Leite de soja para o bebê: quando é indicado (e malefícios)

O leite de soja só deve ser oferecido para o bebê se o pediatra indicar, o que pode acontecer a partir dos 6 meses, para crianças que tenham galactosemia ou intolerância à lactose.

O leite de soja, na fórmula infantil, é obtido a partir da proteína isolada de soja, podendo também ser indicado para bebês com 6 meses ou mais, em alguns casos de alergia à proteína do leite de vaca (APLV). Conheça mais sobre a APLV.

Por outro lado, o leite de soja convencional, popularmente conhecido como bebida vegetal de soja, é recomendado pelo pediatra apenas para crianças acima de 2 anos.

Leia também: Leite de soja: 6 benefícios, como consumir e como fazer tuasaude.com/beneficios-do-leite-de-soja
Imagem ilustrativa número 1

Quando o leite de soja é indicado

O leite de soja, em fórmulas infantis, pode ser indicado pelo pediatra para bebês a partir dos 6 meses, em casos de alergia à proteína do leite de vaca (APLV) mediadas por IgE, mas não são a primeira escolha.

Em primeiro lugar, são recomendada fórmulas extensamente hidrolisadas ou fórmulas à base de aminoácidos nos casos mais graves.

O uso da fórmula de soja nos casos de APLV só é considerado em casos específicos e quando o bebê já tolera bem a soja. Além disso, bebês com APLV também podem desenvolver alergia à soja, por isso essa alternativa deve ser avaliada com cautela pelo pediatra ou alergologista.

Além disso, o leite de soja também pode ser recomendado para o bebê com 6 meses ou mais, que tenha intolerância à lactose congênita, galactosemia, que é quando o bebê não consegue digerir o leite, incluindo o materno ou em casos de opção familiar.

Leia também: Como deve ser a alimentação do bebê com intolerância à lactose tuasaude.com/como-alimentar-o-bebe-com-intolerancia-a-lactose

Malefícios do leite de soja para o bebê

Os possíveis malefícios do leite de soja para o bebê são:

  • Prejudicar o desenvolvimento sexual e reprodutivo do bebê, por conter isoflavonas, um fitoestrógeno que se liga aos receptores de hormônios sexuais;
  • Provocar problemas na produção de enzimas digestivas, pois, quando o leite de soja é consumido sem necessidade, o organismo entende que não precisa mais produzir a lactase, por exemplo.

Embora existam estudos apontando possíveis prejuízos do leite de soja para o bebê com menos de 6 meses, ainda são necessários mais estudos científicos para comprovar se o leite de soja provoca esses malefícios ou não.

Qual leite é indicado para o bebê

O leite materno é o leite mais indicado para o bebê até os 6 meses. A partir dessa idade e do primeiro ano, o bebê pode continuar com o leite materno ou consumir fórmulas infantil adaptadas para a sua idade. O leite de vaca só deve ser introduzido na alimentação a partir dos 12 meses.

No entanto, quando o bebê apresenta galactosemia, intolerância à lactose ou alergia, o pediatra pode recomendar fórmulas infantis específicas, como:

  • Fórmulas hipoalergênicas;
  • Fórmulas sem lactose;
  • Fórmulas de soja;
  • Fórmulas extensamente hidrolisadas.

É fundamental que o pediatra ou nutricionista pediátrico seja consultado para indicar a opção mais adequada às necessidades do bebê.

Para crianças maiores de 2 anos e com alergia ao leite de vaca, o pediatra pode recomendar o uso do leite de soja (em alguns casos) ou de outras bebidas vegetais desde que forneçam os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável. Saiba como escolher o melhor leite para recém-nascido .