O chá de jasmim (Jasminum officinalis) é uma bebida medicinal que pode ser indicada para ajudar a combater a insônia, aliviar as dores, reduzir o estresse e diminuir os sintomas da TPM.
Os benefícios do chá de jasmim são possíveis, porque essa bebida contém flavonoides e polifenóis, que são compostos com propriedades antioxidantes, analgésicas e calmantes.
O chá de jasmim pode ser encontrado em farmácias ou lojas de produtos naturais, e deve ser usado com a orientação de um médico ou outro profissional de saúde com experiência com o uso de plantas medicinais.
Para que serve o chá de jasmim
O chá de jasmim geralmente é indicado para:
1. Ajudar a combater a insônia
Por atuar como relaxante do sistema nervoso, o chá de jasmim pode ser uma boa opção para ajudar a combater a insônia e melhorar a qualidade do sono.
No entanto, ainda são necessários mais estudos científicos em seres humanos para se comprovar os benefícios do chá de jasmim na insônia.
Leia também: Chás para dormir: 15 melhores opções para combater a insônia tuasaude.com/cha-para-insonia2. Aliviar as dores
O chá de jasmim ajuda a aliviar as dores de cabeça e enxaqueca, dor muscular, de estômago e de dente, por ter ação analgésica e anti-inflamatória.
3. Tratar estresse e ansiedade
O chá de jasmim possui uma fragrância doce e floral, com efeito calmante e sedativo, podendo ser usado para complementar o tratamento da depressão ou ansiedade.
Leia também: Chás para Ansiedade: 10 melhores opções (e como preparar) tuasaude.com/chas-para-ansiedade4. Diminuir os sintomas da TPM
O chá de jasmim pode ajudar a diminuir os sintomas da TPM, como irritabilidade e cólicas, porque tem ação calmante, relaxante e analgésica.
Leia também: 8 remédios para TPM (e 8 opções caseiras e naturais) tuasaude.com/remedio-para-tpm5. Atuar como antimicrobiano
O chá de jasmim possui efeito antimicrobiano, podendo atuar contra bactérias como Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Bacillus cereus, que provocam infecção urinária e intestinal, por exemplo.
6. Prevenir o envelhecimento precoce
Por conter polifenois e flavonoides com propriedades antioxidantes, o chá de jasmim pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce ao evitar os danos causados pelos radicais livres à pele.
Como fazer o chá
As partes usadas do jasmim para o preparo do chá são as suas flores secas ou frescas.
Ingredientes:
- 1 colher de sobremesa rasa de flores secas de jasmim;
- 1 xícara (de chá) de água.
Modo de preparo:
Numa panela, colocar água e levar ao fogo até começar a ferver. Apagar o fogo, adicionar as flores de jasmim na água fervente, tampar e deixar repousar 2 a 3 minutos. Coar e beber o máximo de 3 xícaras por dia.
Este chá também pode ser preparado usando-se 1 saquinho de chá de jasmim em 1 xícara de água fervente, deixando repousar por 2 a 3 minutos e beber em seguida, ainda morno.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais do chá de jasmim ainda não são totalmente conhecidos. Por isso, o uso desta bebida deve ser feito somente com orientação médica ou de outro profissional de saúde com experiência em plantas medicinais.
Quem não deve usar
O chá de jasmim não deve ser usado durante a gravidez ou período de amamentação, e por crianças, porque ainda não existem estudos suficientes que comprovem a segurança desta bebida nestas fases.
Além disso, o chá de jasmim também não deve ser usado por pessoas com alergia a esta planta.
Pessoas que usam medicamentos de forma regular, devem sempre consultar o médico antes de consumir o chá de jasmim, pois essa planta medicinal pode alterar os efeitos de alguns medicamentos.