O leite de vaca só deve ser dado para o bebê após ele completar 1 ano de vida, pois antes disso o seu intestino ainda é muito imaturo para digerir esse leite, que pode acabar causando problemas como diarreia, alergias e baixo peso.
Até o primeiro ano de vida a criança só deve tomar o leite materno ou consumir fórmulas lácteas especiais, adequadas para a idade, de acordo com a orientação do pediatra ou do nutricionista.
Problemas que o leite de vaca pode causar
O leite de vaca tem proteínas complexas e de difícil digestão, as quais acabam agredindo as células do intestino e causando problemas como:
- Má absorção de nutrientes;
- Sangramento intestinal, podendo haver sangue visível ou não nas fezes;
- Diarreia ou fezes bem moles, que não melhoram de textura;
- Anemia, especialmente por reduzir a absorção de ferro no intestino;
- Cólicas constantes;
- Alergia ao leite e seus derivados;
- Baixo peso, pois o bebê não consegue ter as calorias e os nutrientes necessários para o crescimento.
Além disso, o leite de vaca não tem uma boa composição de gorduras para essa fase da vida do bebê, e também é muito rico em sódio, que pode acabar sobrecarregando os rins da criança. Siaba como ter mais leite para dar de mamar ao bebê.
Diferença entre Fórmula Infantil e Leite de Vaca
Apesar de normalmente serem feitas a partir do leite de vaca, as fórmulas infantis são preparadas de forma a facilitar a digestão do bebê e suprir todas as suas necessidades nutricionais. Elas são feitas com o objetivo de ficarem parecidas com o leite materno, mas nenhuma fórmula infantil é tão boa e adequada para o recém-nascido quanto o leite materno.
Caso seja necessário, deve-se utilizar a fórmula infantil apenas de acordo com a orientação do pediatra, sendo importante estar atendo ao rótulo do produto, que deve ter a palavra fórmula ao invés de leite.
Leites vegetais também devem ser evitados
Além de evitar o leite de vaca, também é importante evitar dar leites vegetais como leite de soja, aveia ou amêndoas para o bebê, especialmente no primeiro ano de vida. Esses leite não contêm todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequado da criança, podendo prejudicar seu ganho de peso, seu crescimento em altura e sua capacidade intelectual.
No entanto, é importante lembrar que algumas fórmulas infantis são feitas à base de soja, tendo composição especial que se adéqua às necessidades do bebê. Elas devem ser prescritas pelo pediatra, e normalmente são necessárias em casos de alergia ao leite.