Durante a gravidez é normal que haja alterações nos valores de leucócitos e linfócitos no sangue, uma vez que o organismo da mulher está se adaptando ao desenvolvimento do bebê.
O leucograma é uma parte do exame de sangue que avalia a quantidade de células de defesa do organismo, que correspondem aos leucócitos e linfócitos. É importante que a gestante faça o leucograma para saber em que estado está seu sistema imunológico. Saiba mais sobre o que é o leucograma e os valores de referência.
Os valores do leucograma tendem a voltar ao normal alguns dias após o parto. No entanto, caso isso não aconteça é importante que o médico avalie essa alteração e a história clínica da mulher para verificar a existência de alguma doença.
Leucócitos altos na gravidez
Os leucócitos altos, ou leucocitose, acontecem normalmente durante a gravidez, podendo ser decorrente do estresse antes do parto ou como resposta do organismo ao feto, ou seja, o corpo passa a produzir mais células de defesa para evitar que haja rejeição.
Leia também: Leucócitos altos: o que pode ser (e o que fazer) tuasaude.com/leucocitos-altosOs leucócitos normalmente encontram-se muito elevados na gravidez, podendo atingir mais de 25000 leucócitos por mm³ de sangue, valores que vão normalizando gradativamente após o parto.
Embora a leucocitose seja comum durante a gravidez, o médico pode recomendar o exame de urina, mesmo que a mulher não apresente sintomas, para descartar a possibilidade de infecção urinária. Veja como identificar a infecção urinária na gravidez.
Valores de referência do leucograma na gravidez
Os valores de referência dos leucócitos totais em mulheres a partir dos 14 anos são entre 4500 e 11000/µL. No entanto, durante a gravidez esses valores são alterados da seguinte forma:
É importante lembrar que os valores de referência variam de acordo com a idade da mulher e com cada laboratório. Por isso, o resultado do leucograma deve ser sempre verificado com o médico.
Leucócitos na urina na gravidez
Quando os leucócitos estão mais aumentados na urina, pode ser sinal de infecção urinária, mesmo que a mulher não apresente sintomas, como dor e ardor ao urinar e aumento da frequência urinária, por exemplo. Conheça as principais causas de leucócitos na urina.
É comum que as mulheres grávidas apresentem infecção urinária com frequência, principalmente entre as semanas 6 e 24 da gestação, de forma que o médico pode indicar durante os exames pré-natais a realização de exame de urina para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado, caso seja necessário.