O leite de rosas no rosto é usado popularmente para secar espinhas, suavizar manchas da pele ou até como demaquilante, pois possui propriedades antissépticas, antibacterianas e adstringentes, que ajudam a limpar a pele.
Isto porque, o leite de rosas possui substâncias na sua composição como álcool, óxido de zinco, cloreto de benzalcônio, sorbitol e digluconato de clorexidina, que conferem suas propriedades para uso na pele.
No entanto, o uso do leite de rosas no rosto é controverso sendo desaconselhado pela maioria dos dermatologistas, pois pode causar o ressecamento da pele ou desregular a flora bacteriana, e resultar em irritação ou até alergias na pele.
Para que serve
O leite de rosas no rosto é indicado para:
- Hidratar a pele;
- Diminuir a oleosidade da pele;
- Combater espinhas;
- Retirar manchas recentes da pele.
Além disso, o leite de rosas no rosto é usado popularmente como demaquilante, para uma limpeza da pele após o uso de maquiagens.
Por que o uso do leite de rosas no rosto é desaconselhado?
O uso do leite de rosas no rosto não é recomendado pela maioria dos dermatologistas, pois possui álcool na sua composição, que leva a uma desidratação da pele, aumentando o seu ressecamento, além de poder acelerar o aparecimento de rugas.
Além disso, as outras substâncias presentes no leite de rosas podem provocar um desequilíbrio da flora natural da pele do rosto, aumentando o risco de irritações ou alergias.
Como usar o leite de rosas no rosto
Caso a pessoa decida usar o leite de rosas no rosto para acabar com as espinhas, deve-se molhar 1 bola de algodão com um pouco de leite de rosas e passar por todo o rosto e outras áreas com espinhas deixando secar livremente.
Este processo pode ser repetido até 2 vezes por dia, sendo importante proteger a pele com filtro solar e evitar ficar exposto ao sol para não manchar a pele.
Estratégias para eliminar espinhas
Controlar a oleosidade da pele é um dos segredos para controlar a acne e secar espinhas, sendo por isso recomendado:
- Lavar o rosto com água morna e sabonete neutro, 2 vezes por dia, e depois secar com uma toalha limpa e seca;
- Evitar espremer as espinhas, pois pode espalhar a infecção e tornar o tratamento mais difícil;
- Evitar passar maquiagem no local da espinha;
- Manter a pele hidratada, usando um creme hidratante não oleoso;
- Aplicar protetor solar não oleoso, com no mínimo FPS 30, mesmo em dias nublados.
Além disso, pode ser recomendado fazer uma limpeza de pele profunda, que pode ser feita em casa ou no esteticista, para retirar os cravos e manter a pele saudável, limpa e hidratada. Veja como fazer a limpeza profunda em casa.
Nos casos mais graves, quando a pessoa apresenta acne grave, com muitas espinhas, pústulas e áreas inflamadas que cobrem a maior parte do rosto, o dermatologista poderá indicar o uso de pomadas ou comprimidos para eliminar completamente a acne. Confira os principais remédios para acne.
Veja também quais os alimentos mais indicados para secar as espinhas e ficar com a pele limpa e sem manchas ou cicatrizes: