possui a inteligência interpessoal bem desenvolvida costuma não ter dificuldade de se relacionar com as outras pessoas e apresentam, mais frequentemente, perfil de liderança.

É possível desenvolver a inteligência interpessoal?

A inteligência interpessoal é uma característica que pode ser desenvolvida ao longo do tempo, sendo importante em algumas profissões, como por exemplo no caso dos médicos, advogados, psicólogos, professores e vendedores.

No entanto, é interessante que essa habilidade seja desenvolvida por todos, independente da profissão, pois dessa forma a comunicação torna-se mais fácil.

Como desenvolver

A inteligencia interpessoal pode ser desenvolvida através de atividades que possibilitam o contato com outras pessoas, como dança, teatro, grupo de estudos, terapia de grupo e musicoterapia.

Essas atividades aumentam a confiança da pessoa em si mesmo, fazendo com que aprenda a respeitar e a lidar com as diferenças, tornando mais fácil a interação com as outras pessoas.

Fazer trabalhos em equipe, participar de eventos em que se possa ter contato com pessoas diferentes, organizar uma festa, tomar a iniciativa em determinado projeto e ensinar, por exemplo, são ótimas estratégias que podem estimular o desenvolvimento da inteligência interpessoal.

Qual a diferença entre inteligência interpessoal e intrapessoal?

A diferença entre a inteligência interpessoal e intrapessoal é que na inteligência interpessoal a pessoa é capaz de entender a outra pessoa e ter atitudes e habilidades em relação ao outro.

Já a inteligência intrapessoal é a capacidade de autoconhecimento, ou seja, conhecer as próprias habilidades, emoções, sentimentos e limitações e trabalhar para própria melhoria contínua.

Leia também: QI: o que é, para que serve, como medir e como aumentar tuasaude.com/qi-quociente-de-inteligencia