O que é:
O jambo é uma fruta que atua como antioxidante, fortalece o sistema imunológico, previne o envelhecimento precoce, ajuda na perda de peso e evita doenças cardiovasculares, como pressão alta e infarto.
Além disso, o jambo também é rico em fibras que diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos, equilibrando os níveis de glicose no sangue e prevenindo, assim, a resistência à insulina e a diabetes. Conheça outras frutas ricas em fibras.
Existem diversos tipos de jambo, como jambo-vermelho, roxo, jambo-rosa e jambo-branco, que variam do sabor mais suave ao mais adocicado e no teor de antioxidantes. Essa fruta pode ser consumida ao natural ou usada em receitas como sucos, mousses e geleias.
Benefícios do jambo para a saúde
Os principais benefícios do jambo para a saúde são:
1. Diminuir o colesterol e triglicerídeos
O jambo contém antocianinas e flavonoides, que são compostos bioativos antioxidantes que impedem a oxidação das células de gordura, equilibrando os níveis de colesterol no sangue. Veja como aumentar a ingestão de alimentos antioxidantes.
Além disso, o jambo também é rico em fibras que reduzem a absorção de gordura dos alimentos à nível intestinal, diminuindo os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
2. Evitar o envelhecimento precoce
Por ser rico em compostos com propriedades antioxidantes, o jambo ajuda a proteger a pele contra os danos causados pelos raios ultravioletas do sol, evitando a formação de rugas, flacidez e envelhecimento precoce.
3. Prevenir a diabetes
O jambo possui ótimas quantidades de fibras que diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, equilibrando os níveis de glicose no sangue e ajudando, assim, a prevenir a resistência à insulina e a diabetes.
4. Fortalecer o sistema imunológico
Sendo uma fruta rica em compostos antioxidantes, o jambo combate o excesso de radicais livres no organismo e fortalece as células do sistema imunológico, ajudando a prevenir o surgimento de situações como gripes e alergias.
5. Promover a perda de peso
O jambo promove a perda de peso por ser rico em fibras que prolongam o tempo de digestão dos alimentos, promovendo a saciedade e diminuindo a fome ao longo do dia.
Além disso, o jambo também é considerado um alimento low carb, contendo ótimas quantidades de fibras e baixo teor de carboidratos, sendo uma ótima opção para incluir em dietas de emagrecimento. Veja outros alimentos low carb que ajudam a emagrecer.
6. Evitar doenças cardiovasculares
Por ter ótimas quantidades de flavonoides e taninos, que são compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, o jambo promove a saúde e o relaxamento das artérias, melhorando a circulação de sangue e evitando doenças como aterosclerose, infarto e pressão alta.
7. Combater a prisão de ventre
O jambo ajuda a combater a prisão de ventre, porque é rico em fibras insolúveis, um tipo de fibra que aumenta o volume das fezes e estimula os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação.
8. Ajudar a evitar o câncer
O jambo pode ajudar a evitar o surgimento do câncer por ser uma fruta rica em antocianinas, vitamina C e flavonoides, que são compostos bioativos com ação antioxidante que protegem o DNA das células, evitando o desenvolvimento e a multiplicação de células cancerígenas.
9. Diminuir a retenção de líquidos
Por ter boas quantidades de água e potássio, o jambo tem possui propriedades diuréticas, aumentando a produção de urina e diminuindo a retenção de líquidos e o inchaço. Confira outros alimentos que ajudam a desinchar.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g, o que corresponde a aproximadamente 2 unidades grandes, de jambo:
Para se obter os benefícios do jambo, é fundamental também manter uma alimentação equilibrada e saudável, e praticar exercícios físicos regularmente.
Consulte o nutricionista mais próximo para saber como incluir o jambo no dia a dia:
Como usar
O jambo pode ser consumido ao natural ou usado em preparações como sucos, geleias e mousses.
Apesar de não existir uma quantidade específica indicada para a ingestão de jambo, a recomendação mínima diária de frutas é entre 2 a 3 porções, o que equivale a uma média de 200g de jambo.
Quem não deve consumir
Por ter boas quantidades de frutose, que é um açúcar naturalmente encontrado nas frutas, o jambo não é indicado para pessoas com intolerância à frutose ou com síndrome do intestino irritável, já que pode causar inchaço abdominal, excesso de gases e diarreia.
Receitas saudáveis com jambo
Algumas receitas saudáveis e saborosas com o jambo incluem sucos e mousses:
1. Suco de jambo com hortelã
Ingredientes:
- 300 g de jambo maduro;
- 400 ml de água filtrada ou fervida;
- 4 folhas de hortelã pimenta;
- Pedras de gelo a gosto.
Modo de preparo:
Lavar bem as folhas de hortelã e o jambo, retirando o caroço e picando-o em cubos. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem até obter uma mistura homogênea. Transferir para um copo e servir. Se necessário, adoçar com 1 colher de sobremesa de mel.
2. Mousse de jambo
Ingredientes:
- 5 jambos maduros;
- 160 g de iogurte natural integral;
- ½ caixa (200g) de creme de leite light;
- 1 pacote de gelatina em pó incolor;
- 5 colheres de sopa de água filtrada, ou fervida, e gelada;
- Adoçante a gosto.
Modo de preparo:
Em uma tigela, colocar a gelatina em pó com a água, misturando bem e aguardar 5 minutos. Levar essa mistura ao microondas por 20 segundos e reservar. Lavar bem, retirar os caroços, picar e colocar os jambos em um liquidificador, batendo bem até formar um suco.
Adicionar o iogurte, o creme de leite, o adoçante e a gelatina hidratada ao liquidificador, batendo por mais 1 minuto. Transferir a mistura para taças individuais e levar à geladeira por cerca de 2 horas. Servir gelado