A Kava-kava, ou kawa-kawa, é uma planta muito utilizada na medicina tradicional para tratar casos de ansiedade, agitação ou tensão. Seu nome científico é Piper methysticum e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, lojas online e até em alguns supermercados.
Esta planta tem algumas substâncias ativas muito importantes, conhecidas como kavalactonas, que, segundo alguns estudos, parecem atuar de uma forma muito semelhante a de alguns medicamentos ansiolíticos, regulando a ação do neurotransmissor GABA no cérebro.
Assim, o Kava-kava pode ser uma excelente opção de tratamento natural para casos de ansiedade e agitação, antes de optar pelo uso de fármacos. No entanto, para que seja utilizada corretamente e nas doses seguras, seu uso deve ser orientado por um naturopata, fitoterapeuta, nutricionista ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais.
Para que serve
A Kava Kava é indicada para:
1. Diminuir a ansiedade
A Kava Kava é rica em kavalactonas, que são substâncias naturais que regulam a ação do neurotransmissor GABA no cérebro, a Kava Kava apresenta uma ação semelhante aos benzodiazepínicos, que são um dos principais tipos de remédios usados no tratamento médico da ansiedade.
Desta forma, a Kava Kava pode ser usada para ajudar a diminuir a ansiedade e tensão, e a melhorar o relaxamento, devido suas propriedades calmantes, relaxantes e ansiolíticas.
2. Aliviar os sintomas da TPM
A Kava Kava pode ajudar a a aliviar os sintomas da TPM, como irritabilidade e ansiedade, devido as kavalactonas na sua composição com ação calmante e ansiolíticas.
3. Combater a insônia
Devido as kavalactonas com efeito calmante e relaxante muscular na sua composição, a Kava Kava pode ajudar a combater a insônia e a melhorar a qualidade do sono.
Além disso, por ter efeitos ansiolíticos, a Kava Kava ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse, que são causas comuns da insônia.
4. Reduzir o risco de doenças neurodegenerativas
As kavalactonas da Kava Kava possui propriedades neuroprotetoras, que ajudam a reduzir o risco de doenças neurodegenerativas como Alzheimer, Parkinson ou AVC.
No entanto, ainda são necessários mais estudos que confirmem esse benefícios.
5. Auxiliar no tratamento de convulsões
Alguns estudos indicam que o Kava-kava pode ser usado em casos de convulsões, já que uma das suas kavalactonas, a kavaína, tem ação antagonista nos canais de sódio, o que acaba estabilizando a ação elétrica do neurônio.
No entanto, o uso da Kava Kava não deve substituir o tratamento com remédio anticonvulsivantes receitados pelo neurologista.
6. Diminuir dores
Devido às propriedades calmantes e relaxantes a nível muscular, essa planta pode ser utilizada para combater dores de cabeças fortes como dor de cabeça e enxaqueca, além de dores musculares devido a lesões, contraturas e entorses.
Como usar o Kava-kava
A parte utilizada da Kava-kava são seus rizomas, onde se encontra a maior concentração das suas substâncias ativas. Existem várias formas de usar esta planta:
- Suplemento (cápsulas): esta é a forma com maior eficácia, pois utiliza um extrato mais concentrado das substâncias ativas da planta. Para usar sob a forma de suplemento o ideal é consultar um fitoterapeuta, porém, a dose genérica indicada geralmente é de 60 a 120 mg por dia, no caso de extratos com 50 a 70% de concentração de kavalactonas;
- Chá: os rizomas do Kava-kava também pode ser usados para fazer chá, no entanto, nessa forma de uso não é possível saber ao certo qual a concentração de substâncias ativas. No entanto, o indicado é que se coloque 1 colher de sopa de rizomas de Kava-kava para ferver com 500 mL de água por 10 minutos. Depois coar, deixar amornar e tomar 2 a 3 vezes por dia, ou nos momentos que se sentir maior ansiedade, por exemplo.
O ideal é que sempre se consulte um fitoterapeuta ou um profissional de saúde especializado em plantas medicinais, já que seu uso, doses e tempo de tratamento pode variar de acordo com cada pessoa e seu histórico.
Confira outras opções naturais para controlar a ansiedade.
Possíveis efeitos colaterais
O principal efeito colateral do uso de Kava-kava é o surgimento de lesões graves no fígado. No entanto, os únicos estudos feitos sobre este efeito foram feitos com pessoas que também tinham outros hábitos que podiam afetar o funcionamento do fígado. Dessa forma, e embora ainda não se conheça o verdadeiro efeito do Kava sobre o fígado é recomendado não ultrapassar a dose de 120 mg por dia.
Contraindicações da Kava-kava
A Kava-kava está contraindicado para grávidas e lactantes já que não existem estudos sobre a sua segurança durante estas fases da vida. Além disso, deve ser evitado por quem tem doenças hepáticas ou por quem está a fazer tratamento com antidepressivos, pelo menos sem indicação de um profissional de saúde.