O konjac é uma raiz, ou "batata", originária da Ásia que promove muitos benefícios para a saúde, como diminuir o colesterol, combater a prisão de ventre, ajudar no emagrecimento e controlar a diabetes.
Esses benefícios são possíveis, porque o konjac (Amorphophallus konjac) é pobre em calorias, além de conter ótimas quantidades de glucomannan, uma fibra solúvel com ação sacietogênica, laxativa, hipoglicemiante e hipolipidêmica. Conheça melhor sobre o glucomannan.
Com um sabor suave, o konjac é comercializado em farmácias, supermercados e lojas de produtos naturais, na forma de suplemento, farinha, arroz ou macarrão, que é conhecido como shirataki. Além disso, o konjac também é usado para a fabricação de esponjas que são usadas para esfoliar o corpo
Para que serve
As principais indicações do konjac são:
1. Diminuir o colesterol “ruim”
O konjac é rico em glucomannan, uma fibra solúvel que promove a eliminação dos ácidos biliares pelas fezes, aumentando o uso do colesterol para produção de ácidos biliares, e diminuindo, assim, os níveis de colesterol "ruim", LDL, no sangue. Confira outras dicas para diminuir o colesterol.
2. Ajudar a emagrecer
As fibras solúveis presentes no konjac formam um tipo de gel no estômago, que aumentam o tempo de digestão dos alimentos, controlando a fome entre as refeições e ajudando, por isso, a emagrecer. Veja uma lista com outros alimentos que ajudam a emagrecer.
Além disso, o konjac é pobre em carboidratos e calorias, sendo usado, por isso, em dietas para perda de peso, como a low carb. No entanto, para emagrecer, o konjac deve fazer parte de uma dieta saudável, associada a prática regular de exercícios físicos.
3. Combater a prisão de ventre
O konjac combate a prisão de ventre, porque contém boas quantidades de fibras solúveis que absorvem água para as fezes, hidratando-as, facilitando a evacuação. Conheça mais alimentos indicados para prisão de ventre.
4. Controlar a diabetes
O konjac pode ser usado como um complemento para controlar a diabetes, pois diminui a inflamação e o estresse oxidativo, melhorando as funções do pâncreas e promovendo, assim, o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue.
Além disso, as fibras presentes no konjac também equilibram os níveis de glicose no sangue, ajudando a prevenir a resistência à insulina e o desenvolvimento da diabetes.
5. Ajudar a prevenir o câncer colorretal
Por ser rico em fibras solúveis, o konjac diminui a inflamação e combate os radicais livres, promovendo a multiplicação de bactérias benéficas no intestino e ajudando, assim, a prevenir o surgimento do câncer colorretal.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100 g de arroz e macarrão simples de konjac:
Para se obter os benefícios do konjac, esse alimentos deve fazer parte de uma dieta saudável, junto com a prática regular de exercícios físicos.
Se deseja saber como incluir o konjac na alimentação, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:
Como consumir
O konjac pode ser consumido da forma de macarrão, arroz, farinha ou de suplementos nutricionais. Além disso, o konjac também é usado na fabricação de esponjas para esfoliar o corpo.
1. Macarrão de konjac
O macarrão de konjac, ou shirataki, é comercializado em supermercados e lojas de produtos naturais, podendo ser consumido com molhos, temperos, verduras, atum, ervas ou outro alimento a gosto.
Além disso, o macarrão de konjac também pode ser feito em casa, usando-se a farinha dessa raiz.
2. Arroz de konjac
O arroz de konjac pode ser usado em receitas simples de arroz ou no preparo de receitas mais elaboradas, como risoto ou paella
3. Farinha de konjac
A farinha Konjac pode ser consumida dissolvendo-se 1/2 colher (de sobremesa) em 2 copos de água e tomando-se antes das principais refeições.
Além disso, a farinha de konjac também pode ser usada para engrossar molhos, smoothies, bolos ou ensopados.
4. Suplemento de konjac
O suplemento de konjac é comercializado em lojas de produtos naturais na forma de glucomannan em cápsulas, que pode ser tomado antes das refeições principais e sempre junto com 2 copos de água. Entenda melhor como usar o glucomannan.
Pode comer konjac todos os dias?
O konjac pode ser consumido todos os dias, desde que faça parte de uma alimentação saudável e variada, e que seja ingerido com bastante água.
No entanto, mulheres grávidas ou que estejam amamentando e pessoas que usam medicamentos regularmente ou que têm algum tipo de doença, só devem usar o konjac com a orientação de um médico ou nutricionista.
Possíveis efeitos colaterais
O consumo do konjac pode causar alguns efeitos colaterais, como inchaço, excesso de gases ou diarreia, mas esses efeitos negativos são incomuns.
Quando se consome o konjac com pouca água, as fezes podem ficar muito secas e duras, causando prisão de ventre grave, ou até mesmo, obstrução intestinal, uma situação grave e que necessita de atendimento médico imediato.
Além disso, quando a farinha ou suplemento de konjac são consumidos com pouca água, podem se expandir antes de chegar no estômago e causar sufocamento ou bloqueio da garganta.
Quem não deve usar
O konjac não deve ser consumido por crianças,pessoas com bloqueio no esôfago ou estômago, ou com doenças que causam dificuldades para engolir, como doença de Parkinson, derrame e esclerose múltipla.
Mulheres grávidas ou que estejam amamentando, ou pessoas que usam hipoglicemiantes, insulina ou qualquer outro medicamento devem sempre consultar um médico antes de usar o konjac.