Leucopenia: o que é, sintomas, causas e o que fazer

A leucopenia é uma condição onde o número dos leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos, estão abaixo dos valores normais, que são entre 4.000 e 11.000 por mm³.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Como os leucócitos são responsáveis por ajudar na defesa do organismo, a leucopenia pode provocar infecções, causando o surgimento de sintomas como febre, aftas, dor de garganta, diarreia, manchas vermelhas ou brancas na boca, por exemplo.

Os leucócitos são células formadas na medula óssea, sendo responsáveis por manter as funções do sistema imunológico. A quantidade de leucócitos no sangue pode diminuir, devido a anemia ou condições que enfraquecem o sistema imunológico, como lúpus, artrite reumatoide e quimioterapia, por exemplo. Conheça melhor sobre os leucócitos.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de leucopenia são:

  • Febre;
  • Dor de garganta;
  • Aftas;
  • Cansaço excessivo;
  • Dor ao urinar;
  • Diarreia;
  • Manchas vermelhas ou brancas na boca.

Os sintomas surgem devido à diminuição da quantidade de leucócitos circulantes, o que aumenta o risco de doenças devido à diminuição da atividade do sistema imune. Por isso, na presença de sinais e sintomas de leucopenia, é importante que o médico seja consultado.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como confirmar

Para confirmar a leucopenia, o clínico geral ou hematologista geralmente solicita o leucograma, que vem incluído no hemograma. Os valores normais de leucócitos no sangue variam conforme a idade da pessoa.

Caso tenha feito um leucograma recentemente, coloque o resultado do seu exame na calculadora a seguir:

Erro
Erro
Erro
Mínimo admitido, pode alterar para o valor do seu laboratório
Erro
Máximo admitido, pode alterar para o valor do seu laboratório
Erro

Diferença entre leucopenia e leucocitose

A leucocitose é uma condição onde o número de leucócitos está acima do normal, que em adultos é de até 11.000 por mm³. A leucocitose pode ser causada por doenças autoimunes, infecções, leucemia, alergias e uso de alguns medicamentos. Entenda mais sobre como acontece a leucocitose.

Já a leucopenia é uma condição onde o número dos leucócitos estão abaixo dos valores normais, que no adulto é entre 4.000 e 11.000 por mm³. A leucopenia também pode ser causada por doenças autoimunes, infecções, uso de alguns medicamentos leucemia.

Possíveis causas

As possíveis causas da leucopenia são:

1. Leucemia

A leucemia é um câncer que afeta os glóbulos brancos, ou leucócitos, que são as células de defesa do organismo, causando a leucopenia e levando ao surgimento de sintomas como febre, suor noturno, perda de peso, manchas roxas na pele e cansaço.

O que fazer: o tratamento da leucemia depende do tipo dessa doença e o histórico de saúde da pessoa, podendo ser feito com quimioterapia, imunoterapia, radioterapia, e transplante de medula óssea, por exemplo. Entenda melhor como é o tratamento da leucemia.

2. Anemia aplásica

A anemia aplásica é uma doença hematológica onde a medula óssea para ou diminui a produção de novas células sanguíneas, como hemácias, leucócitos e plaquetas, resultando em sintomas como palidez, cansaço excessivo, infecções frequentes e surgimento de manchas roxas na pele. Entenda melhor sobre a anemia aplásica.

O que fazer: para o tratamento da anemia aplásica deve ser feito pelo hematologista e inclui a transfusão de hemácias e de plaquetas, e o uso de medicamentos antibióticos, antivirais e antifúngicos, para diminuir  o cansaço excessivo, prevenir hemorragias e tratar infecções.

3. Quimioterapia

A quimioterapia pode causar a leucopenia, porque esse tratamento danifica as células da medula óssea, diminuindo a quantidade de glóbulos brancos no corpo.

O que fazer: para tratar a leucopenia, o oncologista poderá adiar as doses de quimioterapia, até que a contagem de glóbulos brancos melhore, ou ainda prescrever o uso de remédios que estimulam o crescimento de glóbulos brancos, como filgrastim e pegfilgrastim.

4. Doenças autoimunes

Doenças autoimunes, como lúpus, artrite reumatoide e esclerose múltipla, podem causar a leucopenia, porque são condições onde o sistema imunológico ataca as células saudáveis do corpo, incluindo os leucócitos.

O que fazer: o tratamento das doenças autoimunes deve ser feito pelo reumatologista ou imunologista e varia conforme o tipo de doenças, podendo incluir o uso de medicamentos anti-inflamatórios, corticoides e imunossupressores, por exemplo. Conheça mais sobre o tratamento das doenças autoimunes.

5. Uso de medicamentos

Alguns medicamentos, como cimetidina, ranitidina, dipirona, anti-inflamatórios não esteroides, ácido valproico, digoxina e ticlopidina, podem afetar a formação dos glóbulos brancos, causando a leucopenia.

O que fazer: o médico poderá ajustar a dosagem do medicamento prescrito ou ainda mudar para outro tipo de remédio.

6. Deficiências nutricionais

As deficiências nutricionais, como de vitamina B12, cobre e ácido fólico pode afetar a produção, maturação e função dos leucócitos, causando a leucopenia.

O que fazer: o tratamento deve ser feito de acordo a causa da deficiência nutricional, podendo incluir injeções de vitamina B12; suplementação oral; e o aumento do consumo de alimentos fontes desses nutrientes, como espinafre, nozes, amendoim, peixes e queijos, por exemplo.

Leucopenia é câncer?

A leucopenia não é câncer, mas pode indicar a presença de leucemia, um tipo de câncer que causa a produção desequilibrada de leucócitos. No entanto, a leucopenia só pode ser considerada um sinal de câncer pelo médico, quando estiver acompanhada de sinais e sintomas como suor noturno, perda de peso sem motivo aparente, e ínguas no corpo, por exemplo.

Além disso, para confirmar uma possível leucemia, o médico também deve solicitar alguns exames como hemograma, para avaliar a contagem de glóbulos vermelhos e plaquetas, e testes de diagnóstico específicos para câncer, como mielograma e biópsia da medula óssea.

Leucopenia é anemia?

A leucopenia não é anemia, embora ambas estejam relacionadas com a contagem de células no sangue. A leucopenia é a diminuição no número de leucócitos, os glóbulos brancos, no sangue.

Já a anemia é uma condição em que há uma diminuição na quantidade de glóbulos vermelhos no sangue ou a diminuição na capacidade dessas células de transportar oxigênio. Entenda melhor sobre a anemia.

Vídeos relacionados

3 dicas simples para curar a ANEMIA rápido

05:57 | 961.578 visualizações