Isotônico: o que é, para que serve e quando tomar

Isotônicos são bebidas desenvolvidas para repor sais minerais e água perdidos durante exercícios físicos intensos, fornecer energia para sua realização, melhorar o desempenho físico e prevenir a desidratação.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutrólogo perto de você! Parceria com Buscar Médico

Essas bebidas apresentam uma concentração de minerais e açúcares semelhantes à do sangue e, devido às suas propriedades, são popularmente utilizadas em caso de diarreia ou vômitos. No entanto, normalmente são indicadas para pessoas que fazem exercícios físicos.

Leia também: Como parar a diarreia mais rápido: 8 dicas eficazes tuasaude.com/como-parar-a-diarreia-mais-rapido

O consumo excessivo de isotônicos pode aumentar o risco de problemas de saúde e, por isso, embora sejam bebidas popularmente consumidas, é recomendado consultar um nutrólogo ou nutricionista para saber quando e como o seu consumo realmente é indicado.

Uma mulher e homem jovens tomando uma bebida na pausa entre exercícios

Para que serve

Os principais benefícios dos isotônicos para a saúde são:

1. Aumentar a disposição

É comum os isotônicos apresentarem grandes quantidades de açúcares na sua composição e, portanto, aumentar a disposição para atividades físicas, fornecendo energia para o seu desempenho. Conheça os principais alimentos que dão energia e melhoram a disposição.

2. Ajudar a manter o organismo hidratado

Os isotônicos apresentam concentrações de minerais e açúcares parecidas com a do sangue e, por isso, são bebidas que favorecem a absorção de água pelo intestino, podendo ajudar a manter o organismo hidratado. 

Além disso, bebidas isotônicas podem ajudar a repor a água perdida durante exercícios físicos ou, algumas vezes, devido a sintomas como diarreia e vômitos. Saiba como prevenir a desidratação.

3. Repor minerais no sangue

Acredita-se que os isotônicos podem ajudar a repor minerais no sangue que normalmente são perdidos durante atividades físicas pelo suor. Por isso, também é possível que isotônicos sejam benéficos para condições de saúde que causam diarreia ou vômitos, por exemplo.

Os principais minerais presentes nos isotônicos são sódio e potássio, mas essas bebidas também podem apresentar outros minerais como cloreto, magnésio ou cálcio na sua composição, dependendo do fabricante. Saiba quais são os principais minerais e suas funções.

4. Contribuir para o desempenho físico

Os isotônicos podem contribuir para melhorar o desempenho em atividades físicas, porque os minerais presentes nessas bebidas, especialmente sódio e potássio, são fundamentais para que a contração muscular seja eficiente. 

Além disso, dependendo do isotônico, a bebida também pode conter vitaminas que são importantes para quem faz exercícios físicos, como vitamina A, C e B12.  

Leia também: 11 Dicas para Ganhar Massa Muscular (mais rápido) tuasaude.com/8-dicas-para-ganhar-massa-muscular

5. Auxiliar na recuperação após exercícios

Por facilitar a reposição de água e apresentar minerais e, algumas vezes, vitaminas na sua composição, o consumo de isotônicos também podem auxiliar na recuperação após o treino. Podem ajudar a prevenir a fadiga muscular, cãibras e efeitos da desidratação, por exemplo.

Leia também: O que comer depois do treino tuasaude.com/o-que-comer-depois-do-treino

Quando tomar

O consumo de isotônicos pode ser indicado em caso de:

  • Exercícios de alta intensidade e/ou que durem mais de uma hora;
  • Suor excessivo, que pode causar uma perda de água e minerais mais intensa em alguns casos;
  • Dias muito quentes, que podem favorecer a desidratação;
  • Diarreia ou vômitos, em alguns casos.

No entanto, na maioria dos casos e especialmente para atividades físicas leves a moderadas ou que durem uma hora ou menos, a ingestão de água é suficiente para reidratar o organismo de forma adequada, sendo desnecessário o consumo de isotônicos.

Para saber como incluir isotônicos na sua dieta de forma saudável, marque uma consulta com o nutrólogo mais perto de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como tomar

Os isotônicos devem ser tomados com moderação, porque o consumo excessivo pode contribuir para engordar e desenvolver problemas de saúde, como obesidade, diabetes e doenças cardíacas. 

Assim, o consumo de isotônicos não deve substituir a ingestão de água, mesmo em caso atletas. Também é importante que sejam incluídos em uma alimentação saudável e equilibrada, além de se praticar atividades físicas regularmente.

Além disso, isotônicos normalmente não são recomendados para crianças, especialmente devido aos açúcares na sua composição, mesmo em caso de diarreia ou vômitos. Nestes casos, o mais indicado ainda é o soro de reidratação oral. Conheça os sais e soluções para a terapia de reidratação oral.

Vídeos relacionados

Bebida Energética Natural | Para Treinar

01:26 | 487.308 visualizações

O que comer antes e depois do treino

02:58 | 1.588.138 visualizações