Como fazer lavagem nasal para sinusite

A lavagem nasal para sinusite é um excelente remédio caseiro para ajudar no tratamento, já que ajuda a deixar as secreções acumuladas no rosto mais fluídas e, assim, promover a sua eliminação, aliviando os sintomas e o desconforto da sinusite.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Otorrinolaringologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além disso, a lavagem nasal é capaz de promover a dilatação dos canais nasais, ajudando as secreções a saírem com maior facilidade, deixando as vias aéreas livres, diminuindo a dor e o desconforto. Se a lavagem nasal for feita após a nebulização para sinusite os resultados serão ainda melhores.

É importante que, além da lavagem nasal, a pessoa siga o tratamento da sinusite de acordo com a orientação do médico, que pode indicar o uso de antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios e/ ou corticoides. Saiba como é feito o tratamento para sinusite.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Como fazer a lavagem nasal

A lavagem nasal pode ser feita usando um conta-gotas, usando uma solução que pode ser preparada em casa, ou seringa. A forma como se faz a lavagem nasal pode variar de acordo com o método, porém, de forma geral, após colocar a solução no conta-gotas ou na seringa, a pessoa deve inclinar a cabeça levemente para trás e/ ou um dos lados e aplicar a solução.

A lavagem nasal pode ser feita 2 a 3 vezes por dia durante a crise de sintomas da sinusite, podendo ser realizada também após a nebulização. Veja mais detalhes sobre como é feita a lavagem nasal.

1. Lavagem nasal com conta-gotas

Ingredientes

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 2 colheres de chá de sal marinho;
  • 250 ml de água fervida morna.

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes até obter uma solução homogênea e manter guardado num recipiente de vidro, bem tampado.

Com auxílio de um conta-gotas, pingar de 2 a 3 gotas desta solução salina em cada narina e virar um pouquinho a cabeça para trás, deixando o líquido penetrar no nariz, chegando até a garganta.

2. Lavagem nasal com seringa

A lavagem nasal com seringa ajuda a remover o excesso de secreções no interior dos seios nasais e também permite eliminar possíveis sujeiras que estejam no interior do nariz, agravando os sintomas.

Ingredientes

  • 100 ml de soro fisiológico ou água mineral com sal;
  • 1 seringa limpa (3 ml).

Como fazer

Puxar o soro ou a mistura de água mineral para o interior da seringa. Depois, inclinar a cabeça ligeiramente para um dos lados e inserir a ponta da seringa no interior da narina que está por cima. Por exemplo, se a cabeça estiver inclinada para o lado esquerdo, deve colocar a ponta da seringa no interior da narina direita.

Apertar o êmbolo da seringa até que a água comece a entrar na narina. Ajustar a inclinação da cabeça até que o soro comece a sair pela outra narina. Em alguns casos, o soro pode ir acumulando no interior dos seios nasais antes de sair, o que pode provocar um ligeiro desconforto no rosto.

Após fazer a lavagem, assoar o nariz para remover o excesso de secreções e repetir na outra narina.

Veja mais detalhes sobre a lavagem nasal para sinusite no vídeo seguir:

3 tratamentos caseiros para curar a SINUSITE mais rápido

05:50 | 1.504.773 visualizações

Vídeos relacionados

3 tratamentos caseiros para curar a SINUSITE mais rápido

05:50 | 1.504.773 visualizações

Remédios Caseiros para Sinusite

01:35 | 1.328.944 visualizações